“Sou um sujeito de vale mais que a própria obra” e dura mais que a própria morte que, por sua vez, já aconteceu há 80 anos! Para além da literatura, Mário de Andrade é música, teatro e o que mais lhe couber para expressar suas críticas a sociedade. Você já conhece a Casa onde viveu Mario de Andrade?
- Foto: São Paulo Secreto
São 80 anos desde sua morte, e a vontade é de celebrá-lo pelos cantos da cidade — inclusive, vai ter cortejo no cemitério da Consolação. Um brasileiro que faz do Brasil uma identidade, “temos que abrasileirar o Brasil”, dizia.
Mario de Andrade é reverenciado como o pai do modernismo no Brasil e, em 1921, se mudou para a Casa da Barra Funda, em São Paulo, onde criou uma conexão profunda com o espaço, especialmente seu estúdio, que se tornaria um verdadeiro coração de criação e sociabilidade. E hoje, sua casa virou um museu, com 25 mil livros, obras de arte, móveis etc. Inclusive, foi reformado e, em janeiro, inaugurou dois espaços: um jardim focado nas crianças e um ateliê aberto às artes coletivas.
EXPOSIÇÃO “ESTÚDIO DE UMA VIDA”
A exposição “Estúdio de uma Vida” é uma homenagem à relação de Mário de Andrade com sua casa e o espaço que ocupou. A Casa Mário de Andrade, um lugar que preserva a essência do ambiente em que ele viveu e trabalhou, convida os visitantes a mergulhar na intimidade de sua vida e obra.
- Foto: Estadão
- Foto: A vida no Centro
Entre as pérolas da exposição, estão o mobiliário projetado por Mário, que reflete seu gosto e estilo únicos, e objetos pessoais que revelam sua ligação com a arte e a cultura. Destacam-se a cômoda e o “oratório” que ele desenhou, além do harmônio e da escrivaninha herdada de seu pai, Carlos Augusto Pereira de Andrade.
Mário não se contentou em habitar a casa; ele a transformou. O estúdio, que ficou no andar superior, mesclava o social e o íntimo, criando um espaço que não apenas refletia sua singularidade, mas também sua importância na cultura brasileira. Sua sala de trabalho, descrita por ele como seu “retrato alindado”, era o local de encontros criativos, onde alunos, amigos e artistas se reuniam.
- Foto: Kleber Patrício
- Foto: Agencia SP
A exposição oferece uma chance única de explorar a história dos ambientes da Casa Mário de Andrade e a bibliografia das pesquisas que fundamentaram essa curadoria.
- Período: 11 de maio 2024 a 04 de maio de 2025
- Horários: Terça a domingo, das 10h às 18h
Comemorar os 80 anos de sua morte é mais do que lembrar um autor; é reconhecer a riqueza de sua obra e o legado cultural que Mário de Andrade deixou ao Brasil. A Casa Mário de Andrade e a exposição nos convidam a reimaginar seu mundo, um espaço onde o passado e o presente se entrelaçam, inspirando novas gerações a continuar sua busca pela identidade e pela cultura.