Os brasileiros estão viajando cada vez mais para o Reino Unido, ultrapassando todas as expectativas anteriores em gastos e números de visitantes. Em 2023, os visitantes brasileiros alcançaram um recorde histórico, com 344 mil brasileiros viajando para o Reino Unido e gastando 425 milhões de libras (aproximadamente 2,8 bilhões de reais). Estes são os maiores números registrados por visitantes brasileiros na história.
Paul Gauger, vice-presidente executivo do VisitBritain para as Américas, Austrália e Nova Zelândia, comentou que os números de visitantes à turismo consolidaram um ano impressionante para o Reino Unido: “Em 2023 vimos o Brasil, nosso principal mercado na América Latina, alcançar recordes históricos. Esse aumento nas visitas e nos gastos reflete o forte apelo da Grã-Bretanha como um destino turístico de alto nível, oferecendo uma mistura única de história, cultura, inovação e atrações contemporâneas. Estamos ansiosos para continuar recebendo os visitantes brasileiros, sempre proporcionando experiências inesquecíveis na Grã-Bretanha.”
ESTATÍSTICAS DE VISITANTES EM 2023
De acordo com as estatísticas mais recentes divulgadas pelo VisitBritain, a agência oficial encarregada da promoção do turismo da Grã-Bretanha, os números revelados pela pesquisa são impressionantes e superam todas as previsões anteriores.
Os dados vêm da International Passenger Survey (IPS) de 2023, conduzida pelo Instituto Nacional de Estatísticas britânico (Office for National Statistics). Comparando com 2019, antes da pandemia, houve um crescimento de 18% no número de visitas e de 70% nos gastos. Em relação a 2022, as visitas aumentaram 29% e os gastos 37%.
Essa é uma notícia positiva! Parece que o Brasil está se recuperando bem dos impactos da pandemia, pelo menos no que diz respeito ao turismo e aos gastos dos brasileiros. Isso pode ser um sinal encorajador de que a economia está se reerguendo e que as pessoas estão voltando a se sentir mais confortáveis em viajar e gastar dinheiro. Espero que essa tendência de recuperação continue em outras áreas também.