São 24 novos lugares selados pela UNESCO!

Durante a 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Nova Délhi, Índia, 24 novos lugares foram adicionados à Lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO. Entre os novos inscritos, destacam-se 19 propriedades culturais, 4 naturais e 1 sítio misto — todos agora detém o mais alto nível de proteção patrimonial global.

Niokolo Koba National Park, Senegal

Mas afinal, o que significa um lugar ser Patrimônio da Humanidade? Basicamente, esta inclusão garante aos administradores dessas propriedades acesso a novas oportunidades de assistência técnica e financeira oferecidas pela UNESCO.

Lista dos 24 novos Patrimônios Mundiais:

PROPRIEDADES CULTURAIS

  1.  Eixo Central de Pequim (China)
  2.  Conjunto Monumental Brâncuși de Târgu Jiu (Romania)
  3.  Paisagem Cultural do Lago Kenozero (Russia)
  4. Fronteiras do Império Romano – Dácia (Romania)
  5. Hegmataneh (Iran)
  6. Direitos Humanos, Libertação e Reconciliação: Locais de Legado de Nelson Mandela (África do Sul)
  7. Melka Kunture e Balchit (Etiópia)
  8. Moidams (Índia)
  9. Phu Phrabat (Tailândia)
  10. Corte Real de Tiébélé (Burkina Faso)
  11. Minas de Ouro da Ilha de Sado (Japão)
  12. Mosteiro de São Hilarion/ Tell Umm Amer (Estado da Palestina)
  13. Conjunto Residencial de Schwerin (Alemanha)
  14. Herança Arqueológica do Complexo de Cavernas do Parque Nacional de Niah (Malásia)
  15. Paisagem Cultural da Área Arqueológica de Al-Faw (Arábia Saudita)
  16. A Emergência do Comportamento Humano Moderno: Sítios de Ocupação do Pleistoceno da África do Sul (África do Sul)
  17. Cidade Histórica e Sítio Arqueológico de Gedi (Quênia)
  18. Umm Al-Jimāl (Jordânia)
  19. Via Ápia. Regina Viarum (Itália)

PROPRIEDADES NATURAIS

20. Deserto de Badain Jaran (China)
21. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (Brasil)
22. The Flow Country (Reino Unido e Irlanda do Norte)
23. Caverna Vjetrenica, Ravno (Bosnia e Hezergovina)

 

PROPRIEDADE MISTA

24.  Te Henua Enata – As Ilhas Marquesas (França)

 

Modificações Significativas nos Limites

PROPRIEDADES CULTURAIS

• Assentamentos da Igreja Morávia (Dinamarca, Alemanha, Reino Unido, Irlanda do Norte e EUA)

PROPRIEDADES NATURAIS

• Santuários de Aves Migratórias ao longo da Costa do Mar Amarelo-Golfo de Bohai (China)

 

Com essas novas adições, o número total de sítios na lista da UNESCO alcança 1223, distribuídos em 168 países. Aliás, além das novas inscrições, o comitê examinou o estado de conservação de 123 sítios previamente inscritos, reforçando seu compromisso contínuo com a proteção e preservação do patrimônio mundial.

Um dos pilares  dessa lista é a sustentabilidade: Durante a sessão, foi enfatizada a importância da colaboração com as comunidades locais na preservação desses lugares, destacando-se a inclusão de locais como as Ilhas Marquesas, na França, e a Via Ápia, na Itália. Além disso, o comitê também deu prioridade ao patrimônio africano, inscrevendo cinco novos sítios no continente, como os locais históricos de Nelson Mandela, na África do Sul, e o sítio arqueológico de Gedi, no Quênia.

Vários Estados Partes na Convenção — Colômbia, Maurícias, República Democrática Popular do Laos e República Unida da Tanzânia — receberam fundos adicionais no valor de 235.520 dólares, para financiar novos trabalhos de conservação em propriedades no seu território.

A próxima sessão do Comitê será realizada em Sofia, Bulgária, no verão de 2025, sob a presidência do Professor Nikolay Nenov.

OUTROS PONTOS IMPORTANTES DA SESSÃO

A sessão também foi marcada pela ratificação da Convenção do Patrimônio Mundial por Nauru. Com essa adesão, Nauru se tornou o 196º Estado-Parte da Convenção, um tratado internacional adotado em 1972 que visa identificar, proteger e preservar patrimônios culturais e naturais de valor excepcional para a humanidade.

Nauru

Essa expansão é muito importante! A entrada de Nauru na Convenção sublinha a crescente-universalidade desse compromisso-global — considerando que a Convenção do Patrimônio Mundial é um dos instrumentos normativos mais importantes no mundo. Em outras palavras, isso significa que a comunidade internacional, incluindo nações de todos os tamanhos e regiões, está cada vez mais unida na proteção do patrimônio mundial.

Além disso, durante essa sessão, o Comitê enfatizou a necessidade crítica de fortalecer a proteção de várias propriedades que estão sob ameaça iminente ou em risco atual. Como parte dessas medidas, o Comitê decidiu incluir o Mosteiro de Santo Hilarion/Tell Umm Amer, na Palestina, tanto na Lista do Patrimônio Mundial quanto na Lista de Patrimônio Mundial em Perigo. Além disso, o Comitê reforçou seus pedidos para que seja dada atenção contínua à proteção dos sítios já designados como ameaçados na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo.

Acompanhe a Travel e fique por dentro das notícias de turismo.