Onde ficar

Onde ficar

    int(5220)

Definir onde ficar em Nápoles não é, definitivamente, uma tarefa fácil. Há muitas variáveis que é preciso colocar na ponta do lápis, como a quantidade de dias que passará na cidade ou se vai estar de carro. Neste guia, nós te apresentamos as melhores regiões e suas vantagens para que, assim, consiga tomar uma decisão mais assertiva.

Por: Priscila Brisighello, Atualizado em 16/01/2025

Considerada a maior cidade da Campânia, Nápoles atrai turistas de todo o mundo e, como parte deles fica apenas poucos dias na cidade, é imprenscidível acertar a escolha de onde ficar. Isto porque, ainda que existam inúmeros bairros napolitanos interessantes, para maximizar o tempo de deslocamento e evitar o trânsito caótico, é importante estar próximo dos lugares os quais pretende visitar.

☞ pular para…

A HOTELARIA EM NÁPOLES

Ainda que Nápoles não conte com uma forte tradição hoteleira, que traz certa tranquilidade na hora de esolher onde ficar, é possível contar com boas opções na cidade. No entanto, equilibrar os pratos da boa localização, bom preço e boa hospitalidade pode ser um tanto quanto difícil; por isso, defina quais são as suas prioridades na hora de escolher sua estada.

Desde hotéis de luxo até opções mais econômicas, Nápoles oferece uma ampla possibilidade hoteleira para atender a todos os tipos de viajantes. Para aqueles que buscam uma experiência elegante e sofisticada, há opções como Grand Hotel Parker’s e The Britannique Hotel Naples, ambos localizados no bairro Chiaia, ou então o ROMEO Napoli, em Molo Beverello, que conta com uma das vistas mais incríveis da cidade.

Por outro lado, os albergues são uma escolha popular entre os viajantes com orçamento mais restrito ou para aqueles que preferem uma atmosfera mais sociável durante a estada. Adicionalmente, Nápoles também oferece opções alternativas, como apartamentos para alugar, bed and breakfasts e até mesmo hotéis boutique. Inclusive, alguns estabelecimentos estão situados em edifícios históricos renovados, adicionando um charme especial à experiência de hospedagem.

MAPA – ONDE FICAR EM NÁPOLES

PRINCIPAIS REGIÕES PARA FICAR EM NÁPOLES

Ao definir sua estada em Nápoles, tão importante saber onde ficar é saber onde não ficar. A cidade está dividida em 30 bairros e, ainda que tenha melhorado muito em termos de segurança, há regiões não recomendáveis. Embora a região central seja uma das mais indicadas, em Nápoles, áreas seguras e menos seguras frequentemente se alternam. Para não ter erro neste aspecto, opte por Centro Storico, Chiaia, Vomero e Posillipo – basicamente, as regiões 1, 3, 4, 11, 12 e 15 do mapa abaixo.

Fonte: Wikipedia

Do mesmo modo, opte por não se hospedar em Scampia, bairro próximo do aeroporto e não muito seguro. Outros lugares a serem evitados são San Giovanni a Teduccio, embora sejam famosos por abrigarem o maior mural do mundo dedicado a Diego Maradona, Barra e Ponticelli. Já Rione Sanità, ainda que seja muito mais interessante durante o dia, não há o que fazer à noite, portanto não é uma área recomendável.

CENTRO STORICO

Se você vai fazer como a maioria dos turistas e passar somente um dia – no máximo dois – em Nápoles, então a melhor sugestão de lugar para ficar é o Centro Storico. Patrimônio Mundial da UNESCO, é lá onde estão os principais pontos turísticos da cidade, como a Spaccanapoli, as ruas dei Tribunali e San Gregorio Armeno, a Catedral de São Januário, a Basílica de Santa Clara e a Igreja do Gesù Novo. E, ao contrário do que se possa imaginar, trata-se de uma zona segura para se hospedar.

Escolha ficar em uma das decumani, as três ruas antigas de Nápoles, como a Spaccanapoli, por exemplo, pois estará no coração do antigo centro da cidade. Como falamos, grande parte das atrações está localizada nesta região, o que significa que poderá fazer muita coisa a uma curta distância a pé. Além disso, estará em uma das principais veias do cotidiano dos napolitanos – basta ir para a rua e tão logo sentir o cheiro do café tirado na hora ou, então, tropeçar em uma das melhores pizzarias do mundo.

Pelo fato do centro histórico ser bastante turístico, a região conta com preços mais elevados e isso, consequentemente, impacta nos custos de seus hotéis. Ainda assim, vale investir mais recurso financeiro para ficar nesta área, visto que a sua viagem será muito mais proveitosa. Como sugestões, indicamos o Palazzo Caracciolo Naples, Costantinopoli 104 e Decumani Hotel De Charme.

CHIAIA

Quer um lugar mais tranquilo que o centro histórico para ficar em Nápoles, mas que ainda assim seja bem localizado, próximo à praia, com bons restaurantes e boas opções de compras? Então Chiaia é a pedida. Um dos mais exclusivos e elegantes da cidade, o bairro conta com inúmeras lojas de grifes e de designers locais, além de uma vida noturna intensa onde os jovens se encontram para um aperitivo, o happy hour italiano. Tudo isso somado a uma belíssima vista para o mar e a um magnífico pôr do sol.

No entanto, engana-se quem acredita que o bairro de Chiaia se limita apenas às compras, vida noturna e orla marítima. A região é rica e possui enormes edifícios históricos bem cuidados, tais como o Palazzo Cellamare e o museu Pignatelli, com uma bela exposição de móveis e porcelanas de época. Ainda, conta com a Villa Comunale, um grande parque com lindas fontes e onde está localizado o Aquário Dohrn, um dos aquários mais antigos da Europa. Inclusive, esta região é bastante adequada para famílias e crianças.

Por ser uma região bastante exclusiva, ainda que afastada do centro histórico, Chiaia é uma das mais caras para ficar em Nápoles. Por isso, a recomendação é que se hospede por lá caso o intuito seja fazer uma slow travel pela cidade – afinal, nada combinada mais com uma viagem tranquila do que pausas para descanso à beira-mar, não é mesmo? Se a ideia for justamente essa, boas opções para sua estada são os hotéis Grand Hotel Parker’s, onde está localizado George Restaurant, primeiro estabelecimento a receber duas estrelas Michelin na cidade, e The Britannique Hotel Naples, ambos com vista esplendorosa da cidade.

VOMERO

Outro bairro para ficar em Nápoles é Vomero, um dos mais românticos da cidade e ideal para os casais. Localizada em uma área montanhosa, a região oferece uma vista espetacular para o Vesúvio e ainda conta com inúmeros pequenos bares e restaurantes familiares, o que dá um ar ainda mais especial. Além disso, é lá onde está situado um dos principais pontos turísticos de Nápoles, o Castello di Sant’Elmo.

Assim como a sua vizinha Chiaia, Vomero é uma área bastante exclusiva, moderna e artística, mas com a enorme vantagem de possuir fácil acesso ao centro histórico por meio de transporte público, como metro. Ainda, para quem busca uma experiência mais local, o bairro é mais autêntico neste aspecto – para isso, não deixe de visitar o Mercato di Antignano, onde frutas e vegetais frescos são vendidos junto com os tradicionais queijos italianos e carnes curadas.

Outra grande vantagem é que a região é uma ótima escolha para quem está de carro. Como na maior parte das cidades italianas, o centro histórico é um local que apresenta dificuldades para estacionar. Vagas na ruas são raras e os poucos estacionamentos pagos são apertados, concorridos e caros. Por isso, Vomero torna-se uma excelente alternativa neste aspecto, visto que, por lá, será mais tranquilo de encontrar lugar para deixar seu carro. Só atente-se ao fato de que o estacionamento em Nápoles pode custar de 20 euros a 40 euros/dia.

Caso tenha definido Vomero como a sua área para ficar em Nápoles, as sugestões de hospedagem são o Gentile Suite & Spa Vomero, que está ao lado do metrô, e Relais Villa Montedonzelli, um B&B mais afastado do centro do bairro, porém bastante intimista e romântico.

Posillipo

Se já conhece Nápoles e deseja ficar, provavelmente, na sua zona mais bonita, com vista direta para o Vesúvio, então a escolha deveria ser Posillipo. Por ser longe das atrações turísticas, ela é ideal somente para quem está visitando a cidade pela segunda vez, ainda mais pelo fato de não ser bem conectada ao centro por transporte público

Trata-se de um bairro rico, com belas praias rochosas, bons restaurantes e uma animada vida noturna. Os terraços do parque público do Parco Virgiliano, que estão situados nesta região, oferecem belas vistas do mar e da costa. Às quintas-feiras, há ainda o famoso Mercado Posillipo, cujas barracas vendem de tudo: desde roupas de grife até têxteis para o lar. Já no verão, o teatro Posillipo tem concertos e espetáculos com um ambiente maravilhoso ao pôr do sol.

Por ser o bairro mais exclusivo de Nápoles, os hotéis de Posillipo podem ser bastante caros, mas valem a pena, principalmente se já estiver por lá pela segunda vez. Afinal, vai conhecer uma nova faceta napolitana, que provavelmente não estará nem nos melhores guias turísticos da cidade. Como recomendação, o LHP Suite Posillipo oferece uma boa estrutura de apartamento.

BAIRRO ESPANHOL

Por fim, o bairro espanhol, área que no passado já foi considerada perigosa, mas que hoje está em ascensão e virou um grande hype em Nápoles. Por lá, você encontrará pequenas lojas, bares e pizzarias que atraem gente durante dia e noite, além de estar a uma curta distância da Via Toledo, uma das principais ruas da cidade. Trata-se, portanto, de uma ótima opção para quem busca uma vida noturna agitada, mas não só isso: é a melhor região para quem quer ficar em uma Nápoles mais autêntica, mais local.

Se os seus planos é se hospedar no bairro espanhol, há três boas sugestões de estada: Hotel Art Resort Galleria Umberto, Hotel Il Convento e Napolit’amo Hotel Principe.

DICAS SOBRE ONDE FICAR EM NÁPOLES

Para definir onde ficar em Nápoles, é importante, primeiro, decidir quantos dias passará na cidade. Se poucos, como a maioria dos turistas faz, não há dúvidas de que a melhor sugestão é se hospedar no centro histórico por estar a uma curta distância a pé dos principais pontos turísticos e de ótimos restaurantes. Outras duas boas sugestões é o bairro espanhol, visto que também está próximo de algumas atrações, e Vomero, já que conta com fácil acesso ao transporte público, como o metrô.

Para quem tem como prioridade lugares charmosos, Chiaia é uma excelente alternativa, principalmente se estiver com filhos e tiver como intuito fazer boas compras em Nápoles. Já se conhece a cidade na palma da sua mão, então Posillipo pode ser a pedida, pois estará na zona napolitana mais bonita e de frente para Vesúvio. Aqui, no entanto, é importante estar de carro, pois não contará com outro meio de locomoção acessível.

Falando em carros, caso esteja em Nápoles com veículo, evite o centro histórico, pois terá dificuldade em estacionar, assim como acontece na maioria das cidades antigas da Itália. Neste caso, bairros mais asfastados do centro, como Vomero, podem ser uma opção bastante viável. Por fim, mas não menos importante, defina o seu orçamento. Há bairros mais caros, é claro, como é o caso de Chiaia, mas saiba que há opções para todos os bolsos por toda Nápoles. Pode ter certeza que possibilidades de estada são o que não vão faltar!

DÚVIDAS SOBRE ONDE FICAR EM NÁPOLES

Algumas dúvidas sobre onde ficar em Nápoles podem surgir. Pensando nisso, elaboramos as 6 principais perguntas a respeito do assunto:

1. Qual a melhor região para ficar em Nápoles?

Se é a sua primeira vez em Nápoles, a melhor região para se hospedar é o centro histórico. Isto porque a maioria das atrações turistícas está por aqui, o que lhe permite caminhar tranquilamente pela cidade. Ainda, há muitas opções de estabelecimentos, como lojas, restaurantes, bares e afins, o que facilita no descolamento.

2. Qual o bairro com o melhor custo e benefício em Nápoles?

A 1,8 km a leste da Via Toledo, está o bairro do Porto de Nápoles, também conhecido como zona universitária, e é por lá onde você encontrará a maior variedade de alojamentos econômicos da cidade. Outra boa opção para quem está com o orçamento mais limitado é o bairro espanhol, que é a pedida para quem deseja conhecer a vida dos napolitanos de forma mais autêntica. Hospedar-se em ambos é muito prático porque você estará a poucos passos do centro histórico, onde estão as principais atrações turísticas.

3. Onde evitar ficar em Nápoles?

Ainda que a segurança de Nápoles tenha melhorado muito, opte por não se hospedar em Scampia, bairro próximo do aeroporto. Outros lugares a serem evitados são San Giovanni a Teduccio, Barra e Ponticelli. Já Rione Sanità, ainda que seja muito mais interessante durante o dia, não há o que fazer à noite, portanto não é uma área recomendável.

4. Qual é a melhor área para a vida noturna em Nápoles?

Justamente por ser um bairro bastante jovial, o bairro do Porto de Nápoles, também conhecida como a zona universitária, é a melhor em termos de vida noturna de Nápoles. Em seguida, outra região que conta com inúmeros estabelecimentos para quem quer passar a madrugada adentro é Chiaia, uma das mais elegantes da cidade.

5. Qual a melhor área para fazer compras em Nápoles?

Para fazer compras em Nápoles, hospede-se em Chiaia, que um dos bairros mais elegantes de Nápoles. Considerada uma das áreas mais exclusivas da cidade, conta com inúmeras boutiques de grife e lojas de marcas de alta costura. Um deleite pra quem ama este hobby!

LISTA DE HOTÉIS PARA FICAR EM NÁPOLES

Pensando em facilitar a vida dos viajantes, a Travel criou uma lista de opções de hotéis para ficar em Nápoles, com as informações mais importantes, tais como preço, localização e mais detalhes do serviço. Veja a seguir: