O projeto Rogfast, o maior e mais profundo túnel rodoviário submarino do mundo, está em construção na Noruega, com 26,7 quilômetros de extensão e um ponto mais profundo a 390 metros abaixo do nível do mar.

O túnel fará parte do conceito E39 “sem balsa”, substituindo a travessia atual sobre o Boknafjord.

Com um custo estimado de 22 bilhões de NOK (aproximadamente, R$ 11 bilhões), o projeto inclui um túnel duplo com 4 faixas e uma inclinação máxima de 7% em alguns trechos.

Cerca de 40% do custo do projeto da Noruega de fazer o túnel submarino será coberto pelo governo, e o restante será financiado por um pedágio de aproximadamenteR$ 228 por passagem.

QUEM ESTÁ DESENVOLVENDO?

O projeto está sendo desenvolvido por meio de três grandes contratos.

  1. Enterprise E02, envolve a construção de um túnel de 21 quilômetros de Kvitsøy, com dois shafts de ventilação.
  2.  Enterprise E03, abrange 16 quilômetros de túnel de Harestad a Kvitsøy, com negociações em andamento.
  3. Enterprise E04, envolve a construção de um túnel de 19 quilômetros, ligando Bokn e a rede local, também em negociação. Além desses, há três contratos menores para túneis de transporte e ventilação, cujos projetos foram finalizados ou estão em fase de execução.

O Rogfast apresenta desafios técnicos significativos, comogeologia complexa, alta pressão de água e a necessidade de implementar sistemas avançados de prevenção de vazamentos.

Além disso, o projeto da Noruega, de fazer o maior túnel submarino rodoviário, exige grandes volumes de escavação e aterros em áreas expostas da costa. O cuidado com o meio ambiente é uma prioridade, e a ventilação do túnel será garantida por três shafts de ar. Em termos de infraestrutura, serão construídos vários edifícios técnicos, estações de bombeamento, subestações elétricas e ventiladores de impulso.

Apesar dos desafios geológicos e técnicos, o Rogfast está sendo cuidadosamente planejado com medidas de segurança avançadas.

A expectativa é que o Rogfast não só melhore a mobilidade na região, mas também sirva como um exemplo de engenharia e inovação para o futuro da infraestrutura submarina.

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