Auto-proclamada como ecopousada, a Pousada Teju-Açu tem como pilares de igual prioridade a integração e existência sustentável em meio à natureza de Fernando de Noronha e o bem-estar e contentamento de todos que passam a noite aqui. Com diárias ainda mais altas que o padrão da ilha, a Teju precisa proporcionar a melhor experiência possível para seus hóspedes, que saem satisfeitos com o atendimento e conforto vivenciados aqui.
Todo o planejamento da pousada foi pensado para minimizar qualquer impacto ambiental da construção. As acomodações foram erguidas no estilo de palafitas, com interferência quase nula no solo, e a mobília foi feita com madeira de reflorestamento. O deque da piscina é de PVC, evitando o uso de árvores como matéria-prima, e até abajures usam casca de cebola como material. A decoração é toda focada na natureza, utilizando cores claras e madeira para contrastar e destacar o verde da vegetação, presente em toda a área da Teju-Açu.
A piscina mencionada, aliás, é pequena mas muito bonita, em forma de triângulo e com vista clara para o Morro do Pico. Os hóspedes podem desfrutar de um drinque enquanto relaxam nos estofados do deque, ou podem preferir algum dos serviços de relaxamento como aulas de yoga, aromaterapia, massagem ou ayurveda.
As acomodações — seis no total — são distribuídas em três bangalôs duplos, com um apartamento térreo e um superior cada e suspensos sobre palafitas, tudo para reduzir impactos ambientais. Todos são equipados com varandas, mini bar, camas confortáveis guarnecidas de enxovais trousseau e uma área total de 42 m².
A diferença dos bangalôs térreos (nomeados Teju) e os superiores (chamados Teju-Açu), é a vista: enquanto nos bangalôs Teju, a varanda coloca o hóspede em contato direto com a vegetação tropical da ilha, os Teju-Açu descortinam para a área da piscina e, sobre ela, o impressionante Morro do Pico.
A pousada fica a apenas um quilômetro da Praia da Conceição (em estrada de terra), porém acaba sendo um pouco distante de restaurantes — cerca de 1,5 quilômetro — para quem não gosta de caminhar após um jantar farto.
O ponto positivo é que o restaurante Teju-Açu serve alguns dos melhores pratos da ilha, com sua gastronomia contemporânea focada em trazer ingredientes frescos diretamente da horta ou do mar para as mãos da chef Crislane Silva.
O restaurante faz releituras de pratos regionais clássicos: aqui, o tradicional romeu e julieta aparece como um petit gâteau, mesclando goiabada com requeijão quente, e o purê de macaxeira acompanha camembert. O camarão selvagem, servido com abacaxi grelhado, é um dos favoritos.
Localização:
Bairro: Boldró
Café da manhã: Incluído
Transfer: Não
Diárias: A partir de R$ 2.400
Check-in: 14h.
Check-out: 12h.
Reservas: neste link.