Das mais charmosas tradições alemãs, as feiras de Natal iluminam a cidade de Berlim do final de Novembro até final de Dezembro.

Quando o frio já chegou, às vezes até combinado com neve — que normalmente aparece no começo e no fim da estação, Berlim está aconchegante, e as feirinhas de Natal tornam tudo mais especial.

Nas feirinhas, você encontra artesanatos, fogueira comidas feitas na hora — como crepes, pizzas, currywurst –. Além de muita cerveja, claro, mas o destaque vai para o tradicionalíssimo glühwein, ou vinho quente.

Existem várias espalhadas pela cidade, mas, se você estiver por aqui na época, vale conhecer algumas em especial, situadas, respectivamente, no bairro de Friedrischain, Prenzaleur Berg.

 

 

RAW-Weihnachtsmarkt 

Em Friedrischain, no centro cultural RAW-Gelände, está uma das feirinhas mais icônicas da cidade. A pegada é mais alternativa, com peças vintage, barquinhas estilizadas e algumas fogueiras espalhadas.

A localização próxima a Waschaeur Strasse, a torna muito acessível, entao muita gente aparece por aqui  — capaz até de você  se deparar com uma filinha na entrada. Contudo, a feira não costuma ficar tão lotada a ponto de incomodar, mesmo aos finais de semana.

Entrada: 5
Horário: Todos os dias, das 12 às 22h — ou mais tarde nos finais de semana.
Endereço: Revaler Str. 99, 10245 Berlin

 

 

KULTURBRAUEREI

Em Prenzaleur Berg, na Kultur. A localização também é em um centro cultural, mas a feirinha aqui é um pouco mais intimista. Entre os tijolos da antiga fábrica de cerveja, atualmente chamada Kulturbrauerei, e barraquinhas de comidas e bebidas, os visitantes desfrutam de um ambiente acolhedor. Aliás, o foco aqui é a gastronomia escandinava.

Entrada gratuita

Horário: Todos os dias, das 12 às 22h — ou mais tarde nos finais de semana.
Endereço: Schönhauser Allee 36, 10435 Berlin

 

 

PALÁCIO DE CHARLOTTEMBURG

Mais afastado do centro, está o Mercadinho de Natal do Castelo de Charlottenburg. O plano de fundo é o castelo de mais de 300 anos, o clima é romântico e mais de cem artistas expõem suas obras.

Horário: Todos os dias, das 12 às 22h — ou mais tarde nos finais de semana.
Endereço: Spandauer Damm 10-22, 14059 Berlin