A Cacimba do Padre é uma daquelas praias de Noronha que entra no seu roteiro sem nenhum momento de dúvidas. Ela é extensa, tem um mar azul-turquesa tão intenso que parece uma foto editada, é cercada por um cenário de paredões de rocha escura e recortada e ainda é o lar das rochas gêmeas mais famosas da ilha, o Morro Dois Irmãos.
Ela é a última praia em direção ao sudoeste que fica antes da área protegida pelo PARNAMAR, ou seja, a última do Mar de Dentro que não necessita de ingresso para o Parque Marinho. O acesso a ela é um pouco difícil, já que fica a mais de um quilômetro do ponto de ônibus mais próximo, a uma meia hora de caminhada em estrada de terra; prefira vir de táxi ou de buggy alugado. Ela também pode ser acessada a partir das praias vizinhas, a Praia do Bode e a da Quixabinha.
Não espere grande coisa da estrutura na areia; a praia é afastada de comércios e áreas urbanas, portanto os turistas ficam limitados às barracas que vendem petiscos e drinques. Há aluguel de guarda-sóis e espreguiçadeiras por cerca de R$ 60, mas não tem banheiro por aqui.
SURF
A Cacimba do Padre faz muito sucesso com surfistas do mundo inteiro, e é considerado um dos melhores pontos de surfe na América do Sul. Figuras como Gabriel Medina costumam pegar onda nesta praia atrás do tubo perfeito de águas cristalinas, e ela costuma ser local de competições e campeonatos, como o Circuito Mundial do Surfe.
As condições de surf são ideais para praticantes experientes, especialmente durante a temporada de ondas maiores, que vai de novembro a março.
LOCALIZAÇÃO:
PREÇO: gratuito (não faz parte do PARNAMAR)
FUNCIONAMENTO: não possui um horário de funcionamento, livre.
ESTRUTURA: pouca