A partir de 8 de janeiro de 2025, o Reino Unido passará a exigir o ETA, Autorização Eletrônica de Viagem, para todos os turistas que quiserem visitar os países da região, incluindo viajantes brasileiros. O documento deverá ser solicitado de forma online com até três dias de antecedência, mediante pagamento de uma taxa. Saiba mais a seguir!
AUTORIZAÇÃO COMEÇA A VALER OFICIALMENTE
O Reino Unido vai começar a exigir a Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) a partir de 8 de janeiro de 2025 para todos os turistas, inclusive brasileiros, que queiram visitar a região. A exigência é válida para todas as nações do mundo, menos para os integrantes da União Europeia, que só vão precisar da inscrição a partir de abril de 2025.
O documento deve ser solicitado de forma online, e a recomendação é que seja feito até três dias úteis de antecedência da viagem. A taxa custa 10 libras, o equivalente a cerca de R$ 73, e o pedido é feito por meio do site do governo do Reino Unido.
Contudo, desde que a solicitação seja feita com antecedência, o passageiro pode ir para os países integrantes do Reino Unido enquanto aguarda pela autorização. Depois de aprovada, a ETA é válida por dois anos, mas é importante deixar claro que ela não garante a entrada no Reino Unido: ainda é preciso que o visitante passe pelo serviço de imigração da fronteira.
De acordo com o portal UK-ETA, a autorização deve simplificar as viagens ao Reino Unido para visitar familiares e amigos de cerca de 220 mil brasileiros residentes no local, e ainda deve beneficiar cerca de 267 mil brasileiros que visitam o Reino Unido anualmente a lazer, negócios ou estudos.
POR QUE O ETA ESTÁ SENDO INTRODUZIDO PARA CIDADÃOS BRASILEIROS?
De acordo com o portal UK-ETA, a Autorização do Reino Unido tem como objetivo melhorar a segurança da fronteira do local, permitindo que o governo tenha mais controle e supervisão sobre as pessoas que entram no país. O sistema visa ainda evitar a imigração ilegal, inibir o crime organizado e identificar possíveis ameaças à segurança nacional antes mesmo de chegarem ao solo britânico.
O ETA também foi projetado para melhorar o controle de fronteiras e agilizar o processo de imigração para viajantes pré-verificados e de baixo risco.
COMO SOLICITAR UMA ETA PARA O REINO UNIDO
Os cidadãos brasileiros podem solicitar uma ETA do Reino Unido por meio do site ou aplicativo oficial do governo britânico. O processo de solicitação é totalmente online e sem papel e, por isso, não é preciso visitar consulados ou escritórios de vistos.
Leva apenas alguns minutos para ser concluído quando todos os documentos e informações necessários estiverem prontos. Veja abaixo o passo a passo:
- Faça o upload ou tire uma foto do passaporte que você usará para viajar para o Reino Unido;
- Carregue uma foto de passaporte recente ou tire uma foto usando a câmera do seu dispositivo;
- Preencha todas as informações necessárias;
- Responda às perguntas sobre segurança e elegibilidade;
- Pague o pedido de ETA do Reino Unido on-line.
O processo de aprovação da autorização eletrônica dura cerca de 3 dias. Por se tratar de um documento eletrônico, os viajantes não precisam levar uma cópia física do ETA. Veja abaixo um vídeo explicando:
CHEGANDO NO REINO UNIDO
Como já mencionamos, o ETA não garante a entrada no Reino Unido. Ao chegarem, os cidadãos brasileiros com o ETA aprovado ainda precisam apresentar seus documentos de identidade à UK Border Force, ou passar pelo portão de passaporte eletrônico (eGate), se disponível.
Se for solicitado, os viajantes também devem mostrar evidências de que têm fundos suficientes para se sustentar durante toda a estadia no Reino Unido e na viagem de volta. Ainda assim, os passageiros podem ter sua entrada recusada no Reino Unido se não passarem em um controle de fronteira.
Após passar pela segurança da fronteira, os cidadãos brasileiros com o ETA aprovado podem viajar livremente entre os quatro países constituintes do Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. É importante lembrar que o documento não é válido na República da Irlanda ou em outros países europeus.
A autorização é vinculada digitalmente ao passaporte do viajante, e é válido por dois anos, permitindo diversas visitas curtas com duração de até seis meses por viagem. Após dois anos ou quando o passaporte expirar, o que ocorrer primeiro, é preciso uma nova solicitação de ETA para continuar tendo permissão para viajar ao Reino Unido.
COMENTÁRIO
A notícia sobre a necessidade da Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) para visitar o Reino Unido foi divulgada há algum tempo, como foi postado no Passageiro de Primeira. Porém, a implementação demorou mais do que o esperado, e somente no início de 2025 vai realmente ser exigida pelos países.
Para dúvidas ou para fazer a aplicação, acesse o site do governo do Reino Unido.