Como chegar

    int(7048)

Descubra como chegar em Bariloche saindo do Brasil, conheça as companhias aéreas que fazem as rotas diretas e descubra a melhor forma de se deslocar do aeroporto ao centro, além de dicas práticas para te ajudar economizar.

Por: Camila Reis, Atualizado em 05/02/2025

Bariloche é o destino preferido dos brasileiros para conhecer a neve e aproveitar as muitas atividades que existem por lá. Um dos maiores motivos para ser um destino tão popular entre nós brasileiros é a facilidade de chegar na cidade, já que a Argentina é um país vizinho e com muitos voos saindo do Brasil. Inclusive, durante a temporada de inverno na América do Sul o destino ganha voos diretos de algumas companhias aéreas. Confira abaixo!

Como chegar em Bariloche

☞ pular para…

COMO CHEGAR EM BARILOCHE SAINDO DO BRASIL

A forma mais conveniente de se chegar em Bariloche é através de voos para a cidade. O aeroporto mais próximo de Bariloche é o Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria (BRC). A outra alternativa ao voo é ir de ônibus, contudo não recomendamos por ser bastante demorado e cansativo, cerca de 21h a partir de Buenos Aires.

Para chegar em Bariloche você pode optar pelos voos diretos, com duração de 3h30, que são realizados pela Azul e Aerolíneas Argentinas de forma sazonal. Outra opção é através de voos com uma conexão em Buenos Aires ou Santiago. Vale lembrar que é possível realizar conexão em outras cidades mas essas são melhores opções dado a quantidade de voos saindo do Brasil e companhias aéreas que operam as rotas.

ATUALIZAÇÃO 20/01/25: em janeiro de 2025 foi anunciado que a LATAM Airlines terá voos diretos para Bariloche de forma sazonal, ou seja, apenas na alta temporada. Para conferir a notícia assim como a programação, clique aqui.

ATUALIZAÇÃO 05/02/25: entre os dias 2 de julho e 29 de agosto, San Carlos de Bariloche, cidade da Patagônia argentina cujo turismo de inverno atrai brasileiros de todas as idades, será atendida com voos diretos e exclusivos da GOL para São Paulo/Guarulhos, em 3 frequências semanais de ida e volta, às segundas, quartas e sextas.

Confira a programação de voos para Bariloche já existente:

Azul

Viracopos (VCP) x Bariloche (BRC)
Voo 8768
Dias de operação: exceto segunda-feira
Horário de saída: 10h ( domingo, terça-feira, quinta-feira e sábado) e 10h50
Horário de chegada: 14h30 (domingo, terça-feira, quinta-feira e sábado) e 15h20

Bariloche (BRC) x Viracopos (VCP)
Voo 8769
Dias de operação: exceto segunda-feira 
Horário de saída: 15h50 (domingo, terça-feira, quinta-feira e sábado) e 16h20
Horário de chegada: 20h15 (domingo, terça-feira, quinta-feira e sábado) e 20h45

A rota será operada pelo Airbus A320 da Azul, com capacidade para transportar 174 passageiros, em configuração única.

Aerolíneas Argentinas 

Já a  Aerolíneas Argentinas que também conecta o Brasil com Bariloche de forma direta, tem previsão para iniciar a rota a partir de 1 de julho. Os voos operados pela companhia serão diários, saindo do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo e se estendem até 1 de setembro.

Confira abaixo o cronograma de operações entre São Paulo e Bariloche pela Aerolíneas Argeninas:

São Paulo (GRU) x Bariloche (BRC)
Voo: AR 1259
Dias de operação: Diário
Partida: 09h55
Chegada: 14h40

Bariloche (BRC) x São Paulo (GRU)
Voo: AR 1258
Dias de operação: Diário
Partida: 14h30
Chegada: 18h40

Como comentamos anteriormente, para conhecer todas as rotas, recomendamos acessar a ferramenta FlightConnections. Confira as rotas possíveis segundo o site:

Para mais informações sobre como usar essa ferramenta, consulte o guia publicado no Passageiro de Primeira. 

DISTÂNCIA DE ALGUMAS CIDADES ARGENTINAS ATÉ BARILOCHE

Bariloche está situada às margens do Lago Nahuel Huapi e próxima a cidades ricas em cultura, tradições, boa comida e paisagens de tirar o fôlego. Portanto, pode ser uma boa pedida adicionar novas paradas até o seu destino final. Dito isso, confira as principais distâncias entre as cidades viajando de carro ou ônibus:

  • San Martín de los Andes a Bariloche: 190 Km – Cerca de 3h.
  • Villa La Angostura a Bariloche: 80 Km – Cerca de 1h.
  • La Plata a Bariloche: 1300 Km – Cerca de 18h.
  • Rosário a Bariloche: 900 Km – Cerca de 12h.
  • Mar del Plata a Bariloche: 1300 Km – Cerca de 17h.
  • Santa Fé a Bariloche: 1000 Km – Cerca de 14h.
  • Córdoba a Bariloche: 700 Km – Cerca de 10h.
  • Mendoza a Bariloche: 1200 Km – Cerca de 16h.
  • San Juan a Bariloche: 1300 Km – Cerca de 17h.
  • San Miguel de Tucumán a Bariloche: 1450 Km – Cerca de 20h.
  • Salta a Bariloche: 1900 Km – Cerca de 24h.
  • Bariloche a Buenos Aires: 1620 Km – Cerca de 22h.

As principais empresas de ônibus da Argentina são a AndesmarChevallierEl Rápido InternationalVia Bariloche e a Crucero Del Norte, embora muitas outras menores também estejam disponíveis. Em geral, os veículos são bastante confortáveis. Você pode escolher entre as modalidades de assento Suíte, Coche Cama (seria o nosso leito), Semicama e Comum.

COMO IR DO AEROPORTO PARA O CENTRO CÍVICO DE BARILOCHE

Para ir do Aeroporto de Bariloche para o Centro há três formas: transporte público, táxi ou remis e transfer contratado por agências ou hotéis. O trajeto entre o aeroporto e o Centro Histórico tem 15 km e dura cerca de 30 minutos para ser percorrido.

Através do transporte público, você poderá utilizar o ônibus da linha 72, que custa 221 pesos argentinos (aproximadamente 2 reais) mas é necessário ter um cartão SUBE, para utilizá-lo. Outras opções são o uso de táxis com corridas por taxímetro ou os remis que são os carros que fazem corridas com preços tabelados. Há um balcão da agência de remis no aeroporto, é necessário consultar no momento para saber qual o valor para seu hotel. Por fim, a última opção é através de transfers com agências e receptivos de turismo ou combinado com o próprio hotel e pousada.

Para saber mais sobre o Aeroporto de Bariloche, consulte o site oficial.

DICAS SOBRE CHEGAR EM BARILOCHE

1. PASSAGEM AÉREA

Uma dica para chegar em Bariloche sem gastar um absurdo, é considerar o uso de milhas para chegar ao destino, pois pode ser significativamente mais econômico em relação as passagens pagantes. Programas de fidelidade de companhias aéreas frequentemente oferecem a possibilidade passagens award, reduzindo assim os gastos com viagens. Para saber tudo sobre o assunto, fique de olho no site do Passageiro de Primeira que frequentemente aparecem ofertas para esse destino.

Há muitas opções de voos diretos e com conexões para Bariloche com milhas e pontos, com um excelente custo benefício. Ou seja, se você acompanha o Passageiro de Primeira irá perceber que a frequência que esse destino aparece no site com ótimas ofertas, é bastante alta. A economia é realmente muito grande!

2. ALUGUEL DE CARRO EM BARILOCHE

Uma ótima dica é alugar um carro assim que você chegar ao Aeroporto Internacional de Bariloche (BRC). Isso permite que você tenha a liberdade de explorar a cidade e seus arredores no seu próprio ritmo. Há algumas poucas locadoras disponíveis no aeroporto, mas você pode contratar pela internet com antecedência para garantir seu carro, especialmente em alta temporada. Vale mencionar que é recomendado entrar em contato com a agência com antecedência para confirmar o valor total, e não ter surpresas desagradáveis ao pegar o carro.

3. CHIP DE CELULAR

Por fim, chegar ao país com um chip de celular funcionando também facilita bastante. Assim, você pode fazer ligações e enviar mensagens para garantir que haverá alguém esperando para levá-lo ao hotel ou, se preferir, solicitar um carro de aplicativo.

DÚVIDAS SOBRE CHEGAR EM BARILOCHE

Algumas dúvidas sobre como chegar em Bariloche podem pairar na cabeça dos viajantes. Pensando nisso, elaboramos as 5 principais perguntas a respeito do assunto:

1. Quais são as principais opções para chegar em Bariloche saindo do Brasil?

A principal forma de chegar em Bariloche são através de voos com a Azul ou Aerolíneas Argentinas, que operam de forma direta em algumas épocas. Quando não houver voo direto, há opções com conexões em Santiago ou Buenos Aires. Em 2025 a Latam Airlines também irá operar voos sazonais.

2. Vale a pena alugar carro para chegar em Bariloche?

Super vale a pena alugar carro em Bariloche, é uma cidade fácil de dirigir, com bastante placas e essa é das opções com o melhor custo benefício já que táxi e transfers costumam ser uma opção menos confortável. Além disso, o transporte público não funciona tão bem como algumas cidades grandes, como Buenos Aires, por exemplo. Contudo, vale lembrar que sempre que for alugar carro pela internet, deve ser conferido o valor total com a agência contratada, já que é comum eles inserirem taxas depois.

3. Vale a pena ir de taxi para chegar ao centro de Bariloche?

A melhor opção é através de carro alugado, mas se essa não for uma opção viável para você, as outras opções são transfer contratado, táxi e remis, sendo essa última a mais econômica.

4. É possível chegar ao centro de Bariloche partindo do aeroporto com serviço de transfer?

Sim, é possível. No entanto, para uma experiência mais tranquila, reserve seu transporte do aeroporto com antecedência—táxis e remis ou os transfers.

5. Qual a melhor forma de ir do Aeroporto de Bariloche ao Centro?

A melhor forma é alugando carro e saindo do aeroporto já com o carro alugado, se essa for a sua escolha de transporrte. Além disso, no aeroporto há algumas locadoras de veículos. Outras opções incluem táxis ou remis e transfer.


Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria (BRC)
Endereço: RP80 S/N, San Carlos de Bariloche, Río Negro, Argentina
Site oficial