Trens que atravessam prédios, praças nas alturas são alguma das novidades dessa cidade futurista da China, chamada de Chongqing . Tem que a chame ‘da cidade mais louca do mundo’. Mas aí, é um sonho ou pesadelo?
Em meio a esses contrastes, a cidade futurista da China também preserva o charme de bairros tradicionais, como a Hongya Cave, e surpreende com espaços públicos inesperados, como um zoológico com pandas entre os prédios.
A cidade tem sido associada a um ambiente cyberpunk, onde as inovações tecnológicas e a falta de regras claras de urbanismo criam uma estética única. Para muitas pessoas, Chongqing representa um exemplo de cidade distópica moderna, em que qualquer excentricidade urbana parece ser possível.
Um ponto importante: A cidade com 32 milhões de habitantes está entre a montanha e o rio, e a limitação leva a criatividade.
SEM LIMITES PARA A CRIATIVIDADE
Uma cidade construída com uma geografia desafiadora e em uma velocidade praticamente insustentável: há de ser criativo.
O transporte público, por exemplo, inclui um trem que atravessa um edifício de 19 andares, enquanto uma praça é construída no topo de um arranha-céu. O cenário urbano é marcado por pontes futuristas e um labirinto de escadas rolantes que levam a estações subterrâneas a mais de 100 metros de profundidade; além da construção de bairros que se expandem verticalmente.
NÃO PARA DE SE DESENVOLVER
Raffles City Chongqing revitaliza a histórica Praça Chaotianmen e se torna um ícone da cidade. O projeto promove a regeneração do centro da cidade, unindo áreas comerciais, residenciais, hoteleiras e recreativas, além de espaços públicos.
Localizado na confluência dos rios Yangtze e Jialing, o projeto faz referência ao papel histórico do local como porta imperial e posto comercial marítimo.
O desenvolvimento inclui mais de 30.000 m² de espaço público, como áreas externas e de convivência. Com 8 torres o Raffles City também é um centro de lazer, oferecendo jardins, restaurantes, espaços para eventos e um clube exclusivo. O “Crystal”, uma estrutura horizontal abriga mais de 10.000 m² de amenidades, incluindo uma piscina infinita.
A área pública, Gateway Park, conecta o centro à Praça Chaotianmen por meio de uma escada e caminhos verdes, com esculturas e fontes interativas, proporcionando uma integração entre a cidade alta e o centro histórico.
Para mais notícias como essa, acompanhe a Travel!