Após a nevasca registrada na última sexta-feira, 7 de junho, o Cerro Catedral em Bariloche, antecipou o início da temporada de neve. Segundo dados da Emprotur, responsável pelo turismo de Bariloche, essa será a temporada mais longa já registrada.

CERRO CATEDRAL

O Cerro Catedral é uma montanha na cidade de Bariloche, onde abriga a maior estação de esqui da América do Sul, localizada no Parque Nacional Nahuel Huapi, na Província de Río Negro. O lugar é considerado por muitos como a melhor estação de esqui da América Latina. O destaque do Cerro Catedral são os esportes tradicionais de inverno com ski e snowboard. Vale ressaltar que durante o verão, também existem outras atividades, como trekking e escalada.

INÍCIO DA TEMPORADA DE INVERNO

Com a chegada da neve, que se acumulou no Cerro Catedral, o maior centro de esqui da América do Sul, a abertura da temporada de inverno 2024 foi antecipada para 7 de junho. Desde a última sexta-feira, o lugar está sendo gradualmente aberto para assegurar as melhores condições e garantir a segurança dos esquiadores e snowboarders. Dessa forma, as pessoas já podem usufruir de suas pistas de ski e demais atrativos.

No Cerro Catedral, os últimos detalhes estão sendo ajustados para abertura dos teleféricos ao público. As fortes nevascas que ocorreram nos primeiros dias de maio permitiram a abertura de três pistas no setor sul da montanha, possibilitando aos habitantes de Bariloche a oportunidade de desfrutar dos primeiros dias de esqui.

O bondinho, Cable Carril, estará aberto de segunda a sábado, das 9h00 às 16h00, para quem desejar apreciar a paisagem deslumbrante. Além disso, foram realizados trabalhos intensos para ativar os 27 teleféricos e as 58 pistas, com o objetivo de acolher da melhor forma possível os mais de 600 mil visitantes esperados para esta época.

NOVOS TELEFÉRICOS

A capacidade do Cerro Catedral aumentou significativamente nos últimos anos, com a inauguração de quatro novos teleféricos. Em dias de grande procura, como durante as férias de inverno, as pistas podem receber cerca de 15 mil pessoas por dia.

Mesmo antes da abertura, o otimismo em relação a época se manteve. A venda antecipada de ingressos permite aos turistas planejarem as suas viagens com mais antecedência. Estará disponível para os turistas o Flexipass de 5 e 7 dias, com a possibilidade de serem utilizados tanto em 2024 como na temporada seguinte, caso o turista não consiga utilizar todos os ingressos. A venda de ingressos de residentes também tem sido importante, com cerca de 11 mil vendidos em novembro e dezembro, confirmou a Catedral Alta Patagonia.

VOOS PARA BARILOCHE

O aumento dos voos semanais do Brasil para Bariloche também terá um impacto positivo no turismo. Duas companhias aéreas oferecem voos diretos para Bariloche a partir do Brasil. A Aerolíneas Argentinas mantém sete voos diretos por semana (diários) de São Paulo para Bariloche. Já a Azul Linhas Aéreas, por sua vez, vai operar seis voos semanais diretos a partir de 30 de junho e durante todo o mês de julho. Já em agosto serão quatro voos por semana até o dia 25.

Ainda há opções de voos com outras companhias aéreas, mas com conexões em outras cidades da América do Sul, como Buenos Aires e Santiago.

EVENTO FESTIVAL DA NEVE

O Cerro Catedral voltará a desempenhar um papel principal no desenvolvimento da Festa Nacional da Neve, um evento de grande importância para Bariloche, que neste ano pretende reforçar o trabalho dos pioneiros da cidade. Organizado pelo Departamento Municipal de Turismo, o festival será aberto, como todos os anos, com a tão esperada “Bajada de luces”, imitando a tradicional “bajada de antorchas” (descida de tochas).

Tanto moradores quanto turistas poderão desfrutar de espetáculos artísticos e de atividades desportivas de inverno que serão confirmadas em breve pelos organizadores.