Na via San Gregorio Armeno, localizada no coração histórico de Nápoles, entre a via dei Tribunali e a via San Biagio dei Librai, também chamada de Spaccanapoli, é Natal – seja a época que for. Trata-se de uma das principais ruas da cidade que é conhecida por reunir os melhores artesãos e lojas especializadas em artigos decorativos para presépios, os quais são absolutamente todos feitos à mão em termos de forma e cor. Cada estátua tem um significado e uma alma próprios, que são explicados com muita paixão pelos artistas.
A tradição da rua San Gregorio Armeno é muito antiga, anterior ao cristianismo. Na antiga época romana, um templo dedicado a Ceres estava localizado aqui e as lojas da região vendiam estatuetas de terracota oferecidas à deusa da agricultura e da fertilidade. Segundo a lenda, era costume dar essas imagens como um bom presságio para a época da colheita e agradecimento aos pedidos atendidos. Com o advento do cristianismo, um mosteiro foi construído sobre o antigo templo, onde as freiras guardavam as relíquias de São Gregório e, à medida que a religião cristã se espalhou, os artesãos começaram a confeccionar estatuetas do evangelho. Foi assim que nasceu o presépio napolitano.
Atualmente, a via San Gregorio Armeno está repleta de imagens natalinas ao longo do ano inteiro, mas é quando se aproxima do Natal que o local se converte em uma autêntica loucura. No entanto, muito se engana que o local se resume às imagens sacras. Personagens da vida cotidiana, como açougueiros, vendedores, amigos jogando cartas e até pizzaiolos, são vendidos por aqui. A principal característica do presépio napolitano é a união entre o sagrado e o profano.
Independentemente da sua crença ou não cristã, a via San Gregorio Armeno é um lugar imperdível em Nápoles, principalmente se você coleciona ou conhece alguém que coleciona presépios, pois podem ser lembranças e presentes perfeitos de sua viagem. Uma das principais lojas é a oficina de arte de Fratelli Capuano, datada de 1840, que já decorou até mesmo o Palácio Real de Madrid para o Natal. Ainda, a rua conta com outros estabelecimentos, como cafeterias, que fazem com que você tenha uma uma visão interessante da cultura da cidade.
Localização:
Como chegar: de metrô, as estações mais próximos são Museo (1.1 km de distância) ou Duomo (550m).
Preço: Gratuito.
Horário de Funcionamento: das 09h30 às 19h00 (horário comercial das lojas).