O túnel fará parte do conceito E39 “sem balsa”, substituindo a travessia atual sobre o Boknafjord.
Com um custo estimado de 22 bilhões de NOK (aproximadamente, R$ 11 bilhões), o projeto inclui um túnel duplo com 4 faixas e uma inclinação máxima de 7% em alguns trechos.
Cerca de 40% do custo do projeto da Noruega de fazer o túnel submarino será coberto pelo governo, e o restante será financiado por um pedágio de aproximadamenteR$ 228 por passagem.
QUEM ESTÁ DESENVOLVENDO?
O projeto está sendo desenvolvido por meio de três grandes contratos.
- Enterprise E02, envolve a construção de um túnel de 21 quilômetros de Kvitsøy, com dois shafts de ventilação.
- Enterprise E03, abrange 16 quilômetros de túnel de Harestad a Kvitsøy, com negociações em andamento.
- Enterprise E04, envolve a construção de um túnel de 19 quilômetros, ligando Bokn e a rede local, também em negociação. Além desses, há três contratos menores para túneis de transporte e ventilação, cujos projetos foram finalizados ou estão em fase de execução.
O Rogfast apresenta desafios técnicos significativos, comogeologia complexa, alta pressão de água e a necessidade de implementar sistemas avançados de prevenção de vazamentos.
Além disso, o projeto da Noruega, de fazer o maior túnel submarino rodoviário, exige grandes volumes de escavação e aterros em áreas expostas da costa. O cuidado com o meio ambiente é uma prioridade, e a ventilação do túnel será garantida por três shafts de ar. Em termos de infraestrutura, serão construídos vários edifícios técnicos, estações de bombeamento, subestações elétricas e ventiladores de impulso.