Atenção viajantes! Os aeroportos da União Europeia terão novas restrições para o embarque de bagagens de mão. A partir de domingo (1), todos eles voltarão a usar aparelhos de raio x para controlar a malas de bordo dos passageiros, o que impacta a entrada de líquidos nas aeronaves. Saiba mais a seguir!

O diretor-geral da ACI Europe, Olivier Jankovec, afirmou que “a segurança não é negociável e está no topo das prioridades dos aeroportos europeus. Como tal, todos os aeroportos cumprirão na íntegra a nova restrição”.

NOVAS REGRAS 

Novas restrições para o embarque de bagagens de mão nos aeroportos da União Europeia vão entrar em vigor a partir de domingo, 1° de setembro. Isso implica diretamente na entrada de líquidos nas aeronaves, tanto em voos domésticos quanto nos internacionais, em todos os aeroportos da UE, bem como os países Schengen – Islândia, Suíça, Liechtenstein e Noruega.

Agora, os passageiros vão precisar se preocupar novamente em dividir os líquidos em pequenos frascos, e armazená-los dentro de um saco plástico transparente devidamente fechado para levá-los nas malas a bordo.

Materiais como perfumes, shampoos, cremes e outros líquidos precisam estar em recipientes de no máximo 100 ml, e o conteúdo total dos frascos na embalagem de plástico transparente não pode somar mais do que 1 litro – equivalente a 10 recipientes de até 100 ml cada. Os passageiros poderão levar apenas uma sacola.

O conteúdo precisa ser retirado das malas no momento de passar pelo controle de segurança, nas esteiras que passam pelo raio x.

TECNOLOGIA RECENTE 

Nos últimos anos, alguns aeroportos na Europa investiram em um novo mecanismo de última geração, chamado raio x C3, que possibilitava a inspeção detalhada das malas de mão sem nenhuma restrição quanto ao transporte de líquidos.

Entretanto, o Conselho Internacional de Aeroportos (ACI) considera que os scanners C3 ainda não são capazes de cumprir integralmente os padrões de segurança exigidos, e proibiu a sua utilização. A decisão foi anunciada no dia 31 de julho, através de um comunicado que falava sobre as restrições severas ao uso de scanners de bagagem de cabine.

A justificativa é que esse equipamento não é capaz de detectar material explosivo em líquidos com mais de 330 mililitros, podendo colocar a segurança em risco. Por isso, os locais com este equipamento deverão seguir a restrição imposta no embarque de líquidos e voltar a usar os antigos aparelhos de raio x a partir de 1 de setembro.

A decisão afeta todos os aeroportos que operam de acordo com as regulamentações da União Europeia. De acordo com Olivier, os aeroportos que foram os primeiros a adotar essa nova tecnologia estão sendo penalizados, tanto operacional quanto financeiramente.

DIMENSÕES DA BAGAGEM DE MÃO

Sobre as dimensões das bagagens de mão, não existe uma norma fixa imposta a nível europeu. Contudo, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) recomenda que as medidas não excedam os 55 cm x 35 cm x 20 cm.

Há pouco tempo, o Parlamento Europeu aprovou uma proposta para padronizar as dimensões das malas de mão, além de garantir que seu transporte seja gratuito para todos os passageiros.

Contudo, para que as medidas sejam implementadas, é preciso a aprovação no Conselho Europeu. Recentemente, a companhia americana JetBlue adicionou a bagagem de mão gratuita na classe econômica básica, e a expectativa é que outras empresas sigam o exemplo.

Confira abaixo as medidas permitidas em algumas companhias aéreas europeias:

COMENTÁRIO

Ter que separar todos os líquidos em pequenos frascos de até 100ml, e colocá-los em um saco plástico, sem poder passar do total de 1 litro, é bastante chato para qualquer viajante. Porém, a segurança deve sempre vir em primeiro lugar, então, esse “incômodo” pode não ser tão grande quando se pensa nos benefícios que pode trazer.

O que você achou da decisão? Deixe nos comentários.