Ao redor da Cidade do Cabo, existem vinícolas espalhadas pela região de Cape Winelands. Os dois destinos principais são Franschhoek e Stellenbosch, e estão a mais ou menos 1hr de distâncias — o que significa que é possível visitá-las em um passeio bate-volta.
No entanto, a Travel sugere reservar de dois a três dias para realmente mergulhar na experiência. Hospede-se em um dos hotéis renomados da região, como o Delaire-Graff, que está na nossa lista de “Onde ficar”. Outra opção é alugar uma casa para desfrutar de privacidade em meio à vastidão do espaço, ideal para uma experiência romântica.
Vale a pena ressaltar que, a colheita das uvas ocorre de janeiro a março, mas a melhor época para visitar Cape Winelands depende da sua preferência por calor ou frio. Para explorar a região, recomendamos alugar um carro, o que permite descobrir as belas estradas no seu próprio ritmo. Por fim, o GPS funciona bem, mas também é possível explorar com um mapa em mãos, para uma experiência quase atemporal.
FRANSCHHOEK
A 50 km da Cidade do Cabo, entre as Montanhas Groot Drakenstein, encontra-se Franschhoek, uma região que, há séculos, abrigava elefantes que vinham buscar água e se reproduzir. Essa paisagem mudou com a chegada dos huguenotes franceses, que plantaram as primeiras vinhas há 300 anos, afastando os animais selvagens.
Atualmente, Franschhoek é considerada a capital dos vinhos da África do Sul, com 43 vinícolas, incluindo as renomadas Boschendal e L’Ormarins, além de produções artesanais como My Wyn e Black Elephant Vintners. A região oferece uma ampla variedade de vinhos, como Sauvignon Blanc, Merlot, Chardonnay e Semillon.
STELLENBOSCH
Em seguida, Stellenbosch, a 80 km da Cidade do Cabo, é o destino mais popular para vinícolas, mas acreditamos que a experiência em Franschhoek é mais charmosa e tranquila.
Primeiramente, Stellenbosch é uma região maior, com uma população de 180 mil habitantes, repleta de galerias, atrações e conhecida por sua universidade. Entre as vinícolas mais renomadas da região estão Kanonkop, Rust en Vrede, e Spier, todas reconhecidas pela qualidade excepcional de seus vinhos.
Uma das características mais marcantes de Stellenbosch é ser a segunda cidade mais antiga da África do Sul e uma das primeiras a comercializar o Pinotage. Aliás, aqui vai uma dica: não deixe de visitar a feira Root44 Market, realizada às quartas, sextas e sábados, para uma tarde agradável.
Preço: Os preços para a degustação e tour pelas vinícolas podem variar bastante, recomendamos checar os valores atualizados no site oficial de cada uma delas. Assim como, as hospedagens.
Horário: A grande maioria das vinícolas funcionam das 10h00-18h00.