O Aeroporto Costa dos Corais, em construção em Maragogi, Alagoas, promete ser um marco para o turismo no Nordeste. Com previsão de conclusão total em 2026, o projeto trará mais acessibilidade a um dos destinos mais cobiçados da região, famoso por suas praias paradisíacas e piscinas naturais. A infraestrutura planejada facilitará o acesso de turistas brasileiros e internacionais, transformando Maragogi em um importante polo turístico e econômico.
“Vamos entregar a primeira etapa agora no primeiro bimestre de 2025, o que representa a pista do aeroporto e toda essa terraplanagem. A segunda fase será o terminal de passageiros, com previsão de entrega até agosto de 2025 e, no início de 2026, entregaremos a terceira e última etapa com o aeroporto totalmente pronto para a população de Maragogi, do Litoral Norte e de toda Alagoas”, disse o governador.
O AEROPORTO DE MARAGOGI
Localizado a poucos quilômetros da sede do município, o aeroporto terá uma infraestrutura moderna e ampla, que inclui uma pista de 2.200 metros de extensão e 45 metros de largura. Essa configuração permite a operação de aeronaves de grande porte, como os modelos Airbus A320 e Boeing 737-800, tornando possível a realização de voos internacionais, além de tráfegos nacionais regulares.
O terminal de passageiros será uma das peças centrais da infraestrutura, com mais de 1.000 m² de área útil, dois portões de embarque e desembarque, quatro balcões de check-in e um aparelho de raio-X para inspeção de bagagens. Além disso, o aeroporto contará com estacionamento para carros e ônibus, heliponto, áreas administrativas e modernas instalações de suporte, incluindo sistemas de combate a incêndios, iluminação pública e ciclovias na via de acesso.
A construção do aeroporto está dividida em etapas. A primeira fase, com a conclusão da pista de pouso e decolagem, será entregue no início de 2025. O terminal de passageiros deve ficar pronto até agosto do mesmo ano, enquanto a conclusão total das obras está prevista para o início de 2026. Esses prazos foram confirmados pelo governador Paulo Dantas, que destacou a importância do aeroporto para o desenvolvimento econômico de Maragogi e do Norte de Alagoas.
Operado por uma concessão privada, o aeroporto deverá iniciar suas operações com cerca de 10 a 15 voos semanais, com capacidade de expansão conforme o aumento da demanda. Além do turismo, há planos para um terminal de cargas, que poderia atender o Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco, ampliando ainda mais sua relevância econômica.
Com um investimento de R$ 371 milhões, financiado por meio de operação de crédito junto ao Banco do Brasil, o Aeroporto Costa dos Corais promete ser um divisor de águas para a região.
MARAGOGI COMO PORTA DE ENTRADA PARA O TURISMO EM ALAGOAS
A construção do Aeroporto Costa dos Corais é um passo importante para o turismo em Alagoas. Atualmente, o acesso a Maragogi depende dos aeroportos de Maceió ou Recife, seguidos de mais de 130 km de deslocamento por rodovias. Essa limitação reduz a comodidade para os turistas que desejam explorar as belezas naturais da região.
Com o novo aeroporto, Maragogi se tornará mais acessível, conectando diretamente visitantes nacionais e internacionais. Além de aumentar o fluxo turístico, o empreendimento reforça a posição de Alagoas como um destino estratégico no Nordeste. Com a operação comercial deste que será o segundo aeroporto do estado, espera-se um fortalecimento significativo do turismo regional e novas oportunidades de desenvolvimento econômico.
SOBRE MARAGOGI
Maragogi, carinhosamente apelidada de “Caribe Brasileiro”, é aquele lugar onde a natureza caprichou tanto que parece ter usado um filtro de rede social ao vivo. Localizada no litoral norte de Alagoas, a cidade é famosa pelas piscinas naturais, também chamadas de “galés”, que deixam qualquer turista sem palavras — mas com muitas fotos para postar.
Com cerca de 30 mil habitantes, Maragogi consegue ser ao mesmo tempo tranquila e cheia de vida, oferecendo desde passeios de catamarã até experiências gastronômicas que farão você pensar duas vezes antes de ir embora.