Às expectativas eram altas, e a realidade não correspondeu. O que imaginavam muitos parisienses é que poderiam alugar seus apartamentos de luxo por um preço bem alto para quem viesse para às Olimpíadas de Paris em agosto. Contudo, a baixa procura por apartamentos está frustrando as expectativas, e a tendência é que os preços caiam ainda mais.

Até abril, praticamente dois terços dos apartamentos ainda estavam disponíveis, de acordo com a fornecedora de dados de aluguel de AirDNA; e os valores, que em teoria seriam de € 30 ou 20 mil euros a semana, estão por € 10 mil — e olhe lá. Isso significa uma média de 15% a mais do que o normal, quando não é época especial. E se os preços despencam assim, pessoas mudam de ideia: talvez pessoas ainda cancelem porque encontraram algo mais barato.

Dos proprietários até os corretores, estão todos decepcionados, e a oferta está ainda mais exigente “Estamos apenas aceitando apartamentos muito bonitos que estejam em perfeitas condições”, disse a co-presidente da empresa imobiliária Emile Garcin para o jornal Globo.

Aliás, tão alta eram as expectativas que com o objetivo de liberar os imóveis durante os jogos, a estratégia dos proprietários era de não renovar os contratos de aluguel com os inquilinos parisienses. E desde março, esse movimento foi bem intenso.

De qualquer maneira, cerca de 16 milhões de pessoas são aguardas em Paris para os Jogos Olímpicos que aconteceramde 26 de julho a 11 de agosto.