O Brasil foi recentemente incluído no ranking dos 15 maiores mercados de viagens do mundo, ocupando a 15ª posição, segundo a pesquisa Global Travel Market Report 2024, da Phocuswright. Este é um marco significativo para o setor turístico do país, que está vendo um crescimento expressivo tanto no número de turistas estrangeiros quanto nas despesas geradas por eles.

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

ASCENÇÃO NO MERCADO GLOBAL 

Com a inclusão no ranking, o Brasil desbancou a Escandinávia, que ocupava a 15ª posição em 2022. Além disso, o país se destaca na América Latina ao lado do México, que está na 11ª posição. De acordo com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o Brasil projeta receber 6,6 milhões de turistas estrangeiros até o final de 2024, representando um aumento de 11,8% em relação ao ano anterior.

DESEMPENHO EM 2023

Em 2023, o Brasil recebeu 5,9 milhões de turistas estrangeiros, um aumento notável de 62,7% em comparação com 2022. As despesas desses visitantes atingiram R$ 34,5 bilhões, um recorde que supera os números de 2014, quando o país sediou a Copa do Mundo de Futebol. O ministro do Turismo, Celso Sabino, expressou otimismo com os dados, destacando o potencial promissor para o setor em 2024.

VISÃO GERAL DO RANKING GLOBAL 

O ranking global continua sendo liderado pelos Estados Unidos, seguidos por China, Japão, Alemanha, França e Reino Unido. Os Emirados Árabes Unidos também figuram entre os principais mercados, com uma arrecadação impressionante de US$ 44 bilhões em 2023, representando mais da metade do mercado de viagens do Oriente Médio. Os primeiros lugares do ranking são:

  • 1º lugar: Estados Unidos
  • 2º lugar: China
  • 3º lugar: Japão
  • 4º lugar: Alemanha
  • 5º lugar: França
  • 6º lugar: Reino Unido
  • 7º lugar: Emirados Árabes Unidos

A Rússia, apesar de ter caído cinco posições devido ao impacto da guerra com a Ucrânia, ainda se mantém à frente do Brasil no 14º lugar. A receita turística russa foi de US$ 27 bilhões, marcando uma queda de 25% em relação a 2019.

MERCADOS EUROPEUS EM ALTA

Na Europa, a valorização do euro trouxe um crescimento significativo para o mercado de viagens. A Espanha se destacou com um aumento de 40%, seguida por Itália, Alemanha, Reino Unido e França, que também apresentaram desempenhos positivos.