Na hora de criar o seu roteiro para a Madri, você precisa ter em mente que essa cidade oferece várias oportunidades para você se sentir parte dela. Há muitas atrações turísticas importantes, com certeza, porém, mais do que ir e visitar, a ideia é fazer parte – vulgo, mergulhar fundo na sua cultura e permitir se surpreender. Por isso, recomendamos, no mínimo, 3 dias inteiros na cidade, mas, se possível, reserve de 5 a 7 dias por lá.
☞ pular para…
- Roteiro de 3 dias em Madri
- Roteiro de 5 dias em Madri
- Roteiro de 7 dias em Madri
- Dicas sobre montar um roteiro para Madri
- Dúvidas como montar um roteiro para Madri
ROTEIRO DE 3 DIAS EM MADRI
Antes de tudo, é essencial considerar que o roteiro pode ser adaptado conforme o número de dias disponíveis, as estações do ano e o seu estilo de viagem. Uma dica valiosa é organizar o itinerário por zonas, otimizando o tempo de deslocamento e permitindo uma compreensão mais aprofundada das peculiaridades históricas de cada região.
Para um roteiro de três dias, sugerimos priorizar os principais pontos turísticos da cidade. Por exemplo, no primeiro dia, é interessante explorar o centro da cidade e bairros mais turísticos, esse é um dia ideal para se familiarizar com a atmosfera da cidade e começar a absorver sua riqueza cultural.
1º DIA: OS CLÁSSICOS
Este é o seu primeiro dia oficial em Madri, então aproveite ao máximo as próximas horas para explorar alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Comece o dia explorando o centro histórico da cidade pela Puerta del Sol, onde você vai se deparar com o marco do quilômetro zero, um dos símbolos mais conhecidos de Madri.
Aproveite para caminhar até a Plaza Mayor, uma praça monumental cercada por cafés e restaurantes, ideal para um desayuno tranquilo enquanto absorve a energia elétrica da cidade. Aliás, se você for um apreciador de souvenirs, por lá você encontrará várias lojinhas dedicadas a isso.
A partir dali, siga para o imponente Palácio Real, a maior residência real da Europa Ocidental, cuja visita aos salões luxuosos e jardins de Sabatini é imperdível! Vale muito a pena dedicar algumas horas do seu dia para esse passeio, não recomendamos fazer a visita se estiver com pressa. Depois, siga para a Catedral de la Almudena, logo ao lado, para conhecer mais sobre a história religiosa da cidade.
Depois de tanta exploração, que tal uma pausa merecida? Seguindo essa ideia, dirija-se ao Mercado de San Miguel, outro ponto turístico super interessante. Lá, você encontrará uma variedade de bares e restaurantes que servem pratos típicos espanhóis, como a famosa paella, além das deliciosas tapas – pequenas porções de petiscos perfeitas para compartilhar. E, claro, não deixe de pedir uma cerveja, ou una caña, como dizem os espanhóis, para relaxar e aproveitar a atmosfera descontraída do lugar.
Para encerrar o primeiro dia com chave de ouro, dê uma volta ou aprecie o pôr do sol no Parque El Retiro, o pulmão verde de Madri. É o lugar ideal para relaxar à beira do lago ou explorar o belo Palácio de Cristal.
2º DIA: SÃO MUITOS CLÁSSICOS…
Sendo uma cidade grande e eclética, o número de pontos turísticos em Madri é proporcional à sua diversidade. No segundo dia da sua viagem, continuaremos explorando atrações famosas entre os viajantes, além do rico cenário artístico da cidade.
Comece pelo mundialmente famoso Museu do Prado, que abriga obras de mestres como Velázquez, Goya e Rubens. Para os apreciadores de arte, essa parada é essencial no roteiro. Vale lembrar que, de segunda a sábado, das 18h às 20h, a entrada é gratuita. Ou se preferir, visite o Museu Reina Sofía, onde está “Guernica”, de Picasso, uma das obras mais icônicas do século XX.
Depois, siga para os bairros boêmios de La Latina e Malasaña, ótimos para aproveitar a vibrante cena gastronômica da cidade. De restaurantes que servem pratos típicos espanhóis a opções focadas na culinária africana, a variedade é grande. Se você é um viajante que adora compras, não deixe de explorar as lojas-conceito, laboratórios de fotografia, galerias de arte e lojas de discos espalhadas pelas charmosas e estreitas ruas desses bairros.
Falando em compras, visite a famosa Gran Vía, um dos cartões-postais de Madri, que oferece uma série de lojas de departamento internacionais, como Zara, Pull & Bear e H&M.
Já que está em um dos pontos mais centrais da cidade, aproveite para subir ao rooftop do Hotel Riu, que oferece uma vista panorâmica de 360 graus em um ambiente totalmente envidraçado, dando a sensação de estar caminhando nas nuvens. Sem dúvida, é um dos spots mais badalados da cidade – e com razão.
Se o dia já estiver terminando, relaxe com um drink no terraço do hotel ou explore outros bares secretos espalhados pela cidade.
3º DIA: UM POUCO DE TUDO
No terceiro dia, faça um passeio mais leve, começando pelo elegante bairro de Salamanca, conhecido por suas boutiques de luxo e pelo Museu Arqueológico Nacional, que guarda tesouros da história espanhola. Caminhe sem pressa, explore as ruelas e faça uma pausa para provar os famosos churros acompanhados de um café.
À tarde, aproveite para visitar o Matadero, um antigo matadouro que se transformou em um dos centros culturais mais dinâmicos de Madri. Lá, você encontrará exposições de arte, teatro, cinema e eventos de design, com atividades pensadas para entreter tanto crianças quanto adultos.
Vale a pena conferir a programação atualizada no site do Matadero para não perder a oportunidade de participar de atividades gratuitas e muito interessantes!
Para encerrar o dia, siga até o Templo de Debod, um antigo templo egípcio que oferece uma vista panorâmica deslumbrante ao pôr do sol, proporcionando o final perfeito para os seus três dias na cidade. Se preferir, passe em um dos mercadinhos pelo caminho, compre alguns petiscos e um vinho, e faça um piquenique ao ar livre.
Se sua viagem ainda não acabou, aproveite para conhecer a animada vida noturna de Madri. No subsolo do Teatro Nuevo Apolo, por exemplo, uma loja de armarinhos chamada esconde uma das festas mais vibrantes e singulares da cidade. Com capacidade para até 1.000 pessoas, o Medias Puri tornou-se um ponto de referência na noite madrilena, surpreendendo tanto viajantes quanto moradores locais.
ROTEIRO DE 5 DIAS EM MADRI
Com um número maior de dias disponíveis para explorar Madri, sugerimos investir em atrações menos óbvias e sair um pouco da rota turística. Em outras palavras, essa é a oportunidade perfeita para se arriscar e desbravar outros cantos da cidade frequentados majoritariamente pelos locais.
4º DIA: ATRAÇÕES FORA DO RADAR
Optar por um roteiro de quatro dias em Madri te dá mais liberdade para explorar locais “fora do radar” da maioria dos turistas. Em outras palavras, oferece oportunidades para mergulhar no cotidiano madrileno, entrar em contato com os locais e, quem sabe, até desenvolver um novo hobby enquanto viaja.
Se o seu quarto dia de viagem cair em um domingo, você precisa começar a manhã percorrendo as inúmeras barraquinhas do mercado de pulgas mais icônico da cidade, o El Rastro. Mesmo que você não seja fã de peças de segunda mão ou artesanato, a visita vale muito a pena para se conectar mais com os madrilenos, conhecer a faceta cool de Madri e tomar um café da manhã observando a vida local. Além disso, com um pouco de paciência você pode encontrar peças autênticas e únicas para levar para casa!
Se essa não for sua vibe, explorar o bairro de Chueca ou até fazer um tour de bicicleta pela cidade pode ser uma ótima alternativa para a manhã, parando em lugares que chamarem sua atenção pelo caminho.
Durante a tarde, recomendamos dedicar seu tempo ao Nomad Museo Imersivo. Como o próprio nome sugere, ele apresenta exposições imersivas construídas através de projeções e um sistema de som que adiciona um toque especial à apreciação das obras. Se estiver viajando em família, essa é uma atração altamente recomendada por nós.
Caso já esteja cansado de visitar museus, considere fazer um tour pelo Estádio Santiago Bernabéu, palco de momentos icônicos dentro do universo do futebol.
Falando em experiências imersivas e autênticas, acreditamos que comer em mercados locais pode ser bem mais interessante do que em um restaurantes em alguma zona turística. Isto porque Madri tem vários mercados, então por que não incluir mais um no seu roteiro? O Mercado de San Antón, por exemplo, é uma ótima opção, com uma variedade de comidas internacionais, caso já esteja cansado de tapas.
No entanto, não se engane, há muitos restaurantes excelentes e renomados em Madri que valem a visita. Um dos nossos favoritos em “Comer e Beber em Madri” é o O Invernadero, que conta com uma Estrela Verde Michelin por suas práticas sustentáveis e uma Estrela Michelin pela excelência culinária.
Os clientes podem optar por dois tipos de experiências:
- Mesa do Chef: Um showcooking ao vivo, onde o chef prepara os pratos na frente dos comensais. A mesa é compartilhada e acomoda até 10 pessoas. Pontualidade é recompensada com surpresas extras no menu.
- Mesa de Sala: Um ambiente mais íntimo e privado, com atendimento personalizado e uma experiência gastronômica exclusiva.
Se estiver buscando um jantar especial durante a viagem, considere fazer uma reserva com antecedência.
5º DIA: SAINDO DA CIDADE
No quinto dia, faça um bate-volta para Toledo, uma cidade medieval encantadora a apenas 30 minutos de trem de Madri. Conhecida por sua rica mistura cultural de cristãos, muçulmanos e judeus, Toledo oferece uma verdadeira viagem no tempo com suas ruas de pedra, igrejas e sinagogas. Vale a pena destacar que, a cidade foi listada como Património da Humanidade UNESCO em 1986.
Não deixe de visitar a magnífica Catedral de Toledo e explorar o labirinto de ruas que revelam a história da convivência entre diferentes culturas. Outro ponto imperdível é o Alcázar, uma fortaleza medieval que oferece uma vista panorâmica deslumbrante da cidade.
Além dos monumentos históricos, Toledo é famosa pela sua arte e cultura. Visite o Museu El Greco para apreciar obras de um dos mais renomados artistas da era renascentista, e não deixe de conhecer a Ponte de Alcántara e a Sinagoga de Santa María la Blanca, um exemplo raro de arquitetura mudéjar.
Se você quiser uma experiência mais imersiva, aproveite para experimentar a famosa gastronomia local, que inclui pratos como o cordeiro assado e os tradicionais doces de mazapán.
ROTEIRO DE 7 DIAS EM MADRI
Para os dias finais da viagem, a dica é desacelerar e aproveitar la buena vida . Após uma semana inteira explorando e dando “checks” das atrações do seu roteiro, essa é a hora de desfrutar de atrações para descontrair e fechar com chave de ouro a sua experiência internacional.
6º DIA: HORA DE DESACELERAR
Para o penúltimo dia da viagem, sugerimos que você diminua o ritmo e verifique se ainda há algum passeio que gostaria muito de fazer, mas não teve tempo. Caso tenha, este é o momento ideal para visitá-lo!
Se você já conseguiu riscar as principais atrações da lista, sugerimos duas opções de passeios. A primeira delas é uma visita ao multicultural bairro de Lavapiés, onde você pode explorar mercados étnicos, saborear uma gastronomia diversa e admirar as vibrantes obras de arte de rua que decoram as paredes da área.
Aliás, se sua viagem estiver planejada para outubro, não deixe de participar do Tapapiés, um festival gastronômico que toma conta das ruas do bairro, celebrando a culinária, boa música e o clima de confraternização entre amigos e família.
Outra opção igualmente encantadora é visitar as vinícolas nos arredores de Madri. Participe de tours, degustações ou até mesmo de jantares especiais. A apenas 30 minutos da capital, está a Bodegas Andrés Díaz, em Colmenar de Oreja.
Renomada por suas vinhas centenárias, a vinícola oferece tours guiados e degustações de seus melhores vinhos, como o premiado Tempranillo. O passeio também inclui uma visita à adega subterrânea, preservando a tradição vinícola da região desde o século XIX.
Outra parada imperdível é a Bodega Real Cortijo de Carlos III, em Aranjuez. Fundada em 1782, essa vinícola histórica combina elegância e tradição, sendo uma das mais antigas da Espanha.
7º DIA: HASTA LUEGO MADRI!
No último dia da viagem, escolha começar com calma. Aproveite para arrumar as malas sem pressa e desfrutar de um café da manhã relaxado, talvez em uma das muitas cafeterias charmosas da cidade. A sugestão da Travel é o HanSo Café, que conta com bebidas quentes e frias deliciosas e pratos clássicos de brunch.
Se ainda tiver tempo, faça uma última caminhada pelos belos jardins de Madri, como o La Rosaleda, dentro do Parque El Retiro ou os Jardins de Sabatini, aproveitando a atmosfera tranquila.
Essa também é a chance perfeita para comprar aquele souvenir especial que você ainda não encontrou ou tirar uma última foto em um dos seus pontos turísticos favoritos. Para encerrar com chave de ouro, por que não se deliciar com um almoço especial em um restaurante que você ainda não visitou? Assim, você se despede da cidade com sabor e memórias inesquecíveis, antes de embarcar para o seu próximo destino.
DICAS SOBRE MONTAR UM ROTEIRO PARA MADRI
Nada melhor do que uma série de dicas para evitar perrengues em um novo destino. Dentre elas, procure viver experiências em Madri ao invés de apenas dar check em pontos turísticos. Pois é através de tours gastronômicos, festivais de música e festas populares que você entra em contato com o cotidiano da cidade e conhece novas pessoas.
Em seguida, leve a sério quando falamos para organizar o seu roteiro para Madri por bairros e regiões. Dessa forma, você poupa não só tempo mas também dinheiro. Além, de salvar os seus pezinhos de longas caminhadas e subidas íngremes. A mesma coisa se aplica as reservas de hospedagens e atrações em altas temporadas. Afinal, ninguém quer perder a chance de visitar aquele lugar tão especial, não é?
Para os passeios fora da cidade, faça um estudo prévio sobre qual é a melhor maneira de chegar. Alugar um carro, contratar um transfer ou ônibus? Já em relação as compras, opte por lojas de produtores e artistas locais. Isto é, produtos, objetos e lembrancinhas que você não encontrará em outra parte do mundo.
Por fim, para aqueles viajantes com orçamento apertado, invista nos pontos turísticos gratuitos. A boa notícia é que muitos deles são gratuitos!
DÚVIDAS SOBRE COMO MONTAR UM ROTEIRO PARA MADRI
Algumas dúvidas sobre montar um roteiro para Madri podem pairar na cabeça dos viajantes. Pensando nisso, elaboramos as 5 principais perguntas a respeito do assunto:
1. Quantos dias são suficientes para visitar Madri?
Para conhecer a versatilidade de Madri planeje pelo menos 3 dias. Isto é, essa quantidade permite que você explore pontos turísticos, atrações menos óbvias e mergulhe nos bairros autênticos da cidade sem se sentir apressado. Entre 5 e 7 dias, você terá mais oportunidade de desbravar mais bairros, cidades próximas e ter mais contato com a cultura local.
2. Qual é a melhor maneira de se locomover por Madri?
A melhor opção são os transportes públicos, pois são práticos e mais econômicos. Utilizar o metrô e ônibus na cidade é uma escolha inteligente. Por fim, caminhar também é uma opção que deve ser levada em consideração, já que muitos pontos turísticos estão localizados na mesma região.
3. Preciso comprar os ingressos para as atrações com antecedência em Madri?
Recomendamos! Em Madri, muitas atrações são gratuitas, mas algumas que são imperdíveis exigem a compra de ingressos. Especialmente em períodos de alta temporada, é muito recomendável comprar com pelo menos algumas semanas de antecedência para garantir o acesso aos locais desejados.
4. Vou gastar muito dinheiro em Madri?
Depende, os preços em Madri tendem a ser um pouco mais elevados do que capitais brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto, a cidade oferece muitas alternativas econômicas para comer e se entreter, fatores que ocupam uma parte razoável do orçamento do viajante.
Isto é, há feiras de rua e restaurantes familiares com preços acessíveis espalhados por toda cidade. No entanto, há opções mais caras também. Por fim, em relação ao entretenimento, há galerias de arte, parques, museus e rooftops, que são excelentes opções de entretenimento com entradas gratuitas.
5. Onde devo me hospedar em Madri?
No Centro (Puerta del Sol/Gran Vía), você estará no coração da cidade, perto das principais atrações, lojas e vida noturna. Se preferir um ambiente mais tranquilo, El Retiro é ideal, com fácil acesso ao Parque El Retiro e museus. Para uma experiência mais boêmia e descolada, Malasaña é a escolha certa, oferecendo uma atmosfera jovem e vibrante.