A cidade de Istambul tem várias nuances, considerando, especialmente, que a cidade tem diversas versões —  no sentido de hospedagem,  maneiras de se locomover, coisas a se fazer, o dia e a noite etc. Nessa matéria, compilamos dicas especiais sobre esses tópicos para deixar a viagem mais simples, guardando espaço para aquilo que importa. Se hospedar no lado asiático ou europeu? Como curtir um evento local? Rola pechinchar? Essas e outras questões são respondidas.

Dicas de Istambul

☞ pular para…

DICAS SOBRE QUANTOS DIAS FICAR EM ISTAMBUL

Consideramos a melhor época para visitar Istambul, os meses menos cheios na cidade e com clima mais intermediário, ou seja, na primavera e no outono. Portanto os meses de março, abril, maio, outubro e novembro, costumam ser uma época boa para viajar para a cidade, já que o clima é mais estável, os preços estão melhores e não costuma ter tantos visitantes.

Considere que independentemente da época que você escolher, Istambul é uma cidade linda e rica em cultura que certamente te encantará.

DICAS SOBRE ONDE SE HOSPEDAR EM ISTAMBUL

Se você busca uma experiência autêntica e imersiva em Istambul, considere se hospedar no lado asiático da cidade, em Kadiköy. Essa charmosa região oferece uma vibe mais local, distante do agito turístico do lado europeu. Além disso, o bairro geralmente é menos movimentado que o lado europeu, especialmente durante a alta temporada. Isso significa que você poderá desfrutar de uma experiência mais tranquila e relaxante, sem as multidões de turistas.

Os preços de hotéis, restaurantes e transporte público geralmente são mais acessíveis no lado asiático. O que quer dizer que você pode economizar dinheiro durante sua viagem e ainda aproveitar ao máximo o que Istambul tem a oferecer.

Mas antes de se aventurar pelas ruas vibrantes e paisagens deslumbrantes de Istambul, temos uma dica esperta para você: reserve sua acomodação com antecedência e, se possível, evite a alta temporada. Essa são as melhores formas de se economizar com hospedagem por lá.

Dicas de Istambul

DICAS SOBRE EVENTOS EM ISTAMBUL

Ao programar a viagem para Istambul, se você deseja curtir algum festival ou evento na cidade, lembre-se de antes de viajar, tomar as seguintes atitudes:

  • Verificar as datas e horários dos eventos: alguns eventos podem ter sido cancelados ou adiados.
  • Comprar ingressos com antecedência: para eventos populares, é recomendável comprar ingressos com antecedência para garantir o seu lugar.
  • Planejar sua rota: verifique como chegar ao local do evento e reserve tempo suficiente para o deslocamento.
  • Levar em consideração o seu orçamento: alguns eventos podem ter custos de entrada ou outros custos associados, além dos gastos lá dentro com bebida e comida.
Dicas de Istambul

DICAS SOBRE TRANSPORTE EM ISTAMBUL

Separamos outras dicas para você utilizar o transporte em Istambul sem cometer erros ou passar perrengues:

1. Carregamento de crédito do Istanbulkart

Não remover seu Istanbulkart da máquina até que o seu saldo seja atualizado na tela: caso contrário, você pode perder o dinheiro que acabou de depositar.

2. Baixe o aplicativo Metro Istanbul, Moovit e Utilize o Google Maps

O Metro Istambul é um aplicativo que oferece mapa interativo, tempo de espera em tempo real e informações sobre as linhas. Outros aplicativos bastante utilizados são o Moovit e Google Maps.

3. Tenha dinheiro turco em espécie

Alguns tipos de transporte públicos só aceitam dinheiro físico, inclusive para comprar o jetons que só aceita moedas é bastante útil. Além disso, ter um pouco de dinheiro físico é bom para algum imprevisto.

DICAS SOBRE COMO IR DO AEROPORTO PARA O CENTRO DE ISTAMBUL

O trajeto do principal Aeroporto de Istambul (IST) até o centro da cidade, tem um percurso de 40 Km, embora não seja muito perto, existem diversas maneiras de ir do Aeroporto de Istambul para o centro da cidade: transporte público, shuttle, táxis ou transporte por aplicativo e por fim o ônibus da empresa Havaist. Essa última é a forma que mais recomendamos pois une praticidade, segurança e custo benefício.

Ônibus Executivo Havaist: a empresa Havaist oferece ônibus executivos que conectam o Aeroporto de Istambul às principais regiões hoteleiras da cidade, como Taksim e Beşiktaş. Os ônibus operam com frequência de 20 minutos a 1 hora e 30 minutos, dependendo do destino. A viagem para o centro dura a partir de 75 minutos e custa cerca de R$ 25 por pessoa. Você pode comprar o bilhete com o próprio motorista ou online no site da Havaist.

DICAS SOBRE FAZER COMPRAS EM ISTAMBUL

Para começar, nem pense em não pechinchar com os vendedores. Essa é uma prática necessária na Turquia, especialmente nos bazares e comércios de rua. Você raramente pagará o preço inicial do produto se souber negociar com cordialidade e senso de humor. Apesar da simpatia e amizade dos vendedores, é crucial fazer uma pesquisa de preços em diferentes lojas nos arredores antes de realizar qualquer compra, seja pagando em liras turcas ou com cartão.

Fique atento também à qualidade dos produtos. Por exemplo, o Lokum, um dos doces mais típicos de Istambul, é encontrado em grande quantidade por toda parte. No entanto, muitas lojas expõem os produtos feitos de açúcar do lado de fora, enquanto os “originais”, feitos de mel e pistaches selecionados, geralmente estão em seções separadas. O mesmo cuidado se aplica a tapetes, tecidos e especiarias. Portanto, é importante estar atento!

Em seguida, aquela velha e clássica dica: cuidado com os pertences de valor em lugares movimentados e turísticos. Afinal, qual é um alvo melhor para pequenos furtos do que viajantes distraídos com as mercadorias autênticas da Turquia?

Por fim, a dica mais importante de todas: Istambul possui o sistema Tax Free da Global Refund, que permite restituir o valor do imposto IVA de 19% sobre o valor do produto. Para ter direito, é preciso que a loja esteja cadastrada no programa. Geralmente, elas estampam um grande adesivo azul e branco na vitrine indicando que ali há tax free. Ao fazer compras em Istambul numa loja que participe do programa, não esqueça de solicitar o recibo especial de tax free para conseguir pegar o dinheiro de volta no aeroporto, antes de deixar a Turquia.

DICAS SOBRE O QUE FAZER COM CRIANÇAS EM ISTAMBUL

Como mencionamos, Istambul não é uma cidade repleta de atrações dedicadas especificamente às crianças, diferentemente de algumas cidades europeias, como Berlim ou Lisboa. No entanto, uma boa estratégia é buscar passeios interativos e educativos que não exijam grandes deslocamentos e seja cansativo para os pequenos. O Aquário de Istambul, a Legoland o parque temático Isfanbul são ótimas opções para as crianças.

Além disso, sempre verifique os sites oficiais de todas as atrações que planeja visitar para checar se há promoções de ingressos para crianças e famílias. Embora os preços geralmente não sejam altos, um desconto é sempre bem-vindo.

Por fim, aproveite o cenário de Istambul para mostrar às crianças a importância e as maravilhas de conhecer novas culturas. Experimentando novos sabores no Grand Bazaar ou no Bazar das Especiarias e aprendendo mais sobre a história desta região visitando o Palácio Topkapi ou fazendo um passeio de barco pelo estreito de Bósforo.

DICAS SOBRE COMO MONTAR SEU ROTEIRO PARA ISTAMBUL

Dentre as maiores dicas para montar seu roteiro, a primeira é escolher bem sua localização. Com a localização certa, você vai decidir se o que vale mais a pena é estar na autenticidade do bairro asiático, perto da grande parte das atrações ou em frente ao estreito, por exemplo. A base vai criar um sentido para a sua viagem.

A outra dica especial está relacionada a necessidade, ou não de guia. A história dessa cidade, seus elementos e seus caminhos, são de uma grandiosidade tamanha, que um guia pode deixar tudo ainda mais interessante e fácil de ser compreendido. E por fim, não se esqueça que Istambul é dona de muitas perspectivas diferentes, de dia e de noite.