Nápoles não decepciona quem busca não somente turistar, como também fazer compras; afinal, a terceira maior cidade da Itália está repleta de mercados e vielas ao ar livre que oferecem de tudo, desde produtos locais a marcas de grife, além de contar com uma das galerias mais famosas do mundo, a Galleria Umberto I. Ou seja, no quesito compras, opções não faltarão por lá.

☞ pular para…
- O que comprar em Nápoles
- Onde fazer compras em Nápoles
- Dicas sobre compras em Nápoles
- Dúvidas sobre compras em Nápoles
- Lista de lugares para comprar em Nápoles
O QUE COMPRAR EM NÁPOLES
Nápoles é uma cidade repleta de história, cultura e tradição, oferecendo uma variedade de itens autênticos para comprar. Para quem gosta de produtos locais e artesanais, sejam eles de consumo ou não, a cidade é um deleite, pois conta com um mundo de possibilidades no quesito compras. Justamente por isso, opte sempre por adquirir aquilo que Nápoles pode lhe oferecer de único e especial, isto é, aquilo que encontraria em outro lugar — ou até encontraria, mas sem a mesma magia napolitana.
Neste sentido, começamos pelas máscaras de Pulcinella. Para quem não as conhece, trata-se de um ícone tradicional da Commedia dell’Arte, um estilo de teatro italiano que surgiu no século XVI. Pulcinella, por sua vez, é uma das personagens mais famosas deste gênero, conhecida por sua esperteza, malandragem e, às vezes, comportamento insolente. Não à toa, tornou-se um símbolo de Nápoles, pois nada mais é do que uma representação da arte de sobreviver do napolitano. Inclusive, esta capacidade de se agarrar à vida em vez de sofrê-la tornou-se um verdadeiro estilo de vida e, portanto, as Máscaras de Pulcinella são muito mais do que simples objetos decorativos — elas encapsulam uma parte vital da herança cultural de Nápoles.
Ainda no centro histórico, você também encontrará outra herança cultural da cidade. Mais especificadamente na via San Gregorio Armeno, é sempre Natal, seja a época que for — afinal, estamos falando de uma das principais ruas da cidade que é conhecida por reunir os melhores artesãos e lojas especializadas em artigos decorativos para presépios, os quais são absolutamente todos feitos à mão em termos de forma e cor. No entanto, muito se engana que o local se resume às imagens sacras. Personagens da vida cotidiana, como açougueiros, vendedores, amigos jogando cartas e até pizzaiolos, são vendidos por aqui. A principal característica do presépio napolitano é a união entre o sagrado e o profano.
Há, ainda, as cerâmicas de Vietri sul Mare, cujas peças são pintadas à mão e conhecidas por suas cores vibrantes, além dos desenhos alegres com elementos da vida marítima, flores, limões e cenas pastorais. Ainda que não sejam tipicamente napolitanas, afinal, sua origem é de Vietri sul Mare, uma pequena cidade na Costa Amalfitana, em Nápoles, é possível encontrá-las em diversos estabelecimentos, o que as tornam quase que uma compra obrigatória quando estiver por lá.

Ao falar sobre compras em Nápoles, o que também não podem faltar são comidas. Afinal, estamos falando de uma das cidades italianas que mais leva a sério o ato de comer. Por meio da sua gastronomia, você estará em contato direto com a sua paixão e conseguirá apreciar a execução da melhor arte napolitana, que é justamente a que vai à mesa.
Quando estiver na cidade, não deixe de comprar mozzarella di bufala, massas artesanais e limões de Sorrento, famosos por seu aroma e sabor. Obviamente, estamos falando de itens que devem ser ingeridos por lá, visto que são produtos frescos. No entanto, se a ideia é levar algo para o Brasil, saiba que Nápoles não lhe decepcionará. Limoncello, vinho Lacryma Christi, provolone del Monaco, salame napoletano (ambos embalados a vácuo), pasta de grano duro, molhos já prontos e feitos com tomates San Marzano, algum azeite de oliva extra virgem local, chocolates artesanais de Modica e taralli (biscoitos salgados) são alguns dos itens que permitem que leve um pedaço da culinária napolitana para casa.
ONDE FAZER COMPRAS EM NÁPOLES
Quando for às compras em Nápoles, saber de antemão aonde ir pode lhe ajudar a programar o seu roteiro de uma maneira mais eficiente, principalmente se tiver poucos dias na cidade e o seu tempo for curto. Portanto, tenha em mãos os endereços desejados e, assim, terá maior chance de comprar aquilo que gostaria por ter uma organização prévia.
Vale lembrar sobre os seus tradicionais mercados, que são paradas mais do que obrigatórias, assim como algumas de suas vias que possuem uma vida comercial bastante ativa, como é o caso da via Toledo e a via San Gregorio Armeno, conhecida por ser a rua dos presépios.
Para começar, perca-se nas principais vias comerciais: via Toledo, via Chiaia, via Gaetano Filangeri e via dei Mille — as três últimas localizadas em Chiaia, por onde poderá passear entre as boutiques de luxo e, em geral, respirar um ambiente mais sofisticado. Já a Via Toledo é uma das ruas mais animadas da cidade e onde é possível encontrar absolutamente tudo, desde itens que custam alguns euros às lojas mais conhecidas, como Zara, H&M, Sephora, Calzedonia e Benetton. Entre elas, há também inúmeros estabelecimentos menores que vendem produtos locais, artesanatos e lembranças, como a Gay-Odin, famosa loja de chocolates que atrai visitantes desde o século XIX, além de cafés, restaurantes e bares.
Inclusive, falando sobre Chiaia, saiba que lá é uma das principais regiões de compras em Nápoles, principalmente no que diz respeito às marcas de luxo. Ao redor da Piazza dei Martiri, você encontrará algumas das lojas de grife mais exclusivas da cidade, como, por exemplo, Louis Vuitton, Salvatore Ferragamo, Emporio Armani e Bottega Veneta. Ou seja, esta praça é um ponto de encontro perfeito para os amantes da moda — principalmente se aproveitar o passeio para esticar as compras pela via Gaetano Filangieri, que conta com lojas como Prada e BVLGARI.
Se quiser gastar um pouco mais de dinheiro em artigos de alta qualidade, direcione-se, então, para o bairro Vomero, principalmente nas vias Scarlatti e Luca Giordano. Localizadas no coração do bairro, estas ruas são conhecidas por suas lojas de moda, livrarias, cafés e uma atmosfera mais tranquila e residencial. Aliás, é justamente lá que se encontra a principal loja de departamento de Nápoles, a Coin. Conhecida por oferecer uma ampla gama de produtos que vão desde moda e acessórios até itens de decoração e beleza, é um destino ideal para quem busca uma experiência de compra diversificada em um ambiente elegante e acolhedor.

Já no centro histórico, uma via extremamente relevante para o comércio napolitano é a San Gregorio Armeno. Conforme já falamos, é mesta rua que você encontrará os famosos presépios, como também as máscaras de Pulcinella. Entre as oficinas históricas mais importantes, a Fratelli Capuano, datada de 1840, já decorou até mesmo o Palácio Real de Madrid para o Natal. Outra opção é a Di Virgilio – Rosario e Gennaro, dirigida por Genni Di Virgilio, o qual continua a tradição que lhe foi transmitida por seu pai.
Por ali, conheça também a Corso Umberto I, uma longa avenida que oferece uma variedade de lojas, desde moda e eletrônicos até cafés e restaurantes, e a via Benedetto Croce (Spaccanapoli). No coração do centro histórico de Nápoles, esta rua é famosa por suas lojas de souvenirs, artesanato e produtos locais. Já ao final da via Toledo, encontrará um dos principais pontos de comércio de Nápoles, a Galleria Umberto I, um requintado centro comercial que também funciona como uma instalação de arte, semelhante à Galleria Vittorio Emanuele II de Milão.
Dito isso, saiba que Nápoles sempre terá algum cantinho vendendo algo de interessante; todavia, é fato que há algumas regiões mais propícias a isso. Chiaia, Vomero e o centro histórico são lugares em que, com certeza, conseguirá comprar alguma recordação especial, seja para você ou para alguma pessoa querida.
MERCADOS DE RUA DE NÁPOLES
Falar de compras em Nápoles e não falar sobre os seus mercados é tratar o assunto pela metade. Isto porque, se quiser descobrir a verdadeira alma napolitana, os mercados da cidade são uma parada fundamental. Muitos deles conservam uma história antiga e, apesar de passado o tempo, mantiveram o seu encanto, o que os tornam lugares imperdíveis para quaisquer turistas que queiram verdadeiramente vivenciar uma experiência autêntica e única.
Nas ruas, ao caminhar pelas barracas, você encontrará produtos de todos os tipos, desde alimentos até roupas, além de itens novos e usados, tudo a preços acessíveis. Aqui, a recomendação é andar bastante e analisar bem o que deseja levar para a casa, pois opções não faltam. Aposte em queijos, frutas, embutidos e demais produtos locais, visto que eles trazem em seu sabor toda a herança e cultura gastronômica de Nápoles.
Uma coisa é fato: Nápoles conta com inúmeros mercados de rua para você fazer suas compras. No entanto, para facilitar a sua visita, selecionamos os 3 mais tradicionais e bem localizados por estarem situados próximos ao centro histórico da cidade. São eles:
1. Mercato della Pignasecca
Situado ao longo da Via Pignasecca, no coração do Quartieri Spagnoli, mas também se estendendo nas ruas adjacentes, como via Portamedina e via Pasquale Scura, está o mercato della Pignasecca, o mercado ao ar livre mais antigo de Nápoles. A atmosfera é tipicamente napolitana: animada, folclórica, calorosa e caótica — e os comerciantes gritando em dialeto grosso tornam tudo ainda mais autêntico.
Ao passar pelas barracas cheias de peixe fresco, frutas, legumes e roupas, você logo perceberá que se trata de um ótimo lugar para comprar produtos frescos, saborear deliciosas comidas de rua e encontrar ótimas pechinchas em vestuário, acessórios e muito mais. O mercado geralmente funciona todos os dias, das 8h às 20h. É sempre bom chegar cedo para aproveitar os melhores produtos e evitar multidões.
2. Mercato di Porta Nolana
O Mercato di Porta Nolana é outro mercado emblemático em Nápoles, famoso por sua vibrante atmosfera e vasta seleção de produtos, especialmente peixes e frutos do mar. Situado em torno da Porta Nolana, nas proximidades da Piazza Nolana, o mercado geralmente funciona diariamente, das 7h às 13h.
3. Mercato Torretta
Por fim, outro mercado que merece a visita, ainda que não fique um pouco mais distante do centro histórico, é o Mercato Torretta. Localizado na via Ferdinando Galiani, é um dos poucos cobertos da cidade onde encontrará mantimentos, mas também sapatos, roupas e acessórios. A recomendação é conhecer o histórico restaurante “Cibi con Nonna Anna”, onde tudo é preparado com produtos frescos do próprio local. Funciona todos os dias, exceto aos domingos, geralmente das 09h00 às 19h00.
MAPA DE COMPRAS EM NÁPOLES
DICAS SOBRE COMPRAS EM NÁPOLES
Antes de irmos às dicas sobre compras em Nápoles, uma das principais informações que precisa saber é que muitos estabelecimentos, especialmente em áreas menos turísticas, fecham durante a “sesta” (pausa do almoço), que geralmente acontece das 13h00 às 16h00. Além disso, durante os feriados nacionais, o comércio pode ter horários reduzidos ou estar fechado. Portanto, com as devidas exceções, é extremamente importante se planejar para não dar de cara com as portas fechadas.

Outras duas dicas relevantes: atente-se às restrições no transporte de líquidos, principalmente se não for despachar a mala, e aos alimentos permitidos de interesse agropecuário. Em regra geral, na bagagem de mão, a capacidade máxima é de 1 litro e todos os líquidos, inclusive em gel, pasta, creme ou similares, devem estar em frascos de até 100 ml. Já no caso dos alimentos, eles precisam estar em suas embalagens originais e conter as informações técnicas de validade, além de selos sanitários. No caso de derivados de animais, como queijos e embutidos, é importante que o produto seja embalado a vacuo.
Por fim, atenção à cota de isenção! Para não ser taxado na alfândega, as suas compras em Nápoles não podem ultrapassar o valor de mil dólares e, caso ultrapasse, é necessário preencher a Declaração Eletrônica de Bens do Viajante, a e-DBV, para recolher o imposto. Do contrário, se for fiscalizado, vai arcar, além dos valores devidos, uma multa de 50% em relação ao valor excedente.
TAX FREE EM NÁPOLES
Uma das principais dicas de compras – e de economia, principalmente – é a respeito do Tax free. Para quem não sabe, a Europa devolve uma porcentagem do IVA em relação aos bens de consumo, excluindo hospedagens, restaurantes e serviços, devendo a restituição ser solicitada no último país que passar na União Europeia. No entanto, este benefício é válido somente para quem mora fora do continente e não está disponível em todas as lojas.

Na Itália, o taxa padrão de IVA na Itália é de 22%, mas existem também taxas reduzidas de 10% e 5% para certos produtos essenciais. Geralmente, o reembolso máximo do IVA para compras elegíveis é em torno de 12% a 13% do valor total da compra e o valor mínimo gasto em um estabelecimento para poder ter direito ao Tax Free é de 155 euros por loja. Para garantir o seu benefício, é necessário conferir se a loja é participante do programa e apresentar seu passaporte no momento do pagamento para que uma espécie de nota fiscal seja preenchida com seus dados. Guarde-as.
Ao sair da União Europeia, vá até o quiosque do Tax Free ou procure se há algum totem de autoatendimento no aeroporto. Se o país de saída for a Itália, basta se dirigir à área chamada Zoll, cujo logo é azul, ou procure algum guichê com a informação “Global Refunds”. Lá, você deverá apresentar todos os formulários, bem como os comprovantes de compra.
Uma dica importante: é possível que o agente peça para que mostre os produtos comprados. Por isso, esteja com tudo o que comprar de forma fácil. Ainda, vá ao aeroporto com bastante antecedência, pois o processo de restituição do imposto pode ser bastante demorado.
DÚVIDAS SOBRE COMPRAS EM NÁPOLES
Algumas dúvidas sobre comprar em Nápoles podem surgir antes de viajar — ou até durante a sua viagem, por que não? Pensando nisso, elaboramos as 5 principais perguntas a respeito do assunto:
1. Como economizar ao fazer compras em Nápoles?
Economizar ao fazer compras em Nápoles é uma questão de saber onde e quando comprar. Por isso, explore os supermercados e mercados de ruas, adquirindo produtos típicos e locais, evite áreas turísticas para fazer compras, negocie preços e, principalmente, ao realizar uma compra de grande valor, não se esqueça de solicitar o Tax Free para ter reembolso de uma porcentagem do IVA.
2. Onde comprar barato em Nápoles?
Para comprar barato em Nápoles, a pedida são os mercados de rua, a exemplo do Mercato della Pignasecca, os quais, além de venderem produtos frescos, também colocam à venda roupas, acessórios e muito mais a preços acessíveis. Já para cosméticos, perfumes, produtos de higiene e afins, opte pelas drogarias da cidade. Por fim, no quesito supermercado, escolha os estabelecimentos locais.
3. Onde comprar artigos de luxo em Nápoles?
Para comprar artigos de luxo em Nápoles, a principal região é Chiaia, especialmente na área ao redor da Piazza dei Martiri, onde você encontrará algumas das lojas de grife mais exclusivas da cidade, como, por exemplo, Louis Vuitton, Salvatore Ferragamo, Emporio Armani e Bottega Veneta.
4. Onde comprar lembrancinhas e souvenirs em Nápoles?
Para comprar lembrancinhas e souvenirs em Nápoles, alguns endereços são certeiros: via San Gregorio Armeno, Spaccanapoli, via Toledo e Galleria Umberto I. No entanto, vale lembrar que a terceira maior cidade da Itália está repleta de pontos turísticos e, ao seu redor, sempre haverá algum lugar para comprar algo que te fará recordar da sua viagem ao voltar para o Brasil.
5. O que vale a pena comprar em Nápoles?
Além das lembrancinhas típicas napolitanas, como os presépios e as máscaras de Pulcinella, vale a pena comprar em Nápoles comidas e bebidas, tais como limoncello, vinho Lacryma Christi, provolone del Monaco, salame napoletano (ambos embalados a vácuo), pasta de grano duro, molhos já prontos e feitos com tomates San Marzano, algum azeite de oliva extra virgem local, chocolates artesanais de Modica e taralli (biscoitos salgados).
LISTA DE LUGARES PARA COMPRAR EM NÁPOLES
Pensando em facilitar a vida dos viajantes, a Travel criou uma lista de opções de lugares para comprar em Nápoles, com as informações mais importantes, tais como preço, localização e mais detalhes do serviço. Veja:












