Um bar e um marco histórico da cidade de Nova York: O Stonewall Inn é um símbolo da resistência LGBTQIA+.
Localizado no coração de Greenwich Village, em Nova York, é mais do que apenas um bar. Ele representa um marco na luta pelos direitos LGBTQIA+ nos Estados Unidos e no mundo.
Em 1969, o local foi palco de uma revolta que mudou o curso da história da comunidade LGBTQIA+. Na madrugada de 28 de junho daquele ano, uma batida policial, que inicialmente parecia ser mais uma ação rotineira em um bar gay, foi o estopim para cinco dias de protestos e confrontos com a polícia. Os frequentadores do Stonewall decidiram resistir à opressão, e esse movimento deu origem à luta moderna pelos direitos da comunidade queer.
O impacto do levante de Stonewall foi tão significativo que, 50 anos depois, o bar não só permanece em atividade, como se tornou um símbolo global da resistência LGBTQIA+. Em 2016, o local foi declarado Monumento Nacional dos EUA, e até hoje, serve como um ponto de encontro para a celebração do orgulho, eventos culturais e como uma lembrança viva da necessidade contínua de luta por igualdade.
Além do aspecto histórico, o Stonewall Inn também tem se reinventado. Em parceria com a Brooklyn Brewery, foi lançada a Stonewall Inn IPA, uma cerveja especial cujo objetivo é apoiar a organização Stonewall Inn Gives Back Initiative. Parte dos lucros dessa cerveja é destinada a apoiar comunidades LGBTQIA+ em áreas rurais e desfavorecidas, nos Estados Unidos e ao redor do mundo.
O Stonewall Inn continua a ser mais do que um bar. Ele é um local de celebração, resistência e uma lembrança constante de que, apesar das conquistas ao longo das últimas décadas, a luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+ ainda não terminou.
Mas, no meio tempo, tem Happy Hour de segunda a sexta: Cerveja por R$ 30, drinks e vinhos por R$ 35.
Horário: Todos os dias das 14h às 4h; Aos sábados e domingos a partir das 13h.