Acessada pela trilha Pontinha-Caieira, a praia de Caieira é um passeio a ser feito na maré baixa, pois é nesse momento que se podem aproveitar as lindas piscinas naturais de Pontinhas e da Caieira.
A trilha começa na Vila do Trinta e tem percurso em área de transição de vegetação entre mata fechada e agreste, com final no Porto. Planeje seu meio de transporte para que não precise retornar à Vila do Trinta após terminar a trilha. Há parada no Mirante da Pedra Alta, de onde é possível avistar tubarões e mergulhões (aves pescadoras).
Esse passeio só pode ser feito com o acompanhamento de um monitor do PARNAMAR, e há regras de conduta rígidas. São proibidos o uso de protetor solar e outros cosméticos para a pele, o uso de nadadeiras ou sapatilhas, e ainda o porte de pau de selfie e hastes para câmeras. Para entrar nas piscinas, é obrigatório o uso de coletes flutuadores (é proibido encostar no fundo) e de snorkel.
A trilha Pontinha-Caieira deve ser agendado antecipadamente, tem apenas 40 vagas. A trilha é considerada de dificuldade alta, por ter vários trechos sobre rochas vulcânicas e pedras escorregadias, e tem um tempo médio de caminhada de 3 horas + 2 horas para mergulho nas piscinas naturais. Recomenda-se tênis antiderrapante para andar sobre as pedras vulcânicas.
O passeio pode ser combinado com a Praia de Atalaia em um percurso mais comprido, mas que inclui as disputadas piscinas naturais de Atalaia. A trilha é chamada então de Atalaia longa, e você pode ler mais em nossa seção sobre a Praia de Atalaia.