O ETIAS, novo visto europeu, pode ter seu início adiado novamente! Isso porque o EES (Sistema de Entrada e Saída, na sigla em inglês), sistema biométrico que permitirá a checagem eletrônica de visitantes nas fronteiras de nações europeias, não vai estar pronto até o dia 10 de novembro, conforme anunciado anteriormente. Saiba tudo na matéria!
A comissária de assuntos domésticos da União Europeia, Ylva Johansson, declarou:
“Está claro que não estaremos prontos para 10 de novembro. Faremos uma implementação gradual, passo a passo. Espero que possamos começar o mais rápido possível, mas não há uma nova programação até o momento. Isso também depende da avaliação legal que vamos fazer e estamos trabalhando nisso agora.”
EES ADIADO
Mais uma vez, o EES (Sistema de Entrada e Saída, na sigla em inglês), teve seu lançamento adiado. O sistema biométrico permite a checagem eletrônica de visitantes estrangeiros nas fronteiras de nações europeias, servindo como suporte para o ETIAS, o visto europeu.
O início das operações estava previsto para 10 de novembro, porém, as instalações não estavam completas em países importantes como Alemanha, França e Países Baixos, de acordo com o informado pela BBC na última semana. Os três países informaram que seus sistemas de computadores poderão não estar prontos a tempo para o início da operação.
De acordo com um porta-voz do Ministério do Interior alemão, contudo, os três países representam cerca de 40% do tráfego de passageiros, e que não estão prontos para implementar o novo sistema de controle de fronteiras porque o sistema necessário que deve ser fornecido pela própria União Europeia ainda não está em vigor.
A comissária de assuntos domésticos da União Europeia, Ylva Johansson, disse à emissora britânica que não há mais um novo prazo estabelecido, e que a implementação deve ser feita gradualmente, passo a passo. No entanto, foi enfatizado que, mesmo que a decisão de lançar o EES de forma gradual seja tomada, a introdução não começará em 10 de novembro de 2024.
PROBLEMAS TECNOLÓGICOS
A BBC ainda revelou que o software do EES ainda não começou a ser testado em nenhum dos postos de fronteira da Europa com o Reino Unido, porém, deve estar em fase final de implementação em estradas, aeroportos, portos e estações de trem, com os serviços do Eurostar incluídos.
O porta-voz do Ministro do Interior alemão disse também à Reuters que a França, a Alemanha e os Países Baixos não estão prontos para lançar o EES por conta da agência europeia responsável de seu desenvolvimento. De acordo com ele, a EU-Lisa, não tornou o sistema estável o suficiente até o momento.
Isso vai contra o que Johansson havia confirmado ao jornal britânico The Times no final de setembro, quando disse que o EES entraria em sistema no dia 10 de novembro, e que a primeira etapa de lançamento do ETIAS aconteceria seis meses depois.
Contudo, no começo de outubro, um porta-voz da Comissão Europeia disse à BBC que a implementação de um sistema como o EES é uma operação complexa, e que atrasos não estavam completamente excluídos.
O QUE ISSO IMPACTA NO ETIAS
O EES é um sistema que dá suporte ao ETIAS, chamado de novo visto eletrônico europeu. De forma prática, o EES vai coletar a biometria do visitante na chegada, enquanto o ETIAS – autorização de entrada na União Europeia – deverá ser apresentado para as autoridades de fronteiras, ficando atrelado ao passaporte do viajante.
Por conta do adiamento do EES, os veículos de mídia da Europa estão questionando se a agenda do ETIAS, marcada para início em maio de 2025, vai ser mantida. Por enquanto, nenhum novo anúncio foi feito.
Ainda que as duas iniciativas serem complementares, e tenham sido pensadas para funcionarem em conjunto, a declaração de Johanssou levantou a possibilidade de que os sistemas operem de maneira independente, em termos de programação. Isso porque o EES fará coleta e checagem de biometria facial e digital na fronteira, enquanto o ETIAS será emitido remotamente, antes do embarque, se baseando em dados pessoais e dos passaportes, além de antecedentes criminais.
OUTROS PROBLEMAS ANTERIORES
A princípio, o sistema de checagem estava programado para entrar em vigor em 2022, e mas foi postergado para maio de 2023. Depois disso, o prazo foi alterado para o final do mesmo ano, o que também não foi cumprido: outra modificação na programação previu seu início de operações para novembro de 2024, o que acaba de ser adiado.
No final de setembro, publicamos a notícia sobre o adiamento do lançamento do ETIAS para maio de 2025, o que agora não se sabe se será seguido.
COMENTÁRIO
Estamos acompanhando de perto todas as informações que vão sendo lançadas sobre o novo “visto” europeu e sobre o sistema de checagem biométrica. Fique ligado na Travel para acompanhar as novidades!
Enquanto isso, vale aproveitar que os sistemas ainda não estão em funcionamento, para viajar com menos dificuldade.
Para saber mais sobre o Espaço Schengen e visto eletrônico ETIAS, confira nossa matéria completa clicando aqui.
Fonte: SchengenVisaInfo.com