Reforma tributária pode deixar voar até 25% mais caro, diz CEO da LATAM. Aprovada no ano passado, a reforma tributária brasileira voltou ao centro do debate após uma publicação feita por Jerome Cadier, CEO da LATAM, em seu perfil no LinkedIn.

Voar ficará 25% mais caro segundo o CEO da LATAM

 No texto, o executivo destaca que o novo modelo de cobrança de impostos, embora traga avanços em diversas áreas, cria distorções graves para o setor aéreo — e deve afetar diretamente quem viaja. Assim, o preço das passagens deve subir cerca de 25%.

Cadier explica que as companhias aéreas não absorvem esse tipo de aumento; na verdade, elas repassam o imposto aos passageiros. Além disso, ele ressalta que o Brasil segue na contramão de outros países ao aumentar a carga tributária sobre o setor aéreo, o que pode tornar as viagens de avião menos acessíveis. “Se não ajustarem isto, vamos acelerar em marcha ré”, alerta.

O alerta da LATAM chega justamente em um momento de preocupação para o turismo nacional. De fato, um aumento de 25% nas passagens pode afastar passageiros e dificultar o crescimento das rotas regionais.

Além disso, esse cenário deve encarecer pacotes turísticos e reduzir a competitividade do Brasil como destino. Embora o texto da reforma ainda esteja em processo de regulamentação, o setor já se mobiliza para negociar mudanças que evitem impactos ainda maiores na malha aérea brasileira.

ENTENDA A REFORMA TRIBUTÁRIA E O SEU IMPACTO NA AVIAÇÃO

A reforma tributária aprovada no Brasil tem como objetivo simplificar a cobrança de impostos e melhorar o ambiente de negócios. No entanto, o setor aéreo sofreu com a inclusão de novos tributos ou aumento das alíquotas. Essa mudança, por sua vez, incidem diretamente sobre o combustível e sobre o preço final das passagens.

Por exemplo, o aumento da incidência do IOF e a não redução do PIS/Cofins no setor elevam o custo operacional das companhias aéreas. Como resultado, as empresas repassam essas despesas para os consumidores, tornando a viagem de avião mais cara.

REAÇÃO DAS COMPANHIAS AÉREAS AO AUMENTO DOS IMPOSTOS

  • Azul Linhas Aéreas: Em nota, a Azul afirmou que acompanha com preocupação os efeitos da reforma e reforça a necessidade de medidas que preservem a competitividade do setor e o acesso da população às viagens aéreas.

  • Gol Linhas Aéreas: A Gol declarou que o aumento dos impostos pode comprometer a retomada do crescimento do setor pós-pandemia e pediu diálogo aberto com o governo para encontrar soluções equilibradas.

  • LATAM Brasil: Além da publicação do CEO, a LATAM destacou que manter os preços competitivos é essencial para fomentar o turismo doméstico e internacional, o que impacta diretamente a economia.

CONHEÇA A TRAVEL

Você sabia que agora o Passageiro de Primeira tem um site dedicado exclusivamente ao universo de viagens? A Travel é um site especializado em guias de destinos, além de notícias e promoções relacionadas a viagens.

A nossa missão é ser a sua nova fonte diária de inspiração para vivências únicas e imersivas ao redor do mundo. Com um olhar atento à autenticidade e à imersão cultural, a Travel vai além dos roteiros turísticos tradicionais, oferecendo aos viajantes uma experiência genuína, que valoriza a cultura local, a curiosidade e a sustentabilidade. Trazemos a expertise do Passageiro de Primeira em nosso sangue, o que garante excelência nas informações e serviços.

Venha ver o mundo com novos olhos! Conheça a Travel! ✨