Se você está passeando pelo centro de Milão e bateu uma fominha, não pense duas vezes e vá experimentar o Panzerotto do Luini. 

Localizado em uma das ruas da lateral direita da Duomo, Luini é mitologia em Milão. A pequena loja sem mesas, foi fundada em 1949 pela senhora Giuseppina Luini. No início era só uma padaria que fornecia pães aos hotéis e restaurantes do centro até que a senhora Luini resolveu preparar uma receita da sua terra natal, a Puglia.

Assim, o Pazerotto do Luini vira uma febre em Milão e é bem comum você encontrar longas filas por lá, especialmente na hora do almoço. A fila costuma andar bem rápido, mas se quiser evitá-la, o melhor horário para ir é no início da noite, por volta das 18h. 

Para nós brasileiros podemos talvez dizer que o panzerotto se parece com um pastel, mas a massa é completamente diferente. É basicamente um salgado frito, recheado de mozzarella e tomate (clássico) ou de salame picante e outros recheios. Existem também as versões doces com recheios de pêra e chocolate, nozes e frutas mas a massa é um pouco diferente e é assada.

É um lanche baratinho e tão gostoso que você vai querer comer mais de um! Não deixe de experimentar durante sua estadia em Milão!