Curitiba (PR) foi eleita a cidade mais inteligente do mundo, destacando-se como referência global em planejamento urbano sustentável. O reconhecimento veio do prestigiado World Smart City Awards, concedido pela Fira Barcelona, na Espanha, um dos maiores prêmios na área de inovação e desenvolvimento de cidades inteligentes.

Curitiba

A capital paranaense se destacou pela implementação de soluções inovadoras que impulsionam tanto o crescimento socioeconômico quanto a sustentabilidade ambiental, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta é a quinta vez que Curitiba figura entre as finalistas do prêmio, consolidando-se como um destino visionário para o futuro.

O QUE SÃO OS DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTE (DTI´s)?

Uma tendência crescente no setor turístico, os Destinos Turísticos Inteligentes (DTI’s) surgiram como uma estratégia inovadora na Espanha, e hoje impactam cidades ao redor do mundo, tornando-as mais acessíveis, tecnológicas e sustentáveis. No Brasil, o modelo foi adaptado pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Cidades del Futuro, e tem transformado a experiência de moradores e turistas em várias cidades.

Os DTI’s são guiados por nove pilares fundamentais: Governança, Inovação, Tecnologia, Sustentabilidade, Acessibilidade, Promoção e Marketing, Segurança, Mobilidade e Transporte e Criatividade. Para obter o selo DTI, uma cidade precisa cumprir ao menos 80% dos requisitos estabelecidos no plano de transformação.

Recentemente, dez novas cidades brasileiras, incluindo destinos turísticos de renome como Foz do Iguaçu (PR) e Gramado (RS), conquistaram a certificação DTI em Transformação. Cada uma delas segue um plano estratégico voltado para melhorar a qualidade de vida dos moradores e proporcionar experiências mais conectadas e sustentáveis para os visitantes.

Curitiba, ao assumir a liderança global como a cidade mais inteligente do mundo, serve como um exemplo para outros destinos que desejam inovar no setor turístico, proporcionando não apenas uma experiência melhor aos visitantes, mas também criando uma cidade mais inclusiva e sustentável para seus cidadãos.

Curitiba

O conceito de Destinos Turísticos Inteligentes continua a evoluir e promete transformar ainda mais o turismo no Brasil e no mundo. Com o foco em tecnologias que melhorem a experiência turística, essas cidades oferecem mais segurança, acessibilidade e inovação, abrindo caminho para um futuro onde sustentabilidade e tecnologia caminham lado a lado.