Ao caminhar pelo V&A Waterfront, você avista, quase inevitavelmente, um prédio bem excêntrico, enorme e, especialmente, convidativo. Conhecido também como, Zeitz Museum of Contemporary Art Africa (MOCAA).
A arte contemporânea africana é celebrada neste espaço histórico que conta com uma coleção de arte moderna composta, única e exclusivamente, por artistas locais. Pelo contexto histórico, social e cultural africano, o museu traz obras muito fortes e contundentes, coloridas e com uma estética particular.
Críticas ao senso comum e aos problemas sociais estão presentes. Provindas de artistas ilustres como o sul-africano William Kentridge (conhecido por suas gravuras, pinturas e produções audiovisuais, que inclusive tem produções no acervo de Inhotim). Além disso, o Zeitz dedica dois andares para exposições temporárias, que se renovam aproximadamente a cada quatro meses. Portanto, mesmo visitando a Cidade do Cabo várias vezes, sempre vale a pena verificar qual exposição está em exibição.
Adicionalmente, o espaço conta com centro de fotografia, livraria, sala de leitura, práticas performáticas, educação artística e muito mais. São 6.000 metros expositivos, distribuídos em 100 galerias que foram desenhados em torno de um átrio (pátio central das casas gregas e romanas), de 27 m de altura.
Preço: A entrada para adultos no Zeitz Museum custa cerca de R$77,00. Já os menores de 18 anos possuem entrada gratuita.
Horário: Aberto todos os dias, das 10h às 18h.