Ir a Fernando de Noronha é se aproveitar de todas as oportunidades para admirar sua beleza de novas formas e novos ângulos. A vista do mar para a ilha é imperdível, e só é possível tê-la do convés de um barco. Felizmente, o passeio de barco é um dos programas mais vendidos da ilha. Figurando no topo das recomendações e avaliações dos passeios turísticos de Noronha, o Trovão dos Mares é um catamarã de dois andares famoso pelo atendimento impecável, a rota bem planejada e, diferencial entre os serviços similares, um almoço em buffet muito bem servido.
O roteiro do Trovão dos Mares é clássico e certeiro: a embarcação parte do Porto Santo Antônio em direção às ilhas secundárias, no noroeste do arquipélago, e então faz uma rápida volta para rumar em direção à Ponta da Sapata, no extremo oposto da ilha principal.
No caminho, o barco contorna a costa do Mar de Dentro, com paradas estratégicas para fotos e para mostrar alguns pontos curiosos da ilha, como o Rugido do Leão, uma rocha onde o barulho do movimento da água se assemelha ao rugido de um leão, e o “portão” da Sapata, uma fenda que lembra o mapa do Brasil e só pode ser vista do mar. Há grandes chances de observação dos golfinhos-rotadores durante o percurso, que aparecem para rodopiar e brincar ao lado do barco.
No retorno para o norte, o Trovão faz uma parada de uma hora na Praia do Sancho para mergulho livre, fornecendo o equipamento para flutuação e observação da vida marinha. É nesse momento também que se dá o almoço a bordo do barco, com o já prestigiado sashimi de atum fresco, peixe assado e frutas para a sobremesa. Atenção, vegetarianos: o cardápio no site da operadora menciona arroz, legumes assados, purê de batata e creme de abóbora, e há uma nota para que pessoas com restrições alimentares entrem em contato com a equipe antes do passeio.
Após a refeição, o barco retoma seu curso de volta ao Porto, e aqui é oferecida a opção de praticar o planasub, um esporte aquático inventado na própria Fernando de Noronha, em que os participantes são rebocados pelo barco em pranchas enquanto utilizam o snorkel para observar o fundo do mar. Há quem goste e quem não goste do esporte, porém o do Trovão do Mar é interessante devido ao barco passar sobre uma área de corais e naufrágios no caminho. O planasub costuma durar 20 minutos, e custa um adicional de R$ 150.
O passeio de barco inteiro dura por volta de cinco horas, com saída às 9h, e custa R$ 350. O preço é mais salgado que o de outras operadoras, e é justificado pelo maior tempo de permanência no Sancho e pelo almoço incluso. No entanto, evite fazer o passeio em épocas de swell; o mar fica muito mexido, prejudicando a visibilidade do mergulho e balançando o barco o bastante para causar mal estar nos passageiros.