Quem venceu pela terceira vez consecutiva o Festival de Parintis foi o Boi Caprichoso!

Em 2024, na 57º edição do Festival Folclórico de Parintins, o Boi Caprichoso venceu com o tema “Cultura – O Triunfo do Povo”. A apuração ocorreu nesta segunda-feira (1º), no Bumbódromo, palco do embate entre os bumbás.

“Hoje é um dia de fazer história, um dia de ser feliz por ser Caprichoso. Só tenho agradecer a todos os nossos artistas, conselho de arte, colaboradores e, principalmente, ao torcedor Caprichoso que acreditou nesse sonho compartilhado de ser tricampeão”, disse Rossy Amoedo para o jornal Amazonas.

O FESTIVAL

Durante três noites, os bois Caprichoso (azul) e Garantido (vermelho) são os protagonistas, ao som das toadas, música típica da cultura bovina. O evento acontece todos os anos na cidade de Parintins, no estado do Amazonas, celebrando a cultura amazônica através de uma competição entre os dois bois (grupos) e a combinação de vários elementos importantes:

Elementos Culturais

  • Ritual Indígena: Retrata as tradições e rituais das comunidades indígenas da Amazônia.
  • Lenda Amazônica: Encena lendas e histórias folclóricas da região.
  • Figura Típica Regional: Apresenta personagens típicos da cultura local, como o caboclo amazônico.
  • Cunhã-Poranga: A mulher mais bela da tribo, representada por uma rainha indígena.
  • Pajé: O líder espiritual que realiza rituais e possui poderes sobrenaturais.
  • Rainha do Folclore: Figura que representa a riqueza e diversidade do folclore amazônico.

Essa história começou lá em 1965, inspirado na lenda do Boi-Bumbá, uma manifestação cultural típica da região Norte do Brasil. E até hoje tem uma força incrível, sendo considerado o maior festival a céu aberto não só do Brasil como do mundo! Costuma acontecer no final de junho, de sexta até domingo.

Os bois tem suas próprias características tradicionais. O Caprichoso é representado pela cor azul, tem como símbolo uma estrela. Já o Boi Garantido é representado pela cor vermelha e o símbolo de um coração.