Onde ficar

Onde ficar

    int(3986)

“Onde ficar em Lisboa?” vamos nos aprofundar e explorar bairros clássicos e fora do radar para encontrar o lugar ideal para sua estadia.

Por: Gabriella Pawlowski, Atualizado em 14/05/2025

Sabe aquele grupo de amigos que, à primeira vista, parece não ter nada em comum? Cada um com suas manias, estilos, histórias e gostos diferentes. Pois bem, nós da Travel diríamos que os bairros de Lisboa funcionam exatamente assim. Cada um com a sua própria peculiaridade, mas, se você prestar bem atenção, vai notar que eles se complementam. Com isso em mente, um pouco de curiosidade e uma dose do licor tradicional ginjinha, vamos começar a escolher onde ficar na cidade?

Onde ficar em Lisboa.

☞ pular para…

A HOTELARIA EM LISBOA

Primeiramente, é importante mencionar que Lisboa tem experimentado um “boom turístico” nos últimos anos. Alguns atribuem esse crescimento avassalador de novos moradores internacionais e turistas nas ruas da capital portuguesa à política de imigração do país e às redes sociais. Esse fenômeno, aliás, não tem agradado muito os lisboetas mais conservadores, que expressam seu descontentamento em conversas nas cafeterias espalhadas pela cidade.

No entanto, devido a essa grande circulação de pessoas, o setor da hotelaria na capital portuguesa se expandiu como nunca, buscando atender às necessidades de todos os tipos de viajantes. Você pode encontrar desde albergues com excelentes avaliações, passando por hotéis boutiques em casarões históricos até hotéis de luxo.

Além disso, o aluguel de apartamentos também tem sido uma das principais opções para quem visita a cidade. Com uma grande oferta espalhada por todos os cantos, esses apartamentos costumam oferecer bons preços e comodidades, como cozinhas equipadas para quem prefere preparar suas próprias refeições.

Já os preços da hotelaria em Lisboa variam de acordo com a categoria, localização e época do ano. Sendo a alta temporada, de junho a setembro, geralmente a mais cara. As diárias em hotéis bem classificados podem ultrapassar €350 facilmente. No entanto, há sempre alternativas para quem quer economizar na viagem, como os apartamentos e bed and breakfasts, com diárias em torno de €80.

Recomenda-se fazer reservas com antecedência, especialmente durante os meses mais movimentados, para garantir disponibilidade e obter tarifas mais favoráveis. Por fim, em termos de segurança, Lisboa é considerada uma cidade relativamente segura para os turistas. Mas é sempre importante tomar precauções básicas, como trancar as portas do quarto, colocar cadeados nas malas e não deixar objetos de valor à vista.

MELHORES BAIRROS PARA FICAR EM LISBOA

Para começar, é importante saber que a menor subdivisão administrativa de Lisboa é chamada de freguesia. No entanto, existem divisões informais, conhecidas popularmente como bairros. Para facilitar esse momento de escolha de onde se hospedar na cidade, vamos nos localizar através deles.

Onde ficar em Lisboa

(Foto: My Own Private Lisboa)

A verdade é que poderíamos indicar os bairros mais conhecidos e turísticos, mas para esta matéria, queremos variar um pouco. Vamos trazer uma pitada de frescor e novidade para os viajantes, sem descartar os clássicos, é claro!

CHIADO

Para as pessoas que preferem se hospedar na região central da cidade e estar próxima dos pontos turísticos, o Chiado é uma ótima opção. Nessa área, você pode explorar a Livraria Bertrand, a mais antiga do mundo ainda em funcionamento. Além, do Museu Nacional de Arte Contemporânea, o Elevador de Santa Justa e também da cafeteria A Brasileira, um dos spots preferidos do escritor Fernando Pessoa.

No entanto, 0 Chiado se destaca da Baixa e do Rossio, outras opções centrais populares para hospedagem, por oferecer a opção de uma rota alternativa que permite uma imersão mais profunda na vida cotidiana de Lisboa.

Para os amantes de música, a Louie Louie é uma parada obrigatória, com sua variedade de discos de vinil e ótimas ofertas. Depois, para uma experiência gastronômica memorável, recomendamos fazer uma reserva no incrível Palácio do Chiado, onde chefs renomados assinam pratos inovadores. E à noite, não há lugar melhor para apreciar a cidade e alguns drinks do que no Carmo Rooftop, com suas vistas deslumbrantes e sessões de cinema promovidas pelo Cine Society.

A sugestão de hospedagem da Travel , fica para o The Ivens, Autograph Collection que oferece acomodações espaçosas confortáveis e com uma decoração cheia de estilo. Além de contar com um bar e restaurante, que coleciona avaliações positivas dos hóspedes. Por fim, a partir dele, é possível caminhar até todas essas atrações ou utilizar o metrô na Estação Baixa-Chiado para se deslocar para outros cantos da cidade sem dificuldades.

ALFAMA

Além de ser um dos bairros mais antigos de Lisboa, Alfama também é uma das opções mais populares de hospedagem na cidade. Isso se deve ao fato de que, ao percorrer essas ruas, você consegue entrar em contato com a essência da cultura portuguesa. Seja pelos sabores autênticos nas típicas tascas, pela arquitetura com os varais de roupa nas sacadas ou pelo som das casas de fado que preenche as ruas estreitas.

Se você optar por se hospedar aqui, saiba que sua viagem tem tudo para ser inesquecível!

Onde ficar em Lisboa.

Explorar Alfama a bordo do Eléctrico 28 é uma experiência imperdível, passando por diversos cartões-postais da cidade. Alguns dos destaques incluem o Miradouro de Santa Luzia, o Museu Nacional dos Azulejos e a tradicional Feira da Ladra, onde se pode encontrar uma variedade de antiguidades, roupas e artesanatos.

Aliás, aqui vai um conselho: após uma caminhada pelo Castelo de São Jorge, um dos principais pontos turísticos da cidade, você chegará aos limites de Mouraria, um bairro que carrega a mesma vibe boêmia e que te levará até O Velho Eurico. Uma das tascas mais populares da cidade, que vale muito a pena a visita, seja pela equipe acolhedora ou pela comida deliciosa.  E, claro, nas mesmas ruas, durante o mês de julho, acontece a Festa dos Santos Populares, que agita a cidade com música, comida e diversão. Aliás, para ficar por dentro dos eventos em Lisboa, confira a nossa matéria.

Em seguida, a sugestão da Travel para uma estadia confortável no bairro é o Memmo Alfama, com sua decoração clean, aconchegante e seu terraço com vista para o Rio Tejo de tirar o fôlego.

Adicionalmente, é importante ressaltar que, por estar localizada em uma das colinas de Lisboa, o acesso aos transportes públicos em Alfama fica um pouco restrito. Para acessar a estação de metrô Santa Apolónia e as paragens de autocarro, por exemplo, você terá que caminhar por alguns minutos.

Por fim, para aqueles viajantes que têm algum problema de mobilidade ou optaram por alugar um carro, talvez esse não seja o bairro mais recomendado. Já que o número de ladeiras e estacionamentos disponíveis pode ser um problema para aproveitar a sua estadia.

PRÍNCIPE REAL

Lembra daquele amigo descolado e por dentro das trendys do momento? Pois bem, seu nome é Príncipe Real. Ele é um dos bairros mais charmosos e residenciais de Lisboa, vizinho do agitado Bairro Alto e da importante Avenida da Liberdade. Ao optar por se hospedar por lá, você poderá descansar, aproveitar a vida noturna e fazer compras sem precisar percorrer grandes distâncias.

Apesar de não ser a locação de muitos pontos turísticos, ainda há atrações dignas de uma visita. Algumas delas são o Miradouro de São Pedro de Alcântara, o Palacete Ribeiro Cunha e o Jardim Botânico de Lisboa. Para os viajantes que buscam fugir do fuzuê e viajam em família, saiba que você encontrará excelentes opções de hospedagem nesse bairro.

Uma das recomendações da Travel é a Casa Oliver Boutique. Localizada na praça central, em um edifício histórico completamente renovado, que proporciona uma atmosfera intimista e confortável. Além, de oferecer serviços de babysitting, lavanderia e aluguel de carro aos seus hóspedes.

Além de ser um bairro residencial, o Príncipe Real também tem um toque de requinte, seja pelas lojas de designers locais e internacionais, como a de Lidija Kolovrat, ou pelas esplanadas com quiosques que permitem tomar uma taça de vinho ao ar livre. Aliás, se optar por essa região, não deixe de visitar o Faz Frio, que possui um menu com pratos típicos portugueses em um ambiente super agradável.

Quanto à malha de transportes públicos neste bairro, você pode usar o metrô de Lisboa, mais precisamente a Estação do Rato. Também pode optar pelos ônibus, como o 758, ou utilizar o Elevador da Glória para poupar suas pernas durante a subida das infinitas ladeiras de Lisboa.

ARROIOS

Sabe aquela pitada de frescor que mencionamos anteriormente? Você vai senti-la se optar por se hospedar no bairro mais cool do mundo, segundo a revista Time Out. Isto, porque, em Arroios, você encontrará pessoas de todas as partes do mundo. Principalmente jovens, que estão em todos os cantos com novos empreendimentos gastronômicos, lojas-conceito e centros culturais que revivem a cultura underground da região.

Para começar, faça uma visita ao Mercado de Arroios para provar novos sabores. Depois, siga para a Fonte Luminosa e aproveite os dias de calor para fazer um piquenique ao ar livre e ver um pouco do cotidiano lisboeta. Para os mais curiosos, andar pelo bairro sem rumo pode ser uma ótima pedida, já que ele está repleto de “tesouros escondidos”. Alguns deles é a Do Beco, com um menu que não deixa nada a desejar quando o assunto é brunch. Sem sombra de dúvidas, essa é uma parada de dar água na boca!

Além disso, a Retro City é um lugar imperdível para os viajantes que curtem a moda upcycling. E claro, não podemos esquecer da vista do Miradouro de Santo Agostinho e daquela clássica parada para beber uma cerveja no Quiosque Jardim Constantino – Mustarda. 

Este é um dos bairros mais interessantes da cidade e que muitos turistas ainda não conhecem. Por isso, você pode encontrar excelentes opções de hospedagem por um preço mais acessível. Entre as opções, a Travel indica o apart-hotel Haws Lisboa, que conta com uma fachada de azulejos azuis e uma cozinha totalmente equipada, ideal para os viajantes que pretendem economizar com refeições na cidade.

Para melhorar, ao se hospedar aqui, você não ficará tão longe do centro da cidade, pois o bairro conta com estações de metrô como a Alameda, Anjos e Intendente.

GRAÇA

Há boatos que dizem que a Graça está para Lisboa como o Santa Teresa está para o Rio de Janeiro. Talvez seja pelos casarões históricos e a vibe de “vilarejo”. As ruas têm vida própria, com quitandas, livrarias, padarias artesanais e música espalhada por seus quatro cantos.

Por também estar localizada no topo de uma colina, o Miradouro do Largo da Graça e o Miradouro da Senhora do Monte são paradas imperdíveis no bairro para ver o pôr do sol e beber uma Superbock ou Sagres. E, claro, não podem faltar os famosos bondinhos que dão um toque especial ao cenário.

Se optar por se hospedar nesse bairro, saiba que você contará com pontos turísticos como o Convento da Graça. Além disso, encontrará as melhores casas de fado da cidade, como a Tasca do Jaime, bares para curtir a vida noturna, como o Botequim, e um local que mistura restaurante, bar, sala de concertos e contracultura: o DAMAS. Em outras palavras, opções de entretenimento é o que não vai faltar durante a sua viagem.

Nessa região, você terá excelentes opções de hospedagem em uma zona mais tranquila. A recomendação da Travel, para quem busca uma atmosfera mais acolhedora e hospitaleira é o Vila Rodrigues que tem tudo para ser um bom match.

Já para os transportes públicos, o bairro oferece boas conexões. Além dos bondinhos, há várias linhas de ônibus que passam pelo bairro, facilitando o acesso a outras partes de Lisboa. Utilizar aplicativos de mobilidade urbana como a Uber e a Bolt também podem ser uma boa opção para quem prefere não gastar tanto tempo com deslocamentos.

BELÉM

Hospedar-se em Belém deve ser uma opção a considerar caso não seja a sua primeira vez em Lisboa. Isso porque você não estará tão perto das principais atrações turísticas e dos transportes públicos mais centrais. Esta é uma região recomendada para quem busca algo mais tradicional, relaxado e reservado. Pode ser o lugar ideal para quem busca uma viagem mais romântica. Atenção casais, esse é o seu momento!

Em Belém, você poderá visitar monumentos históricos esplêndidos, como o Mosteiro dos Jerónimos e o Padrão dos Descobrimentos. Inclusive, não deixe de provar os deliciosos Pastéis de Belém. Experimente comê-los nos gramados em frente à Torre de Belém durante os fins de semana, quando muitas famílias se reúnem ali para praticar esportes e fazer piqueniques.

Outro passeio que vale super a pena nessa região é o Palácio Nacional da Ajuda, que preserva as mobílias, vestimentas e objetos da família real portuguesa. Além disso, o Planetário da Marinha é uma ótima opção para quem viaja com crianças também.

Já a sugestão de hospedagem da Travel fica para o Pestana Palace Lisboa, que parece  um cenário de filme de época, com suas mobílias, quadros e jardins elegantes e bem preservados. Por fim, em relação aos transportes, Belém é bem servida por várias linhas de ônibus e bondes, como o famoso Elétrico 15E, que conecta a região ao centro da cidade. No entanto, considere que os tempos de viagem podem ser mais longos do que se estivesse hospedado em áreas mais centrais.

AVENIDA LIBERDADE

Por último, mas não menos importante, temos uma das avenidas mais icônicas de Lisboa como opção de hospedagem: a Avenida da Liberdade. Por lá, você encontrará a maior quantidade de acomodações de luxo na cidade, que vão satisfazer até os viajantes mais exigentes.

Praticidade e comodidade são as palavras-chave para descrever essa região. Além do belo Parque Eduardo VII, você terá acesso a lojas de grife como Gucci e Burberry e ao icônico restaurante JNcQUOI Asia, que merece uma visita, sem sombra de dúvidas! Não apenas pela comida mas também pelo ambiente cativante.

No entanto, a área pode parecer similar a outras grandes metrópoles ao redor do mundo. Embora ofereça estabelecimentos muito renomados, a autenticidade portuguesa não é tão marcante por aqui. Hospedar-se nesta região depende muito do propósito da sua viagem e do orçamento disponível.

Bom, é até difícil escolher apenas uma hospedagem para indicar, já que essa área não desaponta nesse quesito. Porém, o Tivoli Avenida Liberdade é surpreendente. Ele se destaca pela longa lista de comodidades que oferece aos seus hóspedes, desde academias, piscinas e bares e restaurantes. Além de tudo isso, ele é o dono de uma das vistas mais bonitas de Lisboa. Não deixe de usufruir de um taça de vinho no terraço desse hotel!

Por fim, em termos de transportes, você estará mais do que bem localizado. Entre a Praça Marquês de Pombal e a Praça dos Restauradores, há estações de metrô e paragens de ônibus. E claro,  não poderíamos esquecer do Ascensor do Lavra, que leva as pessoas desde a Avenida da Liberdade até o Jardim do Torel por menos de €2. Aliás, para saber mais sobre os transportes em Lisboa, confira a nossa matéria.

MAPA COM MELHORES HOTÉIS PARA FICAR EM LISBOA

Pensando em facilitar a vida dos viajantes, a Travel criou um mapa que contém as nossas sugestões de hospedagens em Lisboa. Assim, você poderá se localizar mais facilmente pela cidade e escolher a melhor opção para você.

DICAS SOBRE ONDE FICAR EM LISBOA

Você é uma pessoa mais interessada em monumentos históricos e museus ou em compras e vida noturna quando conhece um novo destino? Bom, para escolher onde ficar em Lisboa, é importante considerar seu estilo de viagem, suas preferências de transportes e orçamento. Para ajudar na sua decisão, aqui estão algumas dicas:

Primeiramente, faça reservas com antecedência. Não é um exagero quando dizemos que em altas temporadas, como o inverno e o verão os preços das diárias podem ir as alturas. Aliás, se você optar por bairros como Chiado, Alfama e Príncipe Real é aconselhável já preparar o seu bolso.

Em seguida, escolha acomodações que tenham acesso fácil e rápido as estações de metrô, ônibus ou eléctricos. Ou até mesmo, a meios de locomoção alternativos, como bicicletas e patinetes elétricas. Esta escolha  facilita muito a sua viagem! Imagina só, a praticidade de sair pela porta da sua hospedagem e ter em mãos o  veículo que te permitirá explorar toda a cidade. Incrível, né?

Por último mas não menos importante, leve em consideração o seu estilo de viagem. Em outras palavras, o que você costuma fazer nos destinos. Por exemplo, se fazer compras é um dos seus hobbies, ficar perto de centros comerciais e lojas trendy é muito importante. Opte por se hospedar nos arredores da Avenida da Liberdade ou até mesmo em Arroios, para voltar para casa com peças novas no seu guarda roupa.

DÚVIDAS SOBRE ONDE FICAR EM LISBOA

Algumas dúvidas sobre onde ficar em Lisboa podem surgir na mente dos viajantes. Pensando nisso, elaboramos as 5 principais perguntas a respeito do assunto:

1. Qual o melhor bairro para ficar em Lisboa?

Depende! Se você prefere ficar próximo aos pontos turísticos, a recomendação é que fique no Chiado ou em Alfama. Já para quem gosta de vida noturna, os melhores são Príncipe Real, Graça e Avenida Liberdade. Por fim, para quem valoriza sossego e tranquilidade, opte por Arroios ou Belém.

2. Qual o bairro com o melhor custo e benefício em Lisboa?

Arroios. O bairro se destaca não só pela variedade de empreendimentos underground, comércios e serviços, mas também por estar a poucos minutos de muitas atrações. Além, de ter acesso fácil ao metrô e de oferecer diárias com preços mais acessíveis se comparado a outros bairros mais populares da cidade.

3. Onde evitar ficar em Lisboa?

Evite ficar no Bairro Alto. Apesar da agitação, diversão e festas, o bairro não é tão seguro à noite, especialmente para os turistas. Casos de furtos e golpes têm sido comuns na região há alguns anos. Além disso, o barulho durante a noite pode atrapalhar o sono.

4. Qual o melhor bairro para a vida noturna em Lisboa?

Se você busca desfrutar ao máximo da vida noturna em Lisboa, os bairros Alfama, Príncipe Real, Graça, Cais do Sodré e Bairro Alto são boas escolhas. Pois concentram as melhores boates, rooftops, casas de show e os bares mais decolados da cidade.

5. Quais são os melhores bairros para fazer compras em Lisboa?

A disputa é acirrada entre a Baixa, Chiado e a Avenida da Liberdade. Na primeira, você encontrará a Rua Augusta, Rua do Ouro e Rua da Prata repletas de lojas de roupas, calçados, acessórios e souvenirs. Já no Chiado, haverá lojas de moda, livrarias antigas e galerias de arte. É um local perfeito para encontrar produtos exclusivos e de alta qualidade. Por fim, a Avenida da Liberdade é o lar de diversas lojas de marcas de luxo e joalherias.

LISTA DE ONDE FICAR EM LISBOA

Pensando em facilitar a vida dos viajantes, a Travel criou uma lista de opções de hotéis para ficar em Lisboa, com as informações mais importantes, tais como preço, localização e mais detalhes do serviço. Veja a seguir: