Já ouviu falar do Mapa da Diversidade de São Paulo? Lançado em 2023, o mapa identifica os destinos que oferecem produtos turísticos pensados para às seguintes temáticas: acessibilidade, população +60, afroturismo, população LGBTI+ e turismo de Base Comunitária.
O Mapa da Diversidade é uma iniciativa criada pelo governo municipal de São Paulo para promover a inclusão, visibilidade e fortalecimento dos direitos da comunidade LGBTQIA+ no estado de São Paulo.
São mencionados 59 municípios. “Dar nome aos municípios que acolhem e estimulam a inclusão é uma forma de revelar ao público um turismo sem preconceitos e sem barreiras, que São Paulo deseja desenvolver cada vez mais”, diz o secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Vinicius Lummertz.
Para os 60+, considere visitar destinos como Atibaia, Bertioga, São Sebastião. Aliás, a não ser pela categoria de Base Comunitária, Atibaia é considerada um destino quase ideal. São Paulo então, é 5 de 5!
Para ver quais os outros destinos, e suas respectivas marcações, basta acessar a página oficial.
Essa iniciativa faz parte de um esforço maior para promover São Paulo como um destino turístico inclusivo e reforçar a imagem da cidade como um centro de diversidade e respeito pelos direitos humanos.