A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) lançou, nesta terça-feira (26), o Guia Virtual do Mercado Central, uma iniciativa para promover a rica gastronomia mineira e conectar ainda mais os visitantes com o famoso centro de compras da cidade.

Mercado Central

(Foto: O TEMPO)

O projeto, em parceria com a Belotur e o Sebrae Minas, oferece uma experiência multissensorial com conteúdos em textos, áudios e vídeos, acessíveis via QR Codes.

Em outras palavras, o guia virtual tem como objetivo proporcionar uma jornada única pelos sabores e histórias do Mercado Central, reunindo informações sobre 31 estabelecimentos em cinco caminhos temáticos: doces, comidas, queijos, bebidas e ingredientes. Vale a pena destacar que o guia está disponível no Mercado Central e também pode ser acessado remotamente por meio de um link no portal oficial de Belo Horizonte.

Mercado Central

(Foto: Portal Belo Horizonte)

 CONEXÃO DIGITAL E PRESENCIAL

A proposta da plataforma é criar uma experiência imersiva, permitindo que os turistas e moradores de Belo Horizonte explorem a diversidade gastronômica local.

“O Mercado Central é um patrimônio cultural e econômico de Belo Horizonte, onde as tradições mineiras e a diversidade do comércio local se encontram. Nosso objetivo é oferecer uma experiência turística imersiva e inesquecível”, afirma Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas em entrevista ao Diário do Comércio.

Vale a pena destacar também que a criação do guia está alinhada ao projeto “Territórios e Redes Criativas”, que visa promover o potencial de diferentes regiões de Belo Horizonte. O Mercado Central é o mais recente território a ser destacado pela iniciativa, que, anteriormente, já havia lançado guias virtuais para os bairros da Lagoinha e da Pampulha.

O guia virtual do Mercado Central se junta a essas ações com o intuito de celebrar os 95 anos do mercado, completados em setembro deste ano, e os cinco anos em que Belo Horizonte foi reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia. Inclusive, um dos  restaurantes mais renomados que busca enaltecer a cultura mineira em Belo Horizonte é o Birosca S2, comandado pelo chef Bruna Martins.

Com mais de 400 lojas e um fluxo diário de cerca de 30 mil visitantes, o Mercado Central é um dos principais atrativos turísticos de Belo Horizonte. Com a criação deste guia digital, a capital ganha mais uma forma de enriquecer a experiência de seus turistas e moradores, convidando-os a explorar, de uma maneira inovadora, um dos maiores símbolos da cidade e um dos centros gastronômicos mais representativos do Brasil.