Os Lençóis Maranhenses estão, pela primeira vez, disputando com Fernando de Noronha o título de destino de luxo favorito dos turistas brasileiros de alto poder aquisitivo, pelo relatório da ILTM. A informação é do Anuário de Tendências de Luxo 2025, divulgado pela ILTM em parceria com o Panrotas e o TRVL LAB.
De acordo com o ILTM, a preferência pelos Lençóis Maranhenses, até mais do que Fernando de Noronha, tem impulsionado investimentos na região. Este ano, a rede portuguesa Vila Galé anunciou um investimento superior a R$ 100 milhões para a construção de dois novos resorts no Maranhão: o Vila Galé Collection São Luís e o Vila Galé Collection Maranhão.
Simon Mayle, diretor da ILTM Latin America, destaca que o Maranhão atrai o perfil do viajante de luxo, que busca novas experiências em lugares de belezas naturais, menos explorados e com grande autenticidade. Para Mayle, o estado não só oferece paisagens deslumbrantes, mas também um rico patrimônio cultural e gastronômico, fatores que agradam a esse público exigente.
A pesquisa do ILTM revelou que 8,5% dos brasileiros de alta renda, aqueles que ganham mais de 20 salários mínimos, consideram os Lençóis Maranhenses o próximo destino para sua viagem, superando por pouco Fernando de Noronha, com 8,1%. Esse perfil de viajante é, em sua maioria, formado por pessoas que ganham acima de R$ 30 mil por mês, moram no Sudeste (60%) e fazem entre 2 e 5 viagens nacionais por ano, além de 1 a 3 internacionais.
Com o mercado de luxo em expansão, os Lençóis Maranhenses estão se tornando cada vez mais um destino desejado, não apenas pelo seu potencial natural, mas também pela infraestrutura que está sendo desenvolvida para atender esse público, alinhando-se às novas tendências de viagem de alto padrão.
Para mais matérias sobre turismo, acompanhe a Travel.