Foz do Iguaçu está prestes a se tornar um destino cultural de destaque no Brasil com a construção do primeiro museu internacional de arte em parceria com o renomado Centro Georges Pompidou, em Paris.
O novo complexo cultural ficará estrategicamente localizado próximo ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Em um espaço que será financiado pela CCR Aeroportos, empresa responsável pela administração do aeroporto paranaense. Além disso, a proximidade com o Parque Nacional do Iguaçu e o Parque das Aves, duas das principais atrações turísticas da região, promete tornar o museu acessível e atrativo para visitantes locais e internacionais.
Inclusive, o projeto arquitetônico do museu foi tema de um concurso público em 2023. Uma iniciativa para que arquitetos e urbanistas brasileiros tivessem a oportunidade de demonstrar a sua criatividade e talento na concepção de um espaço cultural de importância internacional.
Adicionalmente, uma equipe técnica do Centro Pompidou está programada para participar de discussões com uma equipe paranaense para discutir as necessidades e a concepção do espaço. Marc Pottier, coordenador internacional do projeto, ressalta a importância desse intercâmbio cultural e a positiva resposta da cidade brasileira ao projeto.
CENTRO POMPIDOU
O Centro Pompidou de Paris é conhecido por seu design inovador e tecnológico, além de abrigar o Museu Nacional de Arte Moderna, uma biblioteca e uma sala de cinema. Ele é um dos maiores museus europeus de arte moderna e contemporânea do mundo com unidades em diversos países, incluindo Bélgica, Espanha e China.
A colaboração entre o Brasil e a França representa uma oportunidade única para o desenvolvimento cultural de Foz do Iguaçu e fortalecerá os laços culturais entre os dois países. Deste modo, enriquecerá o cenário artístico e oferecerá uma nova experiência cultural aos visitantes e moradores da região.