Nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, a mobilidade urbana ganhará um novo protagonista: a bicicleta. Em um marco histórico, a cidade sediará uma edição totalmente ciclável, transformando não apenas a forma de deslocamento entre os locais de competição, mas também redefinindo o conceito de sustentabilidade e acessibilidade nos grandes eventos esportivos.

Patrice Vergriete, Ministro dos Transportes da França, comentou sobre o desafio de controlar o fluxo das pessoas envolvidas nas Olimpíadas e Paralimpíadas: “o desafio dos transportes em Paris-2024 é conciliar os diferentes fluxos entre quem está envolvido diretamente com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, como torcedores, atletas e demais credenciados, e quem se desloca de forma cotidiana” concluiu.

OLIMPISTAS

Nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, o ciclismo não será apenas um esporte presente; pela primeira vez na história, os Jogos serão totalmente acessíveis por bicicleta. Esta iniciativa visa reduzir a lotação nos transportes públicos e promover uma forma sustentável de mobilidade urbana, permitindo que todos os locais de competição sejam alcançados através de ciclofaixas.

Para implementar o projeto, Paris desenvolveu 60 quilômetros de novas vias dedicadas aos Jogos, chamadas de “Olimpistas”. Essas vias possuem marcação especial e complementam os já existentes 355 quilômetros de faixas destinadas a veículos de duas rodas na cidade. Essa é uma ótima opção para quem deseja evitar o congestionamento nos ônibus e metrôs lotados.

MEDIDAS ADOTADAS

Para atender à demanda dos participantes dos Jogos, o Comitê Organizador vai oferecer grandes áreas de estacionamento nas instalações esportivas, totalizando dez mil vagas. Além disso, foi implementada uma significativa expansão e modernização da frota de bicicletas na cidade, que agora conta com 20 mil unidades, representando um aumento de 17,5%, incluindo a adição de 15 mil novas bicicletas.

O investimento nas “Olimpistas” alcançaram os 65 milhões de euros (aproximadamente R$ 386 milhões). Apesar do alto investimento, Paris assegura um legado sustentável ao comprometer-se a manter essas infraestruturas operacionais após o evento. As ciclofaixas serão integradas à malha viária da cidade, enquanto os estacionamentos estarão disponíveis para uso por centros esportivos, escolas e instalações municipais.

As políticas governamentais para promover um meio de transporte saudável e sustentável já estão mostrando resultados positivos antes mesmo do início dos Jogos Olímpicos. Conforme relatório do SAVM, responsável pelo serviço público de compartilhamento de bicicletas em Paris, o número de usuários aumentou significativamente de 231 mil para 333 mil entre janeiro e junho de 2024. Nesse mesmo período, o número médio diário de viagens com duração superior a 3 minutos subiu de 102 mil para 166 mil.

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