O Trem-Bala que conectará Rio de Janeiro e São Paulo será inaugurado em junho de 2032. O trem bala é rápido, o tempo para construí-lo (no Brasil) nem tanto. Ainda sim, no momento em que estiver em operação, encurtará o tempo de viagem entre as capitais para 1h45.
O projeto do trem-bala Rio-São Paulo, liderado pela TAV Brasil e regulamentado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), é uma das iniciativas mais esperadas no Brasil.
No caminho, de aproximadamente 420 quilômetros, serão seis paradas, ou melhor, seis cidades. São elas Garulhos, Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, Aparecida, Resende e Volta Redonda, com estações principais em São Paulo (Estação Água Branca), Guarulhos e Rio de Janeiro (Estação Leopoldina).
- São Paulo
As estações serão projetadas para facilitar a integração com outros meios de transporte, como ônibus e metrô, promovendo a mobilidade urbana e impulsionando o desenvolvimento econômico e turístico da região.
ENCURTAR DISTANCIAS SEM PREJUDICAR O MEIO AMBIENTE
Este trem de alta velocidade, que pode atingir até 350 km/h, deverá transportar mais de 25 milhões de pessoas anualmente e reduzir o tempo de viagem entre as duas metrópoles para menos de duas horas, comparado às atuais até seis horas por via terrestre.
Ao mesmo tempo, sua construção se alinha às metas ambientais brasileiras, utilizando energia elétrica de fontes renováveis, contribuindo assim para a redução das emissões de carbono.
O investimento total estimado é de R$ 60 bilhões, a ser financiado por investidores privados, sem utilização de recursos públicos.
O projeto ainda se encontra na fase de elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) para a obtenção da licença ambiental prévia. Apesar das expectativas otimistas, desafios como burocracia, questões financeiras e políticas podem impactar o cronograma do projeto.
Vai viajar para o Rio de Janeiro? A Travel tem um guia completo da Cidade Maravilhosa.