O Porto de Santo Antônio é a área mais movimentada de Fernando de Noronha, e por consequência, a Praia do Porto também tem as areias mais agitadas da ilha. O píer está sempre povoado pelas embarcações que estão de partida ou chegada ao arquipélago, e daqui também saem diversos passeios voltados aos turistas, como mergulho de cilindro, voltas de barco e canoa havaiana. Barcos maiores devem ser atracados a 500 metros do píer, devido ao naufrágio do navio grego Eleaní Stathatos tão próximo à ilha. 

Porto de Santo Antônio em Noronha

Nos arredores, ficam ainda as ruínas do Forte de Santo Antônio, a primeira das fortificações da ilha principal e também o responsável pelo nome de toda a região. Esta área não faz parte do Parque Marinho, portanto o ingresso não é necessário aqui.

A praia e o píer se localizam em uma baía natural que, apesar da movimentação, tem águas límpidas e cheias de vida. Os barcos, sempre presente, completam a cena ao trazer suas cores vivas e claras para harmonizar com o azul-turquesa do mar. A vista fica ainda mais pitoresca a partir das portas da Capela de São Pedro dos Pescadores, uma pequenina igreja localizada no alto, próximo ao mirante da Air France. A capela é um popular point de casamentos em Noronha, apesar de passar a maior parte do tempo fechada. O Porto de Santo Antônio tem um pôr do sol encantador no fim da tarde e, em noites de lua cheia, também cativa quem fica para vê-la nascer.