A Ópera de Arame é um dos lugares mais emblemáticos visualmente de Curitiba, embora sua estrutura metálica leve pareça flutuar sobre um lago rodeado por vegetação. Localizada no bairro Abranches, na região norte da cidade, a construção foi inaugurada em 1992 e integra o complexo cultural do Parque das Pedreiras. Portanto, ela não apenas chama atenção pela arquitetura, mas também pela integração com a natureza ao redor.

Ópera de Arame em Curitiba
DOS CLÁSSICOS DE CURITIBA: ÓPERA DE ARAME
Com capacidade para cerca de 1.500 pessoas, a Ópera de Arame foi projetada para abrigar apresentações musicais e teatrais. Contudo, mesmo sem programação, o espaço merece a visita. A estrutura circular com paredes de vidro permite que os visitantes apreciem a paisagem de todos os ângulos — e sim, é difícil resistir a tirar pelo menos uma foto por lá.

Ópera de Arame
ACESSO DA ÓPERA DE ARAME
Além disso, o acesso ao local se tornou ainda mais atrativo nos últimos anos. Um caminho suspenso, rodeado por árvores e água, conduz até a entrada principal. No meio do trajeto, um pequeno café convida para uma pausa, seja para um café ou apenas para sentar e observar o movimento.

Opera de Arame – Imagem Crônicas Macaenses
Os visitantes costumam combinar a visita à Ópera de Arame com a Pedreira Paulo Leminski, que fica logo ao lado. Como os dois espaços ficam próximos, muitas pessoas aproveitam para conhecê-los no mesmo passeio. Além disso, a entrada gratuita e o funcionamento diário facilitam o planejamento do roteiro — especialmente pela manhã ou no fim da tarde, quando a luz valoriza ainda mais o cenário.
Embora o local seja seguro, ele está em uma área com relevo irregular. Por isso, quem tem mobilidade reduzida deve redobrar a atenção durante o trajeto, que, apesar de acessível, pode exigir mais esforço dependendo do ritmo da caminhada.
Quer saber mais sobre o que fazer em Curitiba? Acesse nossa página completa e confira todas as dicas.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Localização:
Horário de funcionamento: terça a domingo das 10h às 17h50.
Preço: R$ 15
Tipo: Centro cultural