A cidade de Paris, sede dos Jogos Olímpicos de 2024, começou a fechar alguns de seus mais icônicos pontos turísticos para prepará-los como arenas para as competições. As Olimpíadas acontecerão de 26 de julho a 11 de agosto, seguidas pelas Paraolimpíadas de 28 de agosto a 8 de setembro.
A área que inclui o Jardim das Tulherias e a Avenida Champs Élysées estará sujeita a restrições para veículos, pedestres e ciclistas desde o começo de junho até o fim de outubro. Famoso por seu corredor de altas árvores e vistas deslumbrantes da Torre Eiffel, o Champs de Mars também foi completamente fechado em 3 de junho para os Jogos Olímpicos de Paris. As atividades nesta área serão retomadas gradualmente até 4 de novembro.
Em seguida, o jardim do Trocadero, situado em frente à Torre Eiffel, também passará por fechamentos gradativos. O bloqueio total começará em 1º de julho, com a reabertura prevista para 8 de outubro. Já o Museu de l’Armée, conhecido por sua coleção de história militar francesa, estará totalmente fechado ao público de 1º de maio a 17 de setembro. A partir de 18 de setembro, a reabertura também será gradual, com a completa liberação do espaço esperada para 30 de outubro.
Durante os jogos, vários pontos turísticos serão transformados em arenas. O Parque de Versalhes sediará as provas de hipismo. Já na Praça da Concórdia, acontecerão as competições de BMX livre, break, skate e basquete 3×3. O Trocadero será reservado para as provas de ciclismo de estrada e atletismo (20 km de caminhada). Em seguida, a área ao redor da Torre Eiffel vai sediar as provas de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos e futebol para cegos dos Jogos Paraolímpicos. Na Champs de Mars, ocorrerão as provas de judô, luta livre e luta greco-romana nos Jogos Olímpicos, além de para-judô e rugby de poltrona nos Jogos Paraolímpicos.
Além disso, a área do Grand Palais contará com as competições de esgrima e taekwondo durante os Jogos Olímpicos, além de esgrima em cadeira de rodas e para-taekwondo nos Jogos Paraolímpicos. Na Ponte Alexandre-III, acontecerão provas de ciclismo, triatlo e maratona de natação dos Jogos Olímpicos, e paratriatlo dos Jogos Paraolímpicos. Adicionalmente, a área da Praça dos Inválidos será palco das provas de tiro com arco, ciclismo, maratona dos Jogos Olímpicos e Maratona para Todos, além das competições de para-tiro com arco e para-maratona dos Jogos Paraolímpicos.
Em sínteses, os parisienses e os viajantes deverão se adaptar às restrições temporárias de maneira harmoniosa. A expectativa é que os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos tragam uma experiência esportiva inesquecível para a cidade e para quem a visita nesse período.