O MASP pode passar por mais uma expansão nos próximos anos. Após inaugurar o Edifício Pietro Maria, o museu agora negocia a compra de um novo terreno, localizado atrás da unidade recém-aberta. A proposta envolve a criação de um boulevard cultural e a futura integração dos espaços, consolidando um possível Quarteirão das Artes na avenida Paulista.

Prédio do Masp

MASP PLANEJA NOVA EXPANSÃO E QUARTEIRÃO DAS ARTES NA PAULISTA

O MASP está em tratativas para adquirir o terreno que fica atrás do Edifício Pietro Maria, recém-inaugurado, onde hoje funciona um bar em um casarão antigo. A intenção é ampliar ainda mais a atuação do museu e, futuramente, criar um boulevard que conecte os prédios por meio de uma rua integrada.

Contudo, esse trecho já passa por obras, incluindo um túnel de 40 metros que ligará o edifício novo ao prédio com vão livre projetado por Lina Bo Bardi. As conversas com a Prefeitura de São Paulo avançam, já que a rua está interditada e o impacto no trânsito da região tem sido mínimo.

A possível aquisição do terreno sinaliza continuidade ao movimento de crescimento iniciado com a inauguração do segundo prédio, que dobrou a área total do museu e aumentou em até 66% os espaços expositivos — tema que abordamos em detalhes nesta matéria sobre o novo prédio e exposições de 2025.

Embora o Masp tenha confirmado as tratativas para compra, não há previsão de início de obras. Ainda assim, o projeto do chamado Quarteirão das Artes reforça o compromisso da instituição com a expansão cultural e urbana na avenida Paulista.

Prédio do Masp

Quer mais notícias de viagem como essa? Acompanhe o site da Travel e fique ligado.