O Guia Michelin de 2024 foi celebrado ontem, dia 20 de maio, no hotel Belmond Copacabana Palace. A 7ª edição brasileira premiou 24 restaurantes localizados no Brasil com estrelas Michelin. Confira aqui quais foram os premiados no Rio de Janeiro e São Paulo.
O QUE É O GUIA MICHELIN?
O Guia Michelin surgiu em meados de 1900 elaborado pelos irmãos André Michelin e Edouard Michelin, sendo que a primeira edição do material tinha como objetivo ajudar motoristas em viagens, com dicas de onde comer.
Com o tempo, o guia foi crescendo e se tornou uma publicação que classificava os melhores restaurantes e hotéis do mundo. Inicialmente, os estabelecimentos recebiam apenas uma estrela, contudo, em 1936, foi instituído o ranking de zero a três. Até se tornar referência mundial como é atualmente, sendo considerado por muitos como a “Bíblia da Gastronomia Mundial”.
Sendo que a classificação é definida da seguinte forma:
⭐ uma estrela: significa que o restaurante tem uma excelente cozinha. Vale conhecer.;
⭐ ⭐duas estrelas: a cozinha do restaurante apresenta um nível elevado e as refeições são valorizadas pelo chef responsável. Vale o desvio.
⭐ ⭐⭐ três estrelas o restaurante oferece uma experiência gastronômica excepcional e diferenciada. Vale a viagem.
A classificação do Guia em relação aos restaurantes e chefs de cozinha, são realizada por inspetores que têm a expertise do assunto, selecionando e classificando-os de maneira criteriosa.
Critérios que são avaliados pelos inspetores:
- Qualidade dos produtos;
- Domínio do sabor e técnicas culinárias;
- Personalidade do chef na sua cozinha;
- Relação entre qualidade e preço; e
- Consistência entre as visitas.
No Brasil, a publicação do Guia Michelin começou a ser realizada em 2015, sendo a única na América do Sul. Aqui no Brasil, ela traz recomendações de estabelecimentos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro com uma ou duas estrelas, já que no Brasil não há estabelecimentos com três estrelas.
PREMIAÇÃO GUIA MICHELIN DE 2024
No dia 20 de maio de 2024 foi realizada no Hotel Belmond Copacapana Palace, no Rio de Janeiro, a 7ª edição do Guia Michelin de 2024. Após um hiato de 4 anos, sem a realização do evento, devido a pandemia do COVID-19, as entregas dos prêmios dos restaurantes e chefs de cozinha voltaram a acontecer.
O evento foi transmitido ao vivo e já está disponível no Youtube para quem quiser conferir na integralidade. Confira:
RESTAURANTES PREMIADOS NO RIO DE JANEIRO
Foram três restaurantes na Cidade Maravilhosa, contemplados com duas estrelas Michelin e três restaurantes receberam uma estrela Michelin. Vale destacar que os restaurantes Oro e Oteque mantiveram suas duas estrelas e que o restaurante Lasai é recém premiado. Esse último, ainda premiou Maíra Freire com o prêmio de sommelière Michelin.
⭐ ⭐ Oro – chef Felipe Bronze
⭐ ⭐ Oteque – chef Alberto Landgraf
⭐ ⭐ Lasai – chef Rafa Costa e Silva
⭐ Mee – chef Alberto Morisawa
⭐ Cipriani – chef Nello Cassasse
⭐ San Omakase – chef André Kawai
RESTAURANTES PREMIADOS EM SÃO PAULO
Em São Paulo, foram três restaurantes com duas estrelas Michelin e doze restaurantes com uma estrela Michelin. O restaurante D.O.M manteve suas duas estrelas e os restaurantes Tuju e Evvai são recém-premiados. Inclusive, o restaurante Tuju que foi instalado em novo local, além das duas estrelas, ganhou o prêmio de “Abertura do Ano” devido a reabertura de muito sucesso em 2023.
⭐ ⭐ D.O.M – chef Alex Atala
⭐ ⭐ Tuju – chef Ivan Ralston
⭐ ⭐ Evvai – chef Luiz Filipe Souza
⭐ Kinoshita – chef Tadashi Shiraishi
⭐ Maní – chef Helena Rizzo e Willem Vandeven
⭐ Jun Sakamoto – chef Jun Sakumoto
⭐ Huto – chef José Francisco de Araújo
⭐ Kan Suke – chef Keisuke Egashira
⭐ Picchi – chef Pier Paolo Picchi
⭐ Fama Osteria – chef Marco Renzetti
⭐ Kazuo – chef Kazuo Harada
⭐ Kuro – chef Henry Miyam
⭐ Murakami – chef Tsuyoshi Murakami
⭐ Oizumi Sushi – chef Danilo Maciel
⭐ Tangará – chef Jean-Georges Vongerichten
CATEGORIA BIB GOURMAND
Existe ainda uma categoria que seleciona os restaurantes com excelente custo-benefício, o Bib Gourmand. Segundo o próprio Guia Michelin:
” O Bib Gourmand – batizado em homenagem ao Bibendum, o carismático Boneco Michelin, mascote oficial da empresa – é uma classificação que reconhece estabelecimentos agradáveis que servem boa comida a preços moderados.
À medida que os inspetores do guia MICHELIN viajam e experimentam restaurantes sofisticados em todo o mundo, eles também estão atentos aos restaurantes que oferecem comida de alta qualidade a preços acessíveis. Essas observações acumuladas resultaram na criação de uma categoria de classificação para reconhecer esses restaurantes” .
Essa edição foram 37 restaurantes brasileiros selecionados nessa categoria, sendo 12 deles novidades. Entre os novos restaurantes premiados na categoria Bib Gourmand, dois estão no Rio de Janeiro e 10 em São Paulo. Confira quais são eles:
Rio de Janeiro:
- Brota
- Sult
São Paulo:
- A Baianeira – MASP;
- Capim Santo;
- Cora
- Cuia
- Feriae
- Kotori
- Mocotó Vila Laopoldina;
- Nomo
- Più Higienópolis;
- Shihoma Pasta Fresca.
CATEGORIA ESTRELA VERDE
Nessa edição de 2024, o Guia Michelin inovou trazendo restaurantes premiados com a estrela verde, que são restaurantes que ganharam prêmio por serem locais que prezam a sustentabilidade. Três restaurantes localizados em São Paulo foram premiados, são eles:
- TUJU (São Paulo)
- A Casa do Porco (São Paulo)
- Corrutela (São Paulo)