Conhecida pelo seu céu nublado e pela falta de chuva, Lima é um lugar que recebe os seus turistas de braços abertos o ano todo. O clima é agradável quase sempre, visto que não há temperaturas extremas na capital peruana. No entanto, isso não significa que você pode esquecer seu casaquinho ao visitar a cidade.
Ao ir a Lima, saiba que uma coisa é certa: a não ser que conte com muita sorte, o tempo na cidade estará nublado. No entanto, ainda que o sol não apareça, a boa notícia fica com o fato de que quase não chove na capital peruana durante o ano inteiro. Ou seja, ainda que o céu esteja cinzento, isso não significa, necessariamente, um dia chuvoso, como seria aqui no Brasil.
☞ pular para…
QUANDO IR A LIMA
Lima é um lugar que recebe os seus turistas de braços abertos o ano todo; portanto, se a dúvida é sobre quando ir à capital peruana, a resposta será sempre! Ainda que o céu não seja, na maioria das vezes, ensolarado, Lima é bastante receptiva para aqueles que adoram explorar os cantos da cidade a pé. Isto porque, conforme já falamos, quase não chove por lá, o que é um deleite para os amantes da caminhada.
Ao definir quando ir a Lima, é importante estar atento às estações do ano, que são semelhantes às do Brasi; no entanto, diferente daqui, o clima limenho pode ser subdividido praticamente em dois: verão e inverno. E o que difere entre um e outro? A incidência do sol, que ocorre com maior frequência entre dezembro e março. No resto do ano, a cidade estará encoberta por um nevoeiro.
Por fim, outro ponto relevante: a capital do Peru tem clima agradável quase o ano inteiro porque dificilmente terá temperaturas extremas. Ou seja, o verão não é muito quente, assim como o inverno não é tão rigoroso – mas, independentemente da escolha de quando ir a Lima, leve sempre um casaquinho porque será necessário. Além disso, umidade do ar que está sempre alta em Lima, mesmo sem chuva.
VERÃO EM LIMA
Diferente da maioria das cidades brasileiras, o verão em Lima, mesmo estando próxima da linha do Equador, não é tão quente como aqui: raramente ultrapassa os 30º, sendo que a média máxima é de 27°. Ainda que não faça calor excessivo, este é o período mais ensolarado da cidade – e úmido, diga-se de passagem. Todavia, mesmo com a umidade em alta, não chove na capital peruana e isso se deve à corrente marítima Humboldt, que, juntamente com a Cordilheira dos Andes, contribui para prevenir a formação de nuvens de precipitação.
No entanto, um lembrete! Muitas das pessoas que visitam Lima buscam por conhecer outras regiões do Peru, como Machu Picchu ou Laguna 69, por exemplo. Aqui, é importante estar atento que, embora o tempo seja seco na capital peruana, há muita chuva neste período em outras partes do país, o que é desaconselhável para os turistas que pretendem conhecê-las.
- Ideal para: caminhar pela orla, praticar esportes na praia, apreciar o entardecer descoberto de névoa e dar um mergulho no Oceano Pacífico, que costuma ser bem gelado a maior parte do ano.
- Contras: demais pontos turísticos do país, como Cusco, Machu Picchu e Laguna 69, encontram-se debaixo de chuva, portanto não é o período ideal para conhecer outras regiões.
INVERNO EM LIMA
Não vá para Lima no inverno com a expectativa de um tempo gelado, pois dificilmente o encontrará. Inclusive, o clima por lá pode ser até mais ameno em relação a algumas cidades brasileiras, como Curitiba e São Paulo, já que dificilmente a capital se encontrará abaixo de 14 °C. Todavia, é importante estar protegido contra os os ventos que vêm do mar, pois são eles que causam maior sensação térmica de frio.
Em relação ao verão, o inverno limenho tem a vantagem de ser mais seco; em contrapartida, é quase certo que não verá sol na sua visita à cidade. Outro ponto positivo desta época do ano é a possibilidade de combinar Lima com Cusco e Machu Picchu, por exemplo. Aqui, a situação climática é bem diferente da capital, já que a chuva é constante, exceto na época da seca, que ocorre nos meses de maio a meados de outubro.
- Ideal para: combinar viagem com outros lugares do Peru, como Cusco, Machu Picchu e Laguna 69, visto que é época de seca nestas regiões.
- Contras: não faz sol em Lima, os ventos podem ser gelados e, por isso, não é a melhor época para desbravar a cidade a pé. Para quem vai em outros cantos do país, é época de alta temporada, o que pode tornar a viagem mais cara,
MELHOR ÉPOCA PARA IR A LIMA
Embora não exista necessariamente uma época proibitiva na hora de definir quando ir a Lima, o melhor período para conhecer a cidade é o verão, isto é, entre dezembro e março. A principal diferença é que a capital peruana estará mais bonita e alegre devido ao tempo geralmente aberto e sem nuvens. No entanto, vale a ressalva: Lima pode ser visitada o ano todo; sendo assim, se tiver somente outro momento para ir, não hesite e vá.
No entanto, a melhor época para ir a Lima pode mudar se a ideia é visitar outros lugares do Peru. Isto porque a condição climática da cidade é bem característica dela devido à corrente marítima Humboldt e a Cordilheira dos Andes – ou seja, o tempo seco durante boa parte do ano não ocorre no restante do país. Dito isso, opte por viajar no inverno, entre maio e outubro, pois assim evitará as chuvas em regiões como Cusco.
Portanto, ao definir quando ir a Lima, tenha em mente o seu objetivo principal. É somente vivenciar a cidade? Então opte pelo verão, já que encontrará uma capital mais vibrante e alegre com o sol. É combinar com outros lugares do país? Se sim, então o inverno é a melhor pedida. Se quiser fugir da alta temporada que há nestes outros lugares, vá ainda na estação seca, mas opte por setembro e, principalmente, outubro.
FERIADOS EM LIMA
Durante todo o ano, há várias festas religiosas no Peru e, com grande frequência, os turistas podem assistir a desfiles e cortejos que percorrem as ruas de Lima. Para se programar melhor, é importante se informar sobre os seus principais feriados, já que normalmente as atrações podem estar fechadas nestas datas. Segue abaixo a lista dos principais:
- Ano Novo: 1º de janeiro;
- Aniversário da cidade: 18 de janeiro;
- Carnaval e Páscoa: similar ao calendário do Brasil;
- Dia do Trabalhador: 1 de maio
- Dia da Bandeira: 7 de junho
- Dia de São Pedro e São Paulo: 29 de junho
- Dia da Força Aérea Peruana: 23 de julho
- Dia da Independência (Festas Pátrias): 28 e 29 de julho
- Dia da Batalha de Junín: 6 de agosto
- Dia de Santa Rosa de Lima: 30 de agosto
- Batalha de Angamos: 8 de outubro
- Dia de todos os Santos: 1º de novembro
- Dia da Imaculada Conceição: 8 de dezembro
- Batalha de Ayacucho: 9 de dezembro
- Natal: 25 de dezembro
Ainda, na segunda quinzena de outubro, acontecem as celebrações do Señor de los Milagros. Esta procissão reúne o maior número de católicos da América do Sul e acontece desde os tempos coloniais.
DÚVIDAS SOBRE QUANDO IR A LIMA
Algumas dúvidas sobre quando ir a Lima podem surgir. Pensando nisso, elaboramos as 5 principais perguntas a respeito do assunto:
1. Qual a época mais barata para ir a Lima?
Como não há alta temporada em Lima, visto que a cidade pode ser visitada o ano tanto, a época mais barata para conhecê-la é qualquer uma, exceto quando há datas festivas.
2. Quando chove em Lima?
Em Lima, não chove ao longo do ano inteiro. Ainda que o verão seja úmido na capital, a chuva não se faz presente, o que torna a capital uma das cidades mais secas do mundo.
3. Faz muito frio no inverno em Lima?
Lima não possui muitas variações climáticas, o que faz com que o seu inverno seja inclusive mais ameno em relação a várias cidades do Brasil. Isto, todavia, não significa que não faça frio e, portanto, levar um casaquinho é sempre necessário – mesmo no verão. Ainda que a temperatura não ultrapasse os 14ºC, os ventos provenientes do mar causam uma menor sensação términa.
4. Quais são os meses com mais tempo de claridade em Lima?
Como Lima costuma ser uma cidade cinzenta, isto é, encoberta por nevoeiro boa parte do tempo, os meses com mais tempo de claridade e, por isso, com maior incidência solar são de dezembro a março.
5. Quais são os meses mais quentes em Lima?
Os meses mais quentes em Lima costumam ser entre dezembro e março, principalmente pelo fato de haver sol – e não a costumeira neblina – na cidade. Todavia, vale lembrar que raramente são vários dias de calor, portanto não é incomum haver dias mais frescos durante uma viagem no verão por lá.