O Brasil foi eleito o melhor destino para cruzeiros da América Latina durante o World Cruise Awards 2024, realizado no domingo, 24 de novembro. A premiação, considerada uma das mais prestigiadas do setor, é definida por votos do público e de profissionais da indústria de turismo.
Além de conquistar o título de melhor destino, o país também brilhou em outras categorias. O Pier Mauá, no Rio de Janeiro, foi eleito o Melhor Terminal de Cruzeiros, enquanto o Brasil se destacou como o Melhor Destino de Cruzeiro Fluvial. Já a agência brasileira R11 Travel levou o prêmio de Melhor Agência de Viagens de Cruzeiros.
No cenário global, o grande vencedor foi o Icon of the Seas, da Royal Caribbean, coroado o melhor cruzeiro do mundo. Lançado em 2024, o navio é o maior do planeta, contando com 7 piscinas, 9 hidromassagens e 20 deques. Com dimensões impressionantes — cinco vezes o peso do Titanic e quase 100 metros mais longo do que o lendário navio —, o Icon of the Seas também abriga o maior parque aquático em alto-mar.
TEMPORADA DE CRUZEIROS 2024/2025 NO BRASIL
A temporada de cruzeiros 2024/2025 no Brasil, que começou oficialmente em 9 de novembro, prometendo ser uma das mais movimentadas dos últimos anos. Grandes navios e diversas opções de roteiros estarão disponíveis para atender diferentes perfis de viajantes.
A expectativa é superar os números da última temporada, que injetou R$ 5,2 bilhões na economia nacional e gerou cerca de 80 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. Segundo uma pesquisa da CLIA Brasil, 92% dos viajantes pretendem realizar uma nova viagem, e 87% desejam retornar aos destinos visitados.
Além disso, 78% dos passageiros desembarcaram em pelo menos uma parada durante o roteiro, mostrando o impacto positivo do segmento nas economias locais.
O MSC Seaview foi o primeiro navio da temporada a atracar no país, chegando em Salvador (BA) em 4 de novembro após uma travessia pela Europa. A MSC Cruzeiros, maior operadora na costa brasileira, terá outros seis navios no Brasil, incluindo o MSC Grandiosa, MSC Splendida e MSC Orchestra. A temporada também contará com a presença de 30 navios de longo curso, que farão paradas em mais de 40 cidades brasileiras, passando por estados como Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul.
Em entrevista ao Catraca Livre, o presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz, comentou o crescimento da indústria de cruzeiros no país:
“A indústria de cruzeiros está trabalhando para manter sua curva de crescimento no Brasil e na América do Sul, impactando positivamente toda a cadeia do turismo, desde o comércio local até serviços de transporte, hotelaria e passeios turísticos.”
Com destinos diversificados e infraestrutura de alto padrão, o Brasil consolida sua posição como uma das principais rotas para cruzeiros, atraindo tanto turistas locais quanto internacionais.