O Governo de Veneza colocou em prática um projeto piloto de taxa para viajantes em day trip na parte velha da cidade, onde estão localizados os canais, entre outras regiões famosas. Com o valor de 5 euros, a taxa será cobrada apenas em dias específicos, para evitar o turismo excessivo durante o verão europeu. Entenda!
NOVA TAXA DE VENEZA
A taxa será aplicada como parte de um teste entre os dias 25 de abril e 5 de maio. Em seguida, será aplicada até o dia 14 de julho e apenas aos finais de semana, entre às 8h30 e 16h (exceto 1 e 2 de junho). Fora desse horário (ou do dia) o acesso às áreas famosas será gratuito.
Segundo a Associated Press, a medida visa evitar o “turismo excessivo” à cidade em dias cheios, buscando trazer mais tranquilidades aos moradores e aos hóspedes de Veneza. “Precisamos encontrar um novo equilíbrio entre turistas e residentes”, disse Simone Venturini, principal autoridade de turismo da cidade. “Temos de zelar pelos espaços dos residentes, claro, e precisamos enfraquecer a chegada de turistas em excursões em dias específicos”.
COMO PAGAR A NOVA TAXA DE VENEZA
Se você planeja visitar Veneza para fazer uma day trip em algum final até o dia 14 de julho, basta fazer o seguinte para pagar sua taxa:
- Acesse o site da Prefeitura de Veneza e clique em “Go to access fee”;
- Selecione o dia que vai visitar a cidade e o número de visitantes;
- Adicione seus dados, como nome, e-mail e telefone de contato;
- Complete o preenchimento e escolha a forma de pagamento; e
- Pronto! Assim que se paga, será enviado um QR Code, que deverá ser apresentado caso solicitado.
Quem não pagar, não poderá entrar nas áreas mais famosas de Veneza, como a região dos canais, por exemplo. Se mesmo assim a pessoa insistir, poderá receber multas entre 50 e 300 euros.
QUEM ESTÁ ISENTO DA NOVA TAXA DE VENEZA
Essa taxa não será cobrada para quem se hospeda em Veneza por mais de uma noite, apenas àqueles que chegam na cidade para fazer turismo de 1 dia (day trip). Contudo, eles deverão registrar sua viagem online antes de adentrar à cidade. Quem viaja para as “ilhas menores”, como Burano e Murano, também estão isentos, mas também devem registrar a viagem antes da chegada.
Além dos hóspedes, crianças com até 14 anos também não pagam, mas devem apresentar um documento oficial (se solicitado). Os titulares do Cartão Europeu de Deficiente e o seu acompanhante têm direito a isenção, mediante apresentação do Cartão de Deficiente, não sendo necessário qualquer registo no portal.
Se você se encaixa em uma das isenções do visto, basta fazer o seguinte:
- Acesse o site da Prefeitura de Veneza e clique em “Go to exemptions”;
- Selecione o motivo de sua isenção;
- Se for por conta de hospedagem, basta informar a data de check-in e check-out, o nome do hotel e seus dados;
- Feito isso, será necessário que você ligue para um número informado pela prefeitura para finalizar sua isenção.
COMENTÁRIO
Se você planeja conhecer Veneza durante o verão europeu para fazer uma day trip, vale ficar de olho na nova que poderá ter de pagar. Além disso, atente-se que, caso você vá se hospedar por lá, está isento do pagamento das taxas, desde que certifique o motivo no site da prefeitura.
Para pagar sua taxa ou pegar a isenção, acesse o site da Prefeitura de Veneza.