Lar para mais de dez milhões de pessoas, os caminhos da maior capital brasileira são infinitos, mas te damos um norte: através dessa lista dos pontos turísticos de São Paulo, com curadoria Travel e feita por uma paulistana, revelamos o que fez e faz essa cidade-mundo ser como é. Vale dizer que, em São Paulo, atrações turísticas podem ser desde um restaurante a um teatro, isto é, tudo aquilo que forma a identidade da cidade.

Casa Bradesco
PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO PAULO ALÉM DO ÓBVIO
Nessa matéria, compartilhamos uma lista dos pontos turísticos de São Paulo além do óbvio que valem a visita. Em outras palavras, uma seleção para quem busca viver uma experiência autêntica — desde centros culturais em casarões históricos e refúgios verdes até restaurantes nostálgicos.
1. CASA DE FRANCISCA – MÚSICA E NOSTALGIA NO CENTRO
Instalada em um casarão de 1910, no Palacete Tereza, a Casa de Francisca é um dos principais pontos turísticos de São Paulo fora do convencional. Considerado um dos espaços mais charmosos para ouvir música ao vivo na cidade, a programação passeia pelo samba, MPB, jazz e ritmos experimentais, sempre em clima intimista. O cardápio segue a mesma linha, com petiscos e drinques autorais.
No entanto, fique atento à programação! Há dias em que o espaço se fecha para eventos privados. Além disso, saiba que não é possível estacionar em frente à Casa por ser uma rua exclusiva para pedestres.
2. TEATRO VIRA LATA
3. SEBOS – ACHADOS LITERÁRIOS
Escondidos em um sobrado discreto, em um casarão históricos, no fundo de uma cafeteria, os sebos são verdadeiros baús de raridades. São, portanto, pontos turísticos obrigatórios de São Paulo para quem gosta de revisitar o passado.

Foto: The Spaces
Inclusive, se for o caso de algum, como o Desculpa a Poeira, tem livros esgotados, edições antigas de clássicos e até manuscritos de autores brasileiros. Às vezes o atendimento é feito pelo próprio dono, que conhece cada canto do acervo e indica títulos com precisão cirúrgica.
4. GALERIA VERMELHO – ARTE CONTEMPORÂNEA SEM FIRULAS
Longe do circuito de museus badalados, a Galeria Vermelho tem um espaço dinâmico para artistas contemporâneos que desafiam formatos e discursos.
As suas exposições mudam constantemente e o local também recebe performances, lançamentos de livros e debates. O público costuma ser uma mistura de estudantes de arte, curadores e curiosos em busca de novidade.
5. PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA – REFÚGIO NATURAL NO CORAÇÃO DE SÃO PAULO
Temos que concordar: às vezes, a melhor parte de São Paulo é encontrar um lugar que te faz esquecer que se está na capital. Enquanto todo mundo se concentra na trilha da Pedra Grande, o Núcleo Engordador é um refúgio bem mais tranquilo.

Foto: Projeto São Paulo City
Com cachoeiras escondidas e vegetação densa, tem uma atmosfera de mata fechada que faz esquecer completamente que a loucura da cidade grande está logo ali. Aliás, as trilhas são acessíveis e terminam em poços de água limpa — uma raridade em São Paulo.
6. SUJINHO
Uma esquina nostálgica e deliciosa! O Sujinho, um dos principais pontos turísticos gsatronômicos de São Paulo, é um local que mistura o clima de lanchonete clássica com um cardápio contemporâneo.
Hambúrgueres, milkshakes e pratos típicos paulistanos tornam o lugar perfeito para um almoço casual e delicioso, com um toque retrô e acolhedor. Vale lembrar que a principal unidade está localizada na avenida Consolação, um clássico da cidade.
7. VILA ITORORÓ – UM PEDAÇO DE HISTÓRIA À BEIRA DO COLAPSO
No meio do Bixiga, essa vila centenária está em processo de restauração há anos. Foi um palacete luxuoso, virou cortiço e hoje é um centro cultural que promove visitas guiadas e eventos abertos.
No entanto, o que chama atenção é o visual meio decadente, com escadas tortas e paredes descascadas, que contam muito da história de São Paulo sem precisar de palavras. Não á toa, é espaço para muitas produções culturais — então confirme a agenda antes de programas a sua visita.
8. BENEDITO CALIXTO – MERCADO DE PULGAS
Aos sábados, a Praça Benedito Calixto se transforma em um verdadeiro mercado de pulgas, onde é possível encontrar de tudo: antiguidades, móveis vintage, discos de vinil, roupas de brechó e peças de arte. Isto é, esse é o lugar ideal para quem gosta de garimpar e descobrir itens únicos.
Com um clima descontraído, com artistas de rua e opções de bares e restaurantes para relaxar após as compras, a praça se tornou uma das grandes atrações turísticas de São Paulo. Inclusive,
* Foto: Rubens Chaves
9. RUA AVANHANDAVA – UMA VIELA ITALIANA NO MEIO DA METRÓPOLE
Com cara de vilarejo europeu, essa rua curtinha no centro parece deslocada da São Paulo caótica. Iluminada por lampiões e com restaurantes de comida italiana espalhados pelo caminho, é um respiro no meio da cidade.

Foto: Vipzinho
Em outras palavras, é ideal para um jantar mais tranquilo, acompanhado de um bom vinho. Por ter um dos restaurantes mais icônicos da cidade, o Famiglia Mancini Trattoria, chego cedo se quiser aproveitar com mais tranquilidade o local.
10. BAR DO MUSEU DO FUTEBOL – DRINKS E VISTA PARA O PACAEMBU
Dentro do Museu do Futebol, o BUBU Restaurante passa despercebido por muita gente. Contudo, vale a visita, mesmo que você não esteja no mood de explorar o museu.
Esse bar tem mesas ao ar livre e um visual privilegiado do Estádio do Pacaembu, além de um cardápio com boas opções de petiscos e cervejas artesanais. Ideal para curtir o final de semana com vista para um dos pontos turísticos mais icônicos de São Paulo.
11. MUSEU DA ENERGIA – SÃO PAULO ANTES DA ELETRICIDADE
Instalado em um casarão do século XIX, o Museu da Energia é pouco conhecido, mas se trata de uma interessante para quem gosta de história e ciência.
O museu mostra como a cidade funcionava antes da eletrificação. Isto é, o acervo inclui máquinas antigas, documentos e curiosidades sobre o impacto da luz elétrica na vida dos paulistanos.
12. CASA DAS CALDEIRAS – INDÚSTRIA E CULTURA NO MESMO ESPAÇO
Construída no começo do século XX para abastecer a Companhia Antártica Paulista, essa antiga fábrica virou um centro cultural que recebe exposições, festas e eventos experimentais. Além disso, o visual industrial da Casa das Caldeiras, com tijolos aparentes e chaminés imensas, dá um clima único ao espaço.

Foto: SP Crianças
Por ser um espaço de eventos, recomendamos que sempre olhe a programação da casa. Vale dizer que, nos finais de semana, há quase sempre shows no período da tarde, o que é perfeito para quem pretende depois conhecer mais a noite paulista.
13. MINHOCÃO AOS DOMINGOS – O ASFALTO VIRA ESPAÇO DE LAZER
Durante a semana, o Elevado João Goulart (Minhocão) é um dos principais corredores de tráfego da cidade. Contudo, aos domingos e feriados, a via transforma-se em um espaço de lazer, onde ciclistas, skatistas, corredores e pedestres tomam conta do asfalto.
O clima é descontraído — com artistas de rua, piqueniques improvisados e um pôr do sol que transforma os prédios ao redor em cenário de cartão-postal. Inclusive, às vezes, rolam alguns eventos gastrônimos, o que dão um quê ainda mais interessante ao local.
14. CASA BRADESCO DA CRIATIVIDADE (CASA BRADESCO EXPERIENCE) – TECNOLOGIA E INOVAÇÃO INTERATIVA
Para fechar a nossa lista dos pontos turísticos de São Paulo além do óbvio, temos o espaço Casa Bradesco. Localizada na Avenida Faria Lima, essa casa de experiências imersivas mistura arte, tecnologia e inovação e recebe exposições interativas, palestras e eventos sobre temas como futuro do trabalho, inteligência artificial e sustentabilidade. Ideal para quem gosta de explorar novas tendências e ver a tecnologia aplicada de forma criativa.
Confesso que visitar um lugar especial assim dá até um gostinho bom de ter nascido e sido criada nessa selva de pedra meio retrô. Mas e vocês, paulistanos? Tem mais algum segredo para nos contar? Compartilhem seus pontos turísticos de São Paulo favoritos, do tipo que te faz até gostar de ter nascido aqui!
CONHEÇA A TRAVEL
Você sabia que agora o Passageiro de Primeira tem um site dedicado exclusivamente ao universo de viagens? A Travel é um site especializado em guias de destinos, além de notícias e promoções relacionadas a viagens.
A nossa missão é ser a sua nova fonte diária de inspiração para vivências únicas e imersivas ao redor do mundo. Com um olhar atento à autenticidade e à imersão cultural, a Travel vai além dos roteiros turísticos tradicionais, oferecendo aos viajantes uma experiência genuína, que valoriza a cultura local, a curiosidade e a sustentabilidade. Trazemos a expertise do Passageiro de Primeira em nosso sangue, o que garante excelência nas informações e serviços.
Venha ver o mundo com novos olhos! Conheça a Travel! ✨