O teatro Scala de Milão é uma das casas de ópera mais famosas da Itália. É o teatro dos teatros, por onde passaram ícones como Giuseppe Verdi, Toscanini e Puccini, tenores e sopranos como Maria Callas, Luciano Pavarotti e Plácido Domingo. Inaugurado em agosto de 1778 para substituir o teatro anterior, destruído em um incêndio, o Scala deve seu nome à igreja que antes se erguia no local Santa Maria alla Scala. A parte externa, porém, não faz jus ao luxo dos interiores, que já foram reformados duas vezes para preservar os detalhes originais. 

Assistir a uma ópera ou ballet no Scala é uma oportunidade única. Fique atento que os ingressos para óperas se esgotam muito rapidamente. A dica é tentar com muita antecedência no site do teatro. Já compre os ingressos assim que decidir a data da sua viagem. Espetáculos de dança e orquestra costumam ser menos concorridos.

Ainda há outra forma de conhecer um pouco dos interiores do teatro mesmo sem assistir a uma apresentação. Você pode fazer uma visita ao Museu Teatrale alla Scala (a entrada fica do lado esquerdo do teatro). Ao adquirir o ingresso para o museu você poderá ver as coleções de instrumentos, figurinos e móveis de época. E se tiver algum camarote aberto você consegue dar uma espiadinha na sala do teatro. Não é a mesma coisa que vê-lo de dentro, mas já vale a pena.