Após mais de uma década de obras, o túnel rodoviário de Tende, que conecta o norte dos Alpes Marítimos franceses à Itália, está prestes a ser reaberto. A conclusão de parte do projeto está prevista para março de 2025, e a inauguração do novo trecho ocorrerá em junho, após uma fase de testes.

(Foto: France Info)
Com 1.182 metros de extensão, o túnel foi completamente modernizado, e uma segunda passagem para veículos foi construída, sendo esta a primeira a entrar em operação. As obras no túnel original começarão apenas após a inauguração da nova estrutura, com previsão de conclusão total para 2027.
O projeto, iniciado em 2013, enfrentou inúmeros desafios, incluindo o roubo de 200 toneladas de materiais em 2017 e os danos causados pela tempestade Alex, que tornou o lado francês inacessível em 2020. Inicialmente orçada em 170 milhões de euros, a obra já consumiu 250 milhões, com 41% do custo arcado pelo governo francês, segundo o jornal The Connexion.
- (Foto: Realinvest Consulting)
- (Foto: Structurerae)
Inaugurado originalmente em 1882, o Túnel de Tende foi, na época, o mais longo do mundo. Antes do Tratado de Paris, em 1947, que anexou parte dessa região à França, ele era inteiramente italiano.
A ligação rodoviária renovada entre os dois países é um marco em uma década de melhorias nas conexões de transporte na região. Em 2022, foi inaugurado um trem de alta velocidade entre Paris e Milão. Já em 2032, Turim e Lyon estarão ligadas por ferrovia.
Outras iniciativas de infraestrutura estão em andamento na Europa, incluindo o túnel subaquático Fehmarnbelt, que conectará Alemanha e Dinamarca até 2029, e um projeto similar que poderá ligar Espanha e Marrocos até o final da década.