O Kino Moviemento cinema mais antigo da Alemanha é mais do que só um cinema. Do clássico ao alternativo, o Kino teve papel fundamental na construção dessa cidade e no desenvolvimento da sétima arte. E resiste! Enquanto muitos cinemas, outrora grandes desapareceram, como o Marmorhaus na Kurfürstendamm, o Palácio Real no Europacenter, o Filmbühne Wien na lendária Haus Wien ou nos numerosos cinemas em torno de Hermannplatz e Kottbusser Damm.

Com a ampla gama de filmes, o Kino Moviemento foi fundamental na promoção da diversidade cultural e na inclusão. O Kino exibe obras de diferentes países, gêneros e períodos, a curadoria plural deixa espaço para as mais variadas obras, para todas as idades.

PAUSA NO MOVIEMENTO

Uma porta de vidro em meio agitada Kottbusser Damm, leva a uma escadaria cheia de grafites e pôsteres. Lá em cima, está o pequeno, tranquilo, mas incrivelmente expressivo Kino Moviemento. Carregado de simbolismo, o Kino é uma das bandeiras de Berlim, e a salinha de projeção entre-aberta dá o tom. Ao final de cada filme, a intima sala no lounge convida a conversas demoradas, onde, críticos, atores e diretores do mundo todo já se sentaram. O clima é retrô e intimista, são apenas cinco salas de 15 a 100 lugares. E a localização é icônica, em Kreuzberg, uma das áreas mais centrais de Berlim.

Inclusive, a cidade de Berlim é conhecida por sua cena cinematográfica global, palco de grandes festivais de Cinema como Berlinale (fevereiro) e morada para vários artistas. Aliás, a sensação é que a sempre algo acontecendo por aqui — de festivais de filmes curdos a curtas britânicos ao ar livre, a cidade é um sonho para os cinéfolos.

No site oficial do cinema você pode acompanhar as sessões avulsas e os festivais. Aliás, a melhor maneira de chegar até o Kino Moviemento é de U8 (metrô linha 8), que para bem próximo a entrada do cinema.