A inteligência artificial (IA) está deixando de ser uma inovação para se tornar uma necessidade básica na jornada de qualquer viajante. A tecnologia, que até pouco tempo era vista como uma vantagem competitiva, agora é esperada por consumidores em busca de personalização, agilidade e conveniência. “Não será um diferencial. Será algo esperado pelo viajante”, afirma Gary Wiseman, diretor de produtos e tecnologia da Sabre Travel Solutions, empresa global de tecnologia para o setor de viagens.

Carrie Tharp, vice-presidente de varejo do Google Cloud, reforça que a transformação será ainda mais visível nos próximos anos: “Os próximos 20 anos não serão nada parecidos com os 20 anos anteriores. Você verá a IA e a IA preditiva aplicadas a cada etapa da jornada da viagem.” Isso significa que, do momento em que uma pessoa começa a pensar em viajar até o retorno para casa, a IA estará presente — para antecipar desejos, sugerir opções, otimizar rotas e até ajustar a viagem em tempo real, conforme mudanças e imprevistos surgem.

Como exemplo, a integração da IA nas plataformas de busca e reservas já está alterando a maneira como as pessoas planejam suas viagens. O uso de algoritmos permite que os sistemas entendam as preferências; seja de destinos, interesses de atividades e até restrições financeiras a IA consegue oferecer opções cada vez mais personalizadas. A IA preditiva será essencial para criar uma experiência de viagem sob medida.

PERSONALIZAÇÃO NÃO É MAIS LUXO

Os viajantes de hoje estão cada vez mais acostumados a interações tecnológicas rápidas e personalizadas em vários setores, e o turismo não é exceção. Os consumidores querem sugestões que estejam de acordo com seus gostos, itinerários flexíveis, notificações em tempo real e até serviços automatizados que façam ajustes de última hora.

Plataformas como Google Travel já utilizam IA para sugerir roteiros, monitorar variações de preços etc. Esses recursos oferecem aos viajantes uma maior sensação de controle desde a decisão sobre o destino até a volta para casa.

Inclusive, com a chegada de novas tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT) e realidade aumentada, as viagens do futuro prometem ser ainda mais imersivas e conectadas, com a IA atuando nos bastidores para proporcionar um nível de personalização nunca antes visto.

Com isso, é inevitável: A personalização deixou de ser um luxo; agora, será o mínimo. Tão essencial quanto ter acesso à internet durante uma viagem.

DESAFIOS PARA O TURISMO

Para as empresas de turismo, a evolução tecnológica cria uma nova demanda: a incorporação da IA não é mais opcional, mas sim uma questão de sobrevivência no mercado. Aqueles que não acompanharem o ritmo da inovação correm o risco de perder clientes para concorrentes que oferecem experiências de viagem mais integradas e adaptadas às expectativas modernas.

Os principais desafios para empresas que estão no início dessa jornada tecnológica incluem o investimento em infraestrutura de dados e a implementação de IA preditiva de maneira eficaz. Em contrapartida, as oportunidades são vastas: maior eficiência operacional, redução de custos e a capacidade de oferecer um atendimento ao cliente diferenciado.

Para as empresas que ainda não adotaram essas tecnologias, o recado é claro: investir em IA não é mais uma questão de escolha, mas de acompanhar as expectativas de um novo perfil de viajante, que valoriza a tecnologia e a personalização em cada etapa da sua jornada.

Acompanhe a Travel para mais notícias sobre turismo.